A Pastoral da PUCRS coordena na Universidade o projeto Voluntariado Marista, que tem como objetivo contribuir com a construção da Cultura da Solidariedade, cooperando com a missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos comprometidos com o cuidado e a promoção da vida.
O projeto possibilita que estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), alumni (diplomados), professores e colaboradores da Universidade trabalhem voluntariamente junto à comunidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, em frentes como a educação, a cultura, a saúde, a assistência social e o meio ambiente.
Metodologia Educativa
Nosso formato de trabalho é o voluntariado educativo. Dessa forma, são fomentadas iniciativas e experiências transformadoras, nas quais o voluntário entra em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamento específicos.
O voluntário é desafiado a se organizar, investigar – questionar sobre a origem das desigualdades sociais – entender, decodificar, criar, aprender com elas e efetivar alternativas diante dos contextos das periferias territoriais e existenciais, muitas vezes distintas do seu cotidiano.
Esse processo também proporciona o desenvolvimento da consciência crítica sobre estar a serviço do outro e tem como objetivo criar ações solidárias com enfoque na educação para a cidadania e transformação social.
Cultura da Solidariedade
O espírito do Voluntariado Marista está na lógica de uma sociedade diferente, que caminha para ser um espaço onde se vive e constrói a Cultura da Solidariedade. Quem atua como voluntário é convidado a vislumbrar que as realidades de injustiça, que ferem a vida no planeta podem ser diferentes, podem ser melhores, podem ser espaço vital harmônico, de bem viver e de cuidado com a casa comum.
Calendário 2022
Se você tem interesse em fazer parte do projeto, fique atento às datas do projeto em 2022.
2022/1
2022/2
Período de inscrições
14 a 18 de março
15 a 19 de agosto
Encontro de Apresentação do Voluntariado
26 de março
27 de agosto
Escolha das instituições
28 e 29 de março
29 e 30 de agosto
Entrevistas com os voluntários
30 a 1º de abril
31 a 2 de setembro
Encaminhamento às instituições
1º de abril
2 de setembro
Recepção nas instituições
4 a 8 de abril
5 a 9 de setembro
Prazo para a entrega da documentação
8 de abril
9 de setembro
Ficou com alguma dúvida? Consulte a página de Dúvidas Frequentes, envie um e-mail para [email protected], ou entre em contato pelo telefone (51) 3320-3576.
Conheça algumas das instituições onde você poderá ser voluntário. Durante o Encontro de Apresentação do Voluntariado você saberá quais serão instituições sociais participantes em cada semestre.
O Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) é um complexo que compreende em si duas unidades: o Colégio Marista Irmão Jaime Biazus e o Centro Social Marista, subdividido em Socioeducativo e Polo Marista de Formação Tecnológica. Com mais de 20 anos de história, atende, diariamente, em torno de 1300 pessoas, dentre elas crianças, jovens e idosos.
Historicamente, o complexo é reconhecido pela comunidade e autoridades políticas como um oásis em meio a um deserto de vulnerabilidade social, agindo como gerador e potencializador de projetos de vida e transformando, por meio de seu público, a comunidade em seu entorno.
Acesse aqui
# Monitoria em oficinas (Cesmar Socioeducativo)
– Vagas: 4
– Bairro: Rubem Berta / Mário Quintana
– Carga horária semanal: 2 horas
– Modalidade: presencial
– Turnos: manhã ou tarde
– Causas: educação de crianças e jovens; cultura, artes, esportes, ciências e tecnologia
– Habilidades e competências: educação e didática; conversa empática e escuta ativa; criatividade e inovação
– Outras informações: Licenciaturas e Psicologia; abertura à realidade não-formal de educação; consciência da realidade social da comunidade; comprometimento e responsabilidade
# Auxiliar de biblioteca (Colégio Marista Ir. Jaime Biazus)
– Vagas: 2
– Habilidades e competências: educação e didática; organização e assertividade; criatividade e inovação
– Outras informações: consciência da realidade social da comunidade; comunicação; facilidade em interagir com crianças e jovens; proatividade; organização; pessoas da área da educação: Pedagogia, Letras, História; diferencial: conhecimentos de Literatura
# Mentoria em Educação Física
– Turnos: manhã
– Habilidades e competências: educação e didática; esportes e recração
# Projeto de inteligência emocional com o trabalho educativo (Jovem Aprendiz)
– Turnos: tarde
– Causas: educação de crianças e jovens; direitos humanos e formação integral
– Habilidades e competências: educação e didática; inteligência emocional; conversa empática e escuta ativa
– Outras informações: estudantes da área de Psicologia que tenham conhecimentos sólidos e didática para trabalhar em ambiente educativo
O Ascendendo Mentes acredita que é possível mudar o mundo com afeto, olhando para o outro, entendendo suas forças e superando limitações, tratando cada ser como único, apoiando e educando durante sua caminhada. Nasceram com o propósito de ajudar jovens a se perceberem pertencentes e entenderem seus papéis no mundo, tornando–se protagonistas e empreendendo uma vida plena e sustentável. Para isso, desenvolvem um projeto incrível focado em inteligência emocional, educação profissional e socioeconômica, empreendedorismo, mentorias e trilha de autoconhecimento para jovens de 10 a 22 anos, moradores de periferias.
