No Mês do Aleitamento Materno, PUCRS inaugura sala de amamentação

Criação do espaço é um importante passo no apoio e no acolhimento às mulheres que são mães e que frequentam o Campus

22/08/2022 - 11h46

sala de amamentação, aleitamento materno, amamentaçãoExpressar o apoio e acolhimento afetivo a mulheres que são mães e que estão exercendo a importante função de amamentar: esta foi a motivação para a criação de uma Sala de Amamentação no Campus da PUCRS. Inaugurado no dia 24 de agosto, mês de incentivo ao aleitamento materno, o espaço ficará na Sala 220 do Living 360, prédio 15, e é um importante passo para alunas, colaboradoras e quem que frequenta o Campus e necessita de um espaço para extração e armazenamento de leite materno, além de amamentar com conforto.

Essencial para a sobrevivência, a nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês. Para conscientizar a população sobre a importância da amamentação, o Agosto Dourado marca a campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno. 

É importante destacar que, ainda que exista um lugar exclusivo para essa finalidade na PUCRS, a amamentação pode ser feita em qualquer ambiente. É um direito da mulher amamentar a criança em qualquer local, seja ele público ou privado.  

Para Caroline Abud, nutricionista materno infantil e professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, é fundamental o envolvimento de toda sociedade na proteção e no apoio à amamentação.

“Todos e todas podemos contribuir acolhendo uma mãe e não julgando, tendo um olhar da prática do aleitamento como um ato normal de amor, carinho e cuidado. Podemos exercer essa proteção com nossos pares (parentes, amigas), com nossas pacientes (quando profissionais de saúde), como comunidade e enquanto poder público, no desenvolvimento de políticas públicas efetivas e direcionadas ao incentivo da amamentação”, pontua.   

Leia também: Agosto Dourado: mês marca o incentivo ao aleitamento materno   

Orientações para uso da sala 

Amamentação, Agosto Dourado, aleitamento materno

Foto: Pexels

As chaves da sala ficarão disponíveis na Recepção do Living e devem ser retiradas e devolvidas na recepção, mediante a apresentação de crachá de colaboradora ou carteirinha de estudante. A equipe que criou o espaço também preparou uma série de dicas e orientações para o uso compartilhado do espaço. Confira:  

  • utilize a sala somente para retirada e armazenamento do seu leite ou para amamentar seu bebê;
  • traga sempre seus utensílios para retirada do leite: ordenhadeira elétrica ou manual, potes de armazenamento, touca, máscara, etc.;
  • demais atividades, como lanche e descanso, devem ser realizadas em outros espaços dedicados para isso.   

Boas práticas para retirada e armazenamento do leite 

  • Potes de vidro ou plástico apropriado (com possibilidade de esterilização e livre de Bisfenol A), com tampas não oxidáveis e que possam ser esterilizadas são os recipientes indicados para o armazenamento do leite.  
  • Tampas de metal ou madeira são contraindicadas.   
  • Higienize* as mãos, antebraços e mamas antes de iniciar a coleta.   
  • Mantenha os cabelos bem presos com atilho ou com touca e use máscara.   

 *Higienização: lavar mãos e antebraços com água e sabão e as mamas apenas com água.  

Orientações para identificação e armazenamento do leite 

  • Após a extração do leite, guarde sob refrigeração. Seu leite tem a durabilidade de 12 horas refrigerado.   
  • Se você for armazenar o leite no refrigerador, lembre-se de identificar seu frasco com nome completo, telefone para contato, data e horário da retirada.  
  • Quando encerrar as suas atividades na Universidade, busque seu leite no refrigerador, transportando em isopor ou caixa térmica até a sua casa.   
  • Caso não utilize o leite dentro destas 12 horas, é necessário congelar em freezer, ampliando a durabilidade para 15 dias.  
  • Ao final do dia, o conteúdo dos recipientes que permanecerem no refrigerador será desprezado e os utensílios ficarão disponíveis para retirada na área de Achados e Perdidos da Universidade (prédio 20 – SSO).  

Leia Mais Veja todas