4 tendências do SXSW Edu 2024 para o futuro da educação

Flávia Fiorin, gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, representou a Universidade no tradicional evento que debate tendências para o ensino

14/03/2024 - 10h49

SXSW Edu trouxe diversas tendências e insights para o futuro da educação/ Foto: Divulgação

O SXSW, que acontece anualmente em Austin, no Texas (EUA), é o maior evento de inovação e tecnologia do mundo, apresentando e debatendo as principais tendências para o futuro das mais diversas áreas – sendo uma delas a educação. O SXSW Edu, vertente do evento relacionada especialmente a essa área, conecta os principais debates do futuro da educação à revolução tecnológica que a humanidade atravessa. Além de uma equipe de embaixadores que está cobrindo o evento para trazer insights para a comunidade acadêmica e a sociedade, a Universidade esteve representada no SXSW Edu pela gestora de Operações e Empreendedorismo do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), Flávia Fiorin.  

Desse encontro de educadores e pesquisadores, startups e investidores que exploram e desenham os rumos do ensino, nascem os aprendizados e insights para o futuro da educação. De volta à Porto Alegre, Flávia compartilhou conosco quatro principais tendências apontadas no SXSW Edu para o futuro do ensino. Confira: 

Inteligência Artificial 

Tema em evidência desde a edição anterior do evento e que abrange todas as áreas do conhecimento, a Inteligência Artificial possui inúmeros usos como ferramenta de apoio às dinâmicas de aprendizado, de exploração do potencial criativo de professores e alunos, de acesso à informação e de construção do conhecimento. Apoio e automatização de processos, métricas e monitoramento e alerta de desempenho estão entre as evoluções que a IA pode proporcionar à educação. Este é um assunto para ficarmos atentos, pois muitas e cada vez mais novidades devem surgir.  

Leia também: SXSW: PUCRS está representada por time de embaixadores  

Inclusão, ética e desenvolvimento individual 

Flávia Fiorin, gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, representou a Universidade no evento/ Foto: Divulgação

Se existe um consenso nos debates sobre o futuro da educação, é: a sala de aula já não é mais a mesma. Se a rápida evolução de tecnologias avança em direção ao acesso à informação e apoio a geração de conteúdos, professores e alunos têm a possibilidade de se dedicar cada vez mais à construção do pensamento crítico, da exploração do potencial individual, da identificação e desenvolvimento de propósito. Além disso, a inclusão, diversidade e a ética são parte central deste debate. 

Likeability e as habilidades humanas valorizadas frente ao crescimento da IA 

A capacidade de ser agradável, simpático ou cativante pode ser cada vez mais uma soft skill valorizada em um mundo em que a Inteligência Artificial pode representar, para algumas pessoas, uma ameaça à empregabilidade. A ideia de que máquinas pudessem vir a realizar tarefas humanas deixa de ser uma ideia de futuro e se torna uma realidade. No entanto, no evento, os debates apontaram que os avanços tecnológicos não irão substituir funções humanas, mas criar oportunidades. É aí que entra o conceito de Likeability, baseado em sete pilares de autodesenvolvimento que merecem atenção: Curiosidade + Criatividade, Inteligência Emocional + Empatia, Comunicação, Pensamento crítico + Resolução de Problemas, Resiliência + Adaptabilidade, Alfabetização digital básica + Proficiência tecnológica e Colaboração + Trabalho em equipe. Você está olhando para isso na sua formação?  

Leia também: Inteligência artificial e carreiras: o que esperar do futuro? 

Indústria Criativa 

A aliança entre a educação e a Indústria Criativa chamou a atenção no SXSW Edu e veio para ficar. Pesquisadores, cientistas e produtores audiovisuais trabalham juntos para inserir o sistema STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português) nos canais e na linguagem que os estudantes realmente consomem, de foram atrativa, bem-humorada e com robustez de conhecimento. 

Se quiser refletir um pouco mais sobre o assunto, te convidamos a ler este artigo: Inteligência artificial generativa x educação regenerativa 


Leia Mais Veja todas