# Entrevista de acolhida às famílias
– Vagas: 3
– Bairro: Glória
– Carga horária semanal: 4 horas
– Turnos: manhã | tarde | finais de semana
– Causas: combate à fome, à pobreza e à desigualdade social
– Habilidades e competências: conversa empática e escuta ativa; liderança e autonomia; inteligência emocional
– Outras informações: estudantes (ou profissionais formados) em Psicologia, Pedagogia e Serviço Social são muito bem-vindos
# Atendimento aos aprendizes
– Causas: educação de crianças e jovens; apoio a famílias em situação de vulnerabilidade
– Habilidades e competências: conversa empática e escuta ativa; proatividade e engajamento; organização e assertividade
– Outras informações: estudantes (ou profissionais formados) em Psicologia e Pedagogia são muito bem-vindos
# Grupos de fortalecimento aos aprendizes
– Habilidades e competências: pensamento crítico; liderança e autonomia; inteligência emocional
– Outras informações: estudantes (ou profissionais formados) em Psicologia, Pedagogia e Direito são muito bem-vindos
# Grupos de fortalecimento às mães
– Vagas: 1
– Turnos: finais de semana
– Causas: apoio a famílias em situação de vulnerabilidade
– Habilidades e competências: Conversa empática e escuta ativa; proatividade e engajamento; organização e assertividade
– Outras informações: estudantes (ou profissionais formados) em Psicologia e Serviço Social são muito bem-vindos
# Assessoria de imprensa / redes sociais / design gráfico / conteúdo
– Vagas: 8
– Modalidade: híbrido
– Habilidades e competências: comunicação e marketing; criatividade e inovação; organização e assertividade
– Outras informações: estudantes (ou profissionais formados) em Comunicação Social são muito bem-vindos
# Desenvolvimento de planos pedagógicos / PPP
– Causas: educação de crianças e jovens; combate à fome, à pobreza e à desigualdade social
– Habilidades e competências: educação e didática; inteligência emocional; organização e assertividade
– Outras informações: estudantes (ou profissionais formados) em Pedagogia são muito bem-vindos
# Desenvolvimento de projetos
– Habilidades e competências: educação e didática; criatividade e inovação organização e assertividade
– Outras informações: estudantes (ou profissionais formados) com facilidade em criar, escrever e fundamentar novas ideias e iniciativas
# Auxílio em atividades administrativas
– Habilidades e competências: proatividade e engajamento; relacionamento interpessoal; resiliência e flexibilidade
# Seleção e organização de roupas para o brechó
– Habilidades e competências: proatividade e engajamento; relacionamento interpessoal; liderança e autonomia
# Oficina de desenho
– Turnos: manhã | tarde
– Habilidades e competências: artes e música; resiliência e flexibilidade; criatividade e inovação
# Oficina de dança
# Oficina de trança
– Causas: educação de crianças e jovens; empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho
– Habilidades e competências: proatividade e engajamento; liderança e autonomia; resiliência e flexibilidade
# Oficina de música
# Oficina de informática
– Habilidades e competências: computação e tecnologia; criatividade e inovação; educação e didática
# Oficina de cidadania
– Habilidades e competências: direito e regulamentação; conversa empática e escuta ativa; pensamento crítico
# Oficina de educação financeira
– Habilidades e competências: matemática e exatas; conversa empática e escuta ativa; pensamento crítico
# Visitas domiciliares
– Habilidades e competências: conversa empática e escuta ativa; Inteligência emocional; organização e assertividade
– Outras informações: pessoa voluntária da (estudante ou profissional) da área de Assistência Social ou Psicologia
# Mentoria em educação emocional
– Modalidade: presencial ou online
– Habilidades e competências: conversa empática e escuta ativa; Inteligência emocional; proatividade e engajamento
– Outras informações: pessoa voluntária da (estudante ou profissional) da área de Psicologia
# Reforço escolar em Português e Matemática
– Causas: educação de crianças e jovens
– Habilidades e competências: educação e didática; resiliência e flexibilidade; proatividade e engajamento
O Fórum MDCA foi criado em 1991 e tem a finalidade de lutar pela efetivação dos direitos da criança e do adolescente, articulando e organizando a sociedade civil, unindo esforços coletivamente em torno de objetivos comuns. Atualmente, o Fórum congrega uma rede de 300 instituições que atendem crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Ensejam divulgar, valorizar e fortalecer o trabalho das instituições da sociedade civil de atendimento à criança, adolescente e jovem visando a garantia dos direitos.
# Comunicação Institucional
– Bairro: Centro
– Modalidade: online
– Turnos: indiferente
– Causas: direitos humanos e formação integral; educação de crianças e jovens
– Habilidades e competências: proatividade e engajamento; comunicação e marketing; pensamento crítico
A Associação Movimento por uma Infância Melhor (MIM) tem o caráter comunitário, associativo, cultural e representativo, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, fundada em 9 de dezembro de 2006, através da solidariedade e união de amigos.
Tem como principal finalidade a proteção e o apoio educativo às crianças da Vila Mato Sampaio em situação de pobreza e vulnerabilidade social, que enfrentam necessidades de recursos de toda natureza, tais como atenção, proteção e cuidado, moradia, alimentação, vestuário, educação e saúde.
Com esse objetivo e visando amenizar as carências de muitas das crianças e adolescentes da comunidade do Bairro Bom Jesus, a MIM vem priorizando seus esforços nas áreas de educação, desenvolvimento esportivo e artístico e assistência social, de maneira a protegê-las e afastá-las da violência, da criminalidade e das oportunidades de consumo e tráfico de drogas, atualmente 105 crianças e adolescentes.
#Psicólogos
– Bairro: Jardim do Salso
– Carga horária semanal: 1 horas
– Habilidades e competências: inteligência emocional, Conversa empática e escuta ativa
#Fonoaudiólogos
#Atividades na área de artes
– Habilidades e competências: proatividade, engajamento, recursos lúdicos
#Marketing e Divulgação
– Causas: apoio ao Movimento
– Habilidades e competências: proatividade, engajamento, liderança e autonomia
A Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 – AVICO Brasil foi fundada em 08 de abril de 2021 na cidade de Porto Alegre/RS, a partir da indignação de dois defensores dos Direitos Humanos, Gustavo Bernardes e Paola Falceta, com a ineficiência e negligência do Estado diante das múltiplas consequências da pandemia de covid-19 na vida dos brasileiros. Gustavo foi internado (e entubado) no final de 2020 para tratamento da doença e sofre com as sequelas oriundas da infecção. Paola foi infectada, enquanto cuidava de sua mãe, hospitalizada para uma cirurgia de emergência, mas que infelizmente também se infectou e faleceu da doença em março de 2021.
A AVICO é um coletivo da sociedade civil, formado por sobreviventes e familiares de vítimas voluntários, que acreditam na potência da mobilização social e no enfrentamento comunitário da pandemia. Tem entre seus objetivos estatutários a finalidade de representar os interesses gerais e individuais de seus associados (e não associados) relativos às vítimas da COVID-19, abrangendo a sua evolução viral ou futuras mutações da doença, perante as autoridades administrativas, legislativas e judiciárias, bem como perante pessoa física ou jurídica.
É importante ressaltar que a entidade é privada sem fins lucrativos, e que neste momento, não conta ainda com recursos públicos ou privados, oferecendo seus atendimentos através do trabalho voluntário de seu coletivo.
# Graduando ou graduado em Direito – Vagas: 5
– Bairro: –
– Causas: saúde; direitos humanos e formação integral; apoio a famílias em situação de vulnerabilidade
– Habilidades e competências: direito e regulamentação; conversa empática e escuta ativa; educação e didática
– Outras informações: final de curso ou que já tenham tenham experiência de Estágios não obrigatório ou obrigatório
# Graduando ou graduado em Psicologia – Vagas: 5
– Habilidades e competências: saúde e bem-estar; conversa empática e escuta ativa; educação e didática
# Graduando ou graduado em Serviço Social – Vagas: 5
– Habilidades e competências: pensamento crítico; direito e regulamentação; conversa empática e escuta ativa
# Graduando ou graduado em Comunicação – Vagas: 5
– Habilidades e competências: comunicação e marketing; criatividade e inovação; proatividade e engajamento
pensamento crítico; direito e regulamentação; conversa empática e escuta ativa
– Outras informações: que possam auxiliar na produção dos materiais que irão ser publicados no site e redes sociais da Avico
# Graduando em Medicina – Vagas: 3
– Habilidades e competências: pensamento crítico; saúde e bem-estar; trabalho em grupo
– Outras informações: que possam produzir materiais de apoio relativos a prevenção da covid-19 e sequelas da mesma
# Graduando em TI – Vagas: 3
– Habilidades e competências: computação e tecnologia; criatividade e inovação; trabalho em grupo
– Outras informações: que possam investigar e propor a Avico sugestões de inovação e tecnologia para melhorar a sua comunicação com os associados e sociedade
Atendendo crianças, adolescentes e jovens, o Centro Social Marista Aparecida das Águas está localizado no bairro Arquipélago, mais especificamente na Ilha Grande dos Marinheiros, no município de Porto Alegre.
