A Ouvidoria visa agir na mediação da relação entre a PUCRS e os membros da comunidade universitária e terceiros, destacando a promoção do clima de harmonia e de bem-estar e o fortalecimento da interação. Assim, tem como objetivos – além de receber comunicações, críticas, elogios, sugestões, dúvidas, demandas e solicitações – analisar, distribuir aos responsáveis, orientar e responder ao manifestante, concluindo, assim, seu atendimento. Além disso, embasada na legislação, nas normas internas e nas regulamentares pertinentes, atua como mecanismo institucional para aprimorar processos pedagógicos, gerenciais e administrativos.
O trabalho na Ouvidoria é orientado pela legitimidade do cuidado em todos os sentidos. Neste contexto, confiança, credibilidade, agilidade, resolutividade, sigilo, privacidade, segurança de dados e informações, liberdade de expressão e autonomia do demandante são princípios centrais quando este serviço é entendido como espaço legítimo, que responde e que media em nome da Universidade. Todas as manifestações são concentradas em categorias pré-definidas no sistema:
O fluxo de atendimento se constitui a partir das demandas que são recebidas pelo setor e que são analisadas e encaminhadas aos Ouvidores das Pró-Reitorias e das Escolas, que são os decanos associados. Estes, por sua vez, farão a análise e a gestão da demanda junto com os demandados e, posteriormente, retornarão a resposta no prazo de 3 (três) a 5 (cinco) dias úteis para a Ouvidoria Institucional, que analisará a resposta e, se estiver de acordo, encaminhará ao demandante. A Ouvidoria Institucional da PUCRS também trabalha com o sistema do Fale Conosco, pelo e-mail [email protected].
Cabe mencionar que, além dos sistemas OMD e Fale conosco, a Ouvidoria Institucional presta atendimento presencial e por telefone através de um trabalho de escuta sensível e de mediação das situações apresentadas. Também se faz presente nas Escolas, nos setores e nas Pró-Reitorias para contribuir na mediação de situações que requerem um acompanhamento mais próximo às pessoas envolvidas.
Acesse a Política de Ouvidoria Institucional da PUCRS
Pró-Reitor de Identidade Institucional
Ir. Marcelo Bonhemberger
Ouvidor Institucional
Prof. Francisco Arseli Kern
Após a análise, cada solicitação segue um fluxo próprio, podendo ser respondida diretamente pela Ouvidoria Institucional ou conjuntamente com o setor correspondente à questão.Os alunos também dispõem do atendimento da Ouvidoria em suas Unidades para assuntos acadêmicos.
Sempre que achar necessário, você pode procurar a Ouvidoria para apresentar questões ou solicitar informações referentes aos serviços prestados pela PUCRS ou por terceiros dentro do Campus. Sugestões e elogios também serão sempre bem-vindos.
Os usuários têm a garantia de que as suas questões serão encaminhadas e de que receberão resposta. É importante esclarecer, no entanto, que a certeza de retorno não significa que todos os problemas serão necessariamente solucionados ou que as sugestões serão obrigatoriamente aproveitadas. Mas é certo que a Ouvidoria sempre irá procurar o melhor encaminhamento possível para as demandas recebidas.
Sim. Se preferir, você pode enviar sua solicitação e requisitar que sua identidade seja preservada, de modo que apenas a Ouvidoria terá conhecimento da mesma, para posterior retorno.
Também é possível o envio da solicitação sem identificação. Entretanto, este tipo de manifestação pode dificultar o retorno ou, até mesmo, a apuração dos fatos.
É importante também que as manifestações observem princípios éticos e respeitem o(s) setor(s) e/ou os(as) profissionais envolvidos, sempre na certeza de que as mesmas terão o tratamento adequado e receberão resposta, conforme destacado no último parágrafo do item acima (como a Ouvidoria encaminha a sua solicitação).
Política de Ouvidoria Institucional da PUCRS
Estágios
Estude no Exterior
Informações referentes ao Vestibular
Transporte Universitário e meios de chegar ao campus
Guia Acadêmico
Cursos de Graduação
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Educação Continuada (cursos de extensão, especialização, sequenciais)
Cursos de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado)
Incentivo à Educação (bolsas, desconto familiar, créditos educativos)
Mensalidades Graduação
Mensalidades Pós-graduação
Segunda via de pagamento
Acesso ao Moodle
Centro de Atenção Psicossocial
PUCRS Alumni
Museu de Ciências e Tecnologia
Centro de Eventos PUCRS
Como fazer para trabalhar na PUCRS
Contatos do Hospital São Lucas
As melhorias destacadas a seguir, entre outras, foram implementadas a partir de demandas apresentadas à Ouvidoria Institucional, que as encaminhou aos setores responsáveis, os quais desenvolveram ações no sentido da viabilização destes projetos. Além da efetivação de melhorias, é importante salientar que inúmeras situações são resolvidas continuamente a partir de solicitações enviadas à Ouvidoria.
Faça a sua solicitação através da aba Fazer Solicitação, ou pessoalmente no Living 360° – Sala 222, de 2ª a 6ª feira, das 8h30min às 18h30min.
Havendo disponibilidade, o contato poderá ser agendado em outros horários.
Telefone para informações: (51) 3353-4854 ou (51) 3320-3500, ramal 4854.