Retrospectiva 2022: confira algumas das conquistas da PUCRS neste ano

Projetos inovadores e de impacto na comunidade marcaram o ano que se encerra

23/12/2022 - 14h12

Foto: Bruno Todeschini

Eleita a palavra do ano, Esperança é o que muitos de nós sentimos neste 2022. Esperança por um mundo com mais oportunidades e com um mercado de trabalho mais diverso; esperança por relações mais empáticas, por mais respeito pelo outro, por mais humanidade, cooperação e justiça social; esperança por um mundo melhor. Foi o ano em que voltamos a viver fora das telas, que decidimos uma eleição e que vivenciamos acontecimentos globais marcantes, como a guerra na Ucrânia e a Copa do Mundo no Catar. 

Na Universidade, os acontecimentos do mundo pulsam: para cada desafio, uma solução. Docentes, pesquisadores, colaboradores, alunos e alunas – todos cooperando por um espaço de ensino e aprendizado cada vez mais inclusivo, humano e inovador.  

“Após a travessia que foi 2021, em 2022 voltamos ao presencial com ainda mais vontade de fazer acontecer e agora findamos mais um ano especial: com nosso Campus movimentado, cheio de vida, de cultura, de inovação, de gente sedenta por aprender e solucionar as questões mais desafiadoras do nosso tempo”, destaca o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira. 

A PUCRS tem um posicionamento estratégico fundamentado nos pilares de Inovação e Desenvolvimento e reforça sempre o compromisso de que aquilo que faz deve impactar no desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico da sociedade. E neste ano não foi diferente: atuação da Universidade em 2022 seguiu focada em alcançar a excelência.  

Entre tantas ações, o reitor ressalta a conquista do conceito 6 na Avaliação Quadrienal da Capes, que sustenta o compromisso da PUCRS com a pesquisa e com a ciência, que salva, transforma e impacta verdadeiramente a vida das pessoas. Também celebra o lançamento do projeto da Graduação Online e do programa de bolsas na graduação para candidatos/as pretos/as, pardos/as e indígenas.  

“São muitas razões para celebrar e crer que 2023, o ano em que celebraremos os 75 anos da nossa PUCRS, nos reserva muitas coisas boas se continuarmos perseguindo o ritmo do nosso tempo, atentos e atentas às necessidades da sociedade com audácia, solidariedade e a vontade coletiva de ver um amanhã melhor que o hoje”, afirma Ir. Evilázio. 

Confira alguns destaques de 2022

  • PUCRS conquista melhor média na Avaliação da CAPES entre instituições com mais de 10 PPGS; saiba mais; 
  • Lançamento da Graduação PUCRS Online com 10 cursos nas áreas de negócios e tecnologias da informação; saiba mais; 
  • Mais de 154 ações culturais realizadas em 2022, inauguração do Ateliê PUCRS Cultura, realização do 29° Porto Alegre em Cena e entrega do Mérito Cultural PUCRS, para Alceu Valença; 
  • Primeira edição do Prêmio Alumni; saiba mais; 
  • Inauguração da sala de amamentação; saiba mais; 
  • Participação ativa da PUCRS em um dos maiores eventos de inovação do mundo, o South Summit; saiba mais; 
  • Mais de 30 novos convênios nacionais e internacionais firmados;  
  • Consolidação dos Núcleos de Inovação Pedagógica nas 7 Escolas; 
  • Projetos de impacto social voltados para formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, como o Dev The Devs e o Full Stack Social 
  • Parcerias com empresas multinacionais para produção de radiofármacos do InsCer; saiba mais; 
  • Iniciativas para a promoção do acesso ao ensino superior, como o programa Mulheres na Computação, projeto Gladys e Bolsas Licenciatura 
  • Atuação pioneira para o avanço da mobilidade elétrica no Brasil;  saiba mais; 
  • Lançamento do Laboratório de Desigualdades, Pobreza e Mercado de Trabalho – PUCRS Data Social; 
  • Nova Política de Créditos da Pós-Graduação, com foco em inovação e impacto social; saiba mais;
  • Implementação da Cátedra Fulbright em Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência; saiba mais. 

O que o mundo precisa para prosperar em 2023?

Confira o vídeo especial de fim de ano:


Leia Mais Veja todas