Buscamos o desenvolvimento integral do ser humano, o ser criativo e participativo e ainda atuante no exercício da sua cidadania, colaborando com o seu processo de formação na vida e para a vida. Essa formação está voltada para uma cultura de paz, cooperação e respeito às diferenças, capaz de despertar para a cultura da solidariedade, sensibilizando para vivências de valores humano-cristãos, possibilitando o fortalecimento e humanização das relações, e promovendo a participação, reforçando o sentido de cidadania nos espaços de atuação e aprendizagens.
# Educador de língua inglesa
– Bairro: Arquipélago
– Modalidade: Híbrido
– Habilidades e competências: educação e didática; idiomas e linguagens; conversa empática e escuta ativa; relacionamento interpessoal
# Oficina de reforço escolar
– Habilidades e competências: educação e didática; conversa empática e escuta ativa; prática em educação inclusiva
# Oficina de Literatura (contação de histórias)
– Habilidades e competências: idiomas e linguagens; criatividade e inovação; pensamento crítico
O CAIMC (Creche Topo Gigio) se localiza na comunidade do Morro da Cruz, trabalhando com crianças/adolescentes com alta vulnerabilidade. Na região, ocorre uso de drogas, exploração sexual, trabalho infantil; e frente a essas realidades, o papel da instituição é muito importante.
Atualmente, atendemos 158 crianças na Educação Infantil com parceria com a SMED – Secretaria Municipal de Educação e 40 crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos– SASE, em parceria com a FASC – Fundação de Assistência Social e Cidadania.
# Contação de histórias
– Bairro: São José
– Habilidades e competências: educação e didática
– Outras informações: pessoa voluntária com conhecimento na área da educação e aptidão para ensinar com diversos métodos, agindo de acordo com as práticas pedagógicas
# Oficina de artesanato
– Habilidades e competências: educação e didática; trabalhos manuais
# Criação do site da instituição
– Habilidades e competências: comunicação e marketing; criatividade e inovação
– Outras informações: pessoa voluntária disposta a dar suporte na criação de um site para a instituição
A Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio foi fundada em 1895 com o objetivo de amparar viúvas e acolher seus filhos órfãos, cujos pais lutaram na Revolução Federalista entre 1892 e 1894, no Estado do Rio Grande do Sul. É uma Organização de direito privado, sem fins lucrativos. O seu conselho diretor é representado pelos Irmãos Lassalistas.
Constitui-se numa Organização Social que visa à promoção e proteção de crianças e adolescentes, na perspectiva da construção de projetos de vida e superação das vulnerabilidades e riscos sociais desse público alvo. Desenvolve suas atividades numa contínua melhoria dos seus serviços na área socioassistenciais, Educação Profissional com base na Lei da Aprendizagem e Educação Integral observando as exigências e prerrogativas da legislação vigente, bem como ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Lei 13.019/2014.
Nesta perspectiva de construção de projetos de vida, é que se alicerçam os seguintes serviços: Casas de Acolhimento Institucional; Aprendizagem Profissional; Educação Integral e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo assim mais de 1400 crianças e adolescentes na cidade de Porto Alegre.
# Apoio à aprendizagem profissional
– Bairro: Cidade Baixa
– Habilidades e competências: educação e didática; prática em educação inclusiva; criatividade e inovação
– Outras informações: pessoa voluntária com conhecimento nas áreas de matemática, física, mecânica, elétrica, gestão ou empreendedorismo.
