PUCRS estará nos Jogos Olímpicos de 2024 através do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos

No próximo dia 26, integrante do Comitê Olímpico do Brasil visitará a Universidade

22/03/2024 - 14h07

A Universidade também receberá integrante do Comitê Olímpico do Brasil. / Foto: Envato

Faltando apenas quatro meses para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o mundo já se prepara para esse momento. No último mês, o governo da França e o Comitê Organizador inauguraram a Vila Olímpica, que receberá cerca de 14,5 mil pessoas de julho a agosto deste ano. Na PUCRS, os preparativos para este momento também já estão a mil. Através do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, a Universidade terá uma representação em eventos pré-Jogos Olímpicos de Paris, como o 16th International Symposium for Olympic and Paralympic Research, nos dias 20 e 21 de julho; e o 4th International Colloquium of Olympic Studies and Research Centers, nos dias 22 e 23 de julho, ambos em Besançon, na França; e ainda o International Sport and Peace Conference in Paris to honour Pierre de Coubertin, dia 25 de julho, em Paris, na França. 

Para Nelson Todt coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e vice-presidente do International Pierre de Coubertin Committee, a participação da PUCRS nos nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris representa uma oportunidade ímpar para a Universidade se destacar em uma plataforma global.  

“Ao integrar-se aos Jogos, a PUCRS ganhará visibilidade e reforçará sua reputação internacional, demonstrando seu papel como membro influente e autoridade no cenário Olímpico, através do GPEO. Isso potencializará novas parcerias estratégicas, colaborações acadêmicas e o desenvolvimento de habilidades interculturais entre professores, pesquisadores, alunos e colaboradores da Instituição. Além disso, os Jogos permitirão à PUCRS consolidar-se como uma referência em debates sobre questões sociais e humanas no contexto esportivo, ampliando seu engajamento com a comunidade para além do mero foco nos resultados esportivos, e abordando temas relevantes e impactantes, como por exemplo, saúde mental e impactos sociais do esporte”. 

O GPEO é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por integrar a rede de pesquisa em Estudos Olímpicos, oficialmente chancelada pelo Centro de Estudos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional.  

“Vale lembrar também que, desde 2008, a PUCRS é sede do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, que tem como missão promover a vida e obra do pai dos Jogos Olímpicos modernos, Pierre de Coubertin. Nesta trajetória Olímpica, em 2016, o GPEO foi o parceiro científico da Federação Internacional de Pentatlo Moderno, quando obteve credenciais exclusivas para realizar uma coleta de dados dentro das instalações esportivas durante os Jogos no Rio de Janeiro”, explica o professor.  

A PUCRS estará presente nas Olimpíadas de Paris 2024 através do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, coordenado pelo professor Nelson Todt. / Foto: Camila Cunha

Foi neste ano também que surgiu a PUCRS Olímpica, uma iniciativa da Universidade para realizar e participar de ações focadas nos Jogos Olímpicos, como a participação de Nelson Todt no revezamento da tocha no mesmo ano. 

PUCRS recebe integrante do Comitê Olímpico do Brasil 

Dando início à PUCRS Olímpica de 2024, a Universidade receberá na próxima terça-feira, dia 26, o diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Kenji Saito. Ele participará da aula aberta da Escola de Ciências da Saúde e da Vida “Contagem regressiva para Paris 2024 – a equipe multidisciplinar na preparação dos atletas Olímpicos”. 

“A presença de Kenji Saito também tem a finalidade de fortalecer a parceria institucional entre a Universidade e o COB, especialmente em vista da proximidade dos Jogos Olímpicos”, reforça Nelson. 

Assim, a visita celebra o convênio de cooperação entre a PUCRS e o COB, que tem o objetivo de unir esforços para incentivar o intercâmbio tecnológico e científico no desenvolvimento de atletas de alto rendimento e amadores no Centro de Reabilitação e no Parque Esportivo da PUCRS. 

“Esse convênio nos traz a possibilidade de atender atletas Olímpicos, de acordo com os protocolos do COB, e reforça o alto nível de preparo técnico e estrutural da PUCRS“, destaca Ana Christina Paskulin, gerente de Negócios da PUCRS.

Leia também


Leia Mais Veja todas