# Auxílio da organização do brechó
– Habilidades e competências: organização e assertividade; trabalhos manuais; proatividade e engajamento
– Outras informações: pessoa voluntária preferencialmente acima de 40 anos, com tranquilidade para ajudar a separar roupas doadas
# Oficina de musicalização (violão e canto)
– Carga horária semanal: 1 hora
– Turnos: noturno
– Habilidades e competências: educação e didática; prática em educação inclusiva; artes e música
– Outras informações: pessoa voluntária disponível para trabalhar a musicalização com os acolhidos de forma lúdica, que conheça e goste dos “hits” mais atuais; desejável que se identifique com adolescentes, mas que seja firme e capaz de conduzir a atividade
# Oficina de yoga, alongamento ou relaxamento
– Habilidades e competências: educação e didática; saúde e bem-estar; recreação
– Outras informações: pessoa voluntária capacitada a realizar oficinas de yoga, alongamento ou técnicas de respiração e relaxamento para os acolhidos e educadores que estiverem na Unidade de Acolhimento
# Reforço escolar
– Vagas: 7
– Turnos: manhã ou tarde / noturno
– Outras informações: pessoa voluntária capacitada a realizar oficinas de reforço escolar em matemática, português e outras disciplinas para alunos do Ensino Fundamental e Médio; que compreenda a possível defasagem escolar dos atendidos e esteja disposto a vincular-se ao público do abrigo; que tenha habilidade e facilidade para a relação com crianças e adolescentes que não apresentam “resultado e produtividade”, justamente por serem aspectos a serem exercitados e desenvolvidos
# Oficinas de educação ambiental
– Causas: educação de crianças e jovens; meio ambiente, sustentabilidade e proteção aos animais
– Habilidades e competências: educação e didática; conversa empática e escuta ativa; pensamento crítico
– Outras informações: pessoa voluntária que tenha conhecimentos sobre Ciências Naturais, separação de lixo e resíduos, reciclagem, compostagem, horta domiciliar etc.
– Habilidades e competências: educação e didática; recreação; saúde e bem estar
– Outras informações: pessoa voluntária capacitada para ministrar oficinas de dança para crianças e adolescentes, inclusive PCDs
# Atividades esportivas dirigidas
– Habilidades e competências: educação e didática; esportes e recreação
– Outras informações: pessoa voluntária com disponibilidade para desenvolver atividades aeróbicas e jogos com crianças e adolescentes, inclusive PCDs
# Oficinas de artes marciais
– Outras informações: pessoa voluntária graduada em nível que o autorize a apresentar e desenvolver os ensinamentos e a respectiva filosofia do kung fu, karatê, judô e taekwondo, com crianças e adolescentes, inclusive PCDs
A APAE Porto Alegre foi fundada em 22 de agosto de 1962. Embora a jurisdição das APAEs seja de âmbito municipal, a APAE POA é filiada à Federação Nacional das APAEs, da qual é uma das fundadoras, estando engajada com outras mais 2.100 unidades das APAEs no Brasil.
Através destas duas unidades escolares a APAE de Porto Alegre atua diretamente nas áreas de assistência social, educação e saúde, com atendimentos especializados, prevenção, apoio a família e profissionalização, visando a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Esses serviços proporcionam aos alunos e usuários o desenvolvimento de suas potencialidades e uma maior autonomia através da atualização e diversificação de oportunidades para o pleno exercício da cidadania. Todos os procedimentos estão fundamentados nos princípios da educação inclusiva-transformadora onde as pessoas com deficiência são vistas e tratadas como todo ser humano deve ser, dotado de sentimentos, emoções e elaborações mentais, que são as concepções filosóficas que norteiam as APAEs.
# Educação/EDUCADOR FÍSICO
– Bairro: Glória/Vila Nova
– Modalidade: Presencial
– Causas: Educação de crianças e jovens, Pessoas com deficiência,
– Habilidades e competências: Esportes e recreação, Trabalho em grupo, Educação e didática
– Outras informações: Dinâmico, proativo, disponível para aprendizagem e comprometimento
# Educação/PEDAGOGIA
– Habilidades e competências: Prática em educação inclusiva, Relacionamento interpessoal
– Outras informações: Dinâmico, proativo, disponivel para aprendizagem e comprometimento
# Educação/INFORMATICA
– Causas: Cultura, artes, esportes, ciências e tecnologia, pessoas com deficiência
– Habilidades e competências: Computação e tecnologia, Criatividade e inovação
# Serviço de Apoio educacional/PSICOLOGIA
– Causas: Educação de crianças e jovens, pessoas com deficiência
– Habilidades e competências: Conversa empática e escuta ativa, Resiliência e flexibilidade, Proatividade e engajamento
# Serviço de Apoio educacional/terapeuta ocupacional
– Habilidades e competências: Direito e regulamentação, Organização e assertividade, Resiliência e flexibilidade
# Serviços socioassistenciais/CULINÁRIA
– Habilidades e competências: Proatividade e engajamento, Criatividade e inovação
# Serviços socioassistenciais/ARTESANATO
– Causas: Cultura, artes, esportes, ciências e tecnologia, Apoio a famílias em situação de vulnerabilidade,
– Habilidades e competências: Conversa empática e escuta ativa, Criatividade e inovação, Conversa empática e escuta ativa
# ATIVIDADES FESTIVAS DA APAE PORTO ALEGRE
– Causas: Cultura, artes, esportes, ciências e tecnologia
– Habilidades e competências:Criatividade e inovação
# AUTO-ESTIMA
– Causas: Apoio a famílias em situação de vulnerabilidade
– Habilidades e competências: Saúde e bem-estar
# APOIO ADMINISTRATIVO/MOTORISTA
– Causas: Educação de crianças e jovens
– Habilidades e competências: Relacionamento interpessoal, Resiliência e flexibilidade, Trabalhos manuais
# APOIO ADMINISTRATIVO/SERVIÇOS GERAIS
– Causas: Pessoas com deficiência
– Habilidades e competências: Trabalhos manuais, Trabalho em grupo, Relacionamento interpessoal
# APOIO ADMINISTRATIVO/RECEPÇÃO
– Habilidades e competências: Apoio a famílias em situação de vulnerabilidade, Trabalho em grupo
A Rede Calábria é uma Instituição sem fins lucrativos focada na transformação social. Atualmente, estamos presentes em 13 bairros de Porto Alegre, promovendo espaços de proteção social para crianças, adolescentes, jovens, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social.
POR QUE FAZEMOS? Porque acreditamos no constante desenvolvimento do indivíduo, suas potencialidades e acima de tudo no protagonismo individual e coletiva.
COMO FAZEMOS? ” Estimulamos a busca do conhecimento, do aprendizado, da colaboração e da integração…”
O PROVOCA – Programa de Voluntariado da Rede Calábria, atua em conjunto com todas as Unidades da Rede, sendo responsável por engajar os voluntários em ações que tornam o cotidiano mais humano e contribuem para a melhoria de vida das comunidades em geral. As ações são pensadas com a participação de todos, com vista às motivações de cada voluntário, suas habilidades, nossos projetos e necessidades de atuação nas Unidades.
# Oficinas de artes, cultura, sustentabilidade, lazer, ciências e esportes
– Vagas: 5
– Bairro: Jardim do Salso; Bom Jesus; Vila Gaúcha; Restinga
– Habilidades e competências: criatividade e inovação; educação e didática; relacionamento interpessoal
– Outras informações: saber apresentar alguma arte como dança, tocar instrumentos ou habilidades manuais
# Apoio administrativo
– Bairro: Vila Nova
– Causas: educação de crianças e jovens; meio ambiente e sustentabilidade
– Habilidades e competências: proatividade e engajamento; resiliência e flexibilidade
– Outras informações: o voluntário poderá ajudar em atividades de promoção do nosso brechó, eventos e também administrativas no programa de voluntariado. Ter habilidades manuais e domínio de ferramentas da computação é um diferencial
# Apoio na comunicação (jornalismo, marketing, publicidade)
– Habilidades e competências: comunicação e marketing; computação e tecnologia; inteligência emocional
– Outras informações: esperamos que um dos candidatos esteja disposto a conhecer todos os nossos serviços e visitá-los para a produção de conteúdos
# Oficina em temas transversais (saúde, direitos e deveres, política e cidadania)
– Bairro: Bom Jesus; Vila Gaúcha; Restinga
– Causas: direitos humanos e formação integral; tolerância e promoção da diversidade
– Habilidades e competências: trabalho em grupo; conversa empática e escuta ativa; educação e didática
– Outras informações: estas propostas contemplam todas as faixas etárias. O público poderá ser definido em comum acordo com as motivações do voluntariado e as necessidades da abordagem do tema em cada espaço.
# Oficineiro/a de esportes, contação de histórias e lazer
– Bairro: Bom Jesus; Vila Gaúcha; Vila Nova; Restinga; Cavalhada
– Habilidades e competências: conversa empática e escuta ativa; esportes e recreação; artes e música
– Bairro: Bom Jesus; Vila Gaúcha; Vila Nova; Restinga
– Habilidades e competências: organização e assertividade; educação e didática; gestão e negócios
– Outras informações: esperamos criatividade do voluntário para propor através da educação financeira projetos de vida.
# Oficina de musicalização, artes manuais e contação de histórias
– Bairro: Bom Jesus; Passo D’areia; Sarandi; Mario Quintana; Vila Jardim; Jardim Carvalho; Vila Assunção; Partenon; Lami; Restinga; Jardim Carvalho
– Outras informações: estas oficinas serão propostas para as Escolas de Educação Infantil da Rede Calábria. Temos um número expressivo de vagas, pois atualmente são 12 Escolas
# Auxílio na organização de ações educativas para adolescentes e jovens
– Bairro: Vila Nova; Restinga
– Habilidades e competências: comunicação e marketing; proatividade e engajamento; trabalho em grupo
– Outras informações: esperamos alguém disposto a mobilizar, sensibilizar e engajar adolescentes e jovens em ações transformadoras de vidas.
– Bairro: Bom Jesus; Vila Nova; Vila Gaúcha; Cavalhada; Restinga
– Habilidades e competências: criatividade e inovação; conversa empática e escuta ativa; idiomas e linguagens
– Outras informações: necessitamos de reforço escolar para o acolhimento de crianças e adolescentes e em projetos sociais. Contamos com um/a voluntário/a que esteja disposto/a a fazer a diferença na educação e que busque se desafiar para promover a vida deste atendido
# Oficina de costura, moda e sustentabilidade
– Habilidades e competências: trabalhos manuais; resiliência e flexibilidade
– Outras informações: almejamos inovações para o nosso espaço brechó e oficinas educativas para voluntárias e jovens beneficiários
# Mobilização de recursos
– Outras informações: Esperamos colaboração do voluntário para mobilizar doações, promover ações de solidariedade, datas comemorativas (páscoa, dia das crianças, natal, dentre outras)
# Ações autoestima, cuidados pessoais e embelezamento
– Bairro: Vila Nova; Cavalhada; Bom Jesus; Restinga; Vila Gaúcha
– Causas: educação de crianças e jovens; acolhimento e bem-estar de idosos
– Habilidades e competências: saúde e bem-estar; conversa empática e escuta ativa; criatividade e inovação
– Outras informações: O voluntário deve estar disposto a promover estes momentos para crianças, adolescentes, jovens, adultos e/ou idosos. Buscamos também alguém disposto a mobilizar e sensibilizar outros voluntários para estas ações
# Palestras para beneficiários e colaboradores
– Habilidades e competências: educação e didática; organização e assertividade; trabalho em grupo
# Mentorias de marketing pessoal e desenvolvimento humano e espiritual
– Bairro: Vila Nova; Restinga; Vila Gaúcha
# Apoio técnico profissional em psicopedagogia, psicologia, serviço social, oftalmologia e fisioterapia
– Bairro: Vila Gaúcha; Cavalhada; Restinga
– Habilidades e competências: conversa empática e escuta ativa; inteligência emocional; relacionamento interpessoal
A VIA Pró-Doações e Transplantes/VIAVIDA é uma associação de caráter privado sem fins lucrativos, com finalidade educacional e assistencial, caracterizada como organização da sociedade civil (OSC), sediada em Porto Alegre/RS desde abril de 1999, e com fundação oficial em 29 de junho de 2000.
A VIAVIDA é possuidora de muitos registros, inscrições e certificados, como o de Utilidade Pública Federal e Filantropia (CEBAS), assim pode oferecer incentivos fiscais aos Parceiros em ações e projetos. Também tem recebido diversos reconhecimentos e premiações pelo trabalho social realizado através dos diversos projetos e ações que, atualmente, setenta voluntários realizam na área educativa sobre prevenção e cuidados com os órgãos e saúde, bem como sobre a doação de órgão e tecidos; também na área assistencial, com a Pousada Solidariedade, dando hospedagem e apoio às pessoas doentes em pré e pós-transplantes com prioridade a crianças e jovens, e distribuindo cestas básicas à famílias de transplantados residentes nesta Capital, melhorando a qualidade de vida e salvando muitas vidas.
– Habilidades e competências: trabalho em grupo; conversa empática e escuta ativa
# Coordenação de voluntários
– Causas: saúde e doação de órgãos
# Psicólogo/a
– Habilidades e competências: conversa empática e escuta ativa
# Pedagogo/a
– Habilidades e competências: educação e didática; trabalho em grupo; conversa empática e escuta ativa
# Oficineiro/a de artes diversas
– Causas: saúde e doação de órgãos; apoio a famílias em situação de vulnerabilidade
# Apoio no brechó
O papel do Centro de Referência em Direitos Humanos – CRDH é oferecer serviços voltados à promoção e defesa dos Direitos Humanos por meio de orientação jurídica, psíquica e social, acompanhar e encaminhar denúncias de violações de Direitos. Ao implementar ações que têm como base a cultura dos Direitos Humanos, como direitos adquiridos que devem ser assegurados plenamente na linha de dar condições para que as pessoas, em todas as fases da sua vida, possam estar resguardadas e desenvolver suas potencialidades humanas e sociais, pretendem levar as pessoas encontrarem projetos de vida, visões de mundo, praticar sociabilidades diferentes daquelas apontadas naturalmente pela vida cotidiana.
# Pessoa advogada / estudante de Direito
– Bairro: Floresta
– Causas: direitos humanos e formação integral; educação de crianças e jovens; migrantes; meio ambiente.
– Habilidades e competências: comprometimento; interesse em aprender e ousar criar; respeito à diversidade; tolerância ao diferente
– Outras informações: conhecimento em língua estrangeira como francês e espanhol é bem-vindo, mas não necessário
# Pessoa psicóloga / estudante de Psicologia
– Causas: direitos humanos e formação integral; educação de crianças e jovens; migrantes; meio ambiente
# Pessoa assistente social / estudante de Serviço Social
# Pessoa socióloga / estudante de Sociologia
# Pessoa jornalista ou comunicadora / estudante de Comunicação Social
Desenvolver assistência, ensino e pesquisa em saúde, de forma integrada, tem sido o propósito do Hospital São Lucas da PUCRS desde sua inauguração em outubro de 1976. Para isso, em mais de 40 anos de existência, o HSL busca permanecer atualizado com o que há de mais moderno e eficiente em equipamentos, tecnologias e gestão. Com atendimento humanizado, embasado nos valores Maristas, assiste a pacientes adultos, abrangendo praticamente todas as especialidades médicas. É um hospital geral, de natureza filantrópica, onde circulam mais de 18 mil pessoas por dia.
# Espiritualidade – Vagas: 5
– Bairro: Jardim Botânico
– Causas: saúde
– Habilidades e competências: conversa empática e escuta ativa; relacionamento interpessoal
– Outras informações: o voluntário deverá prestar um atendimento inter-religioso nos leitos; não é necessário ter uma religião, mas uma espiritualidade ou uma filosofia de vida; levar o amor de Deus às pessoas
# Histórias de Vida – Vagas: 5
– Habilidades e competências: conversa empática e escuta ativa, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar
– Outras informações: voluntário deverá prestar atendimento beira leito em uma escuta ativa que contribui com a memória do paciente; escutar a história da pessoa
A Unidade está localizada no Bairro Partenon, próximo à Vila Conceição. Este projeto atende 140 crianças e adolescentes, de 6 a 17anos, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) e nas oficinas específicas. Para atender à crescente demanda da região, a entidade está ampliando a oferta de oportunidades.
Além do Serviço de Convivência, o Centro Social oferece oficinas de Dança Gaúcha, Artesanato e Customização, Música Instrumental, Informática, Ballet, Inglês, Xadrez e Karate. As atividades são realizadas no turno inverso à escola, com a oferta de lanches e todo o acompanhamento pedagógico, educacional e psicológico do público beneficiário.
# Educador/a físico
– Bairro: Partenon
– Habilidades e competências: esportes e recreação; trabalho em grupo; saúde e bem-estar
– Outras informações: pessoa voluntária com aptidão para trabalhar com crianças ou idosos
– Habilidades e competências: conversa empática e escuta ativa; saúde e bem-estar; inteligência emocional
– Outras informações: pessoa voluntária com aptidão para trabalhar e interagir com crianças em situação de vulnerabilidade ou idosos
# Pedagogia / recreação
– Causas: educação de crianças e jovens; tolerância e promoção da diversidade
– Habilidades e competências: trabalho em grupo; esportes e recreação; prática em educação inclusiva
– Outras informações: pessoa voluntária com aptidão para trabalhar com grupos de crianças
# Professor de língua estrangeira
– Modalidade: indiferente
– Habilidades e competências: idiomas e linguagens; educação e didática; criatividade e inovação
– Outras informações: pessoa voluntária com aptidão e paciência para trabalhar auxiliar os alunos na aprendizagem de um novo idioma (espanhol ou inglês)
# Instrutor/a de artesanato
– Habilidades e competências: trabalhos manuais; criatividade e inovação; pensamento crítico
– Outras informações: pessoa voluntária com aptidão para trabalhar com crianças ou idosos, em oficinas de construção de brinquedos com sucatas ou pinturas em pano de prato
# Instrutor/a de dança
– Habilidades e competências: esportes e recreação; trabalho em grupo; artes e música
– Outras informações: pessoa voluntária que seja animada e que tenha aptidão para trabalhar com crianças
# Mercado de trabalho e finanças
– Habilidades e competências: conversa empática e escuta ativa; gestão e negócios; liderança e autonomia
– Outras informações: pessoa voluntária com aptidão para trabalhar com adolescentes de maneira dinâmica temáticas ligadas ao mercado de trabalho e educação financeira
# Programador/a
– Habilidades e competências: computação e tecnologia; criatividade e inovação
– Outras informações: pessoa voluntária com aptidão para trabalhar com crianças e adolescentes, ensinando-os o básico sobre programação com a utilização de ferramentas gratuitas como o Scratch
O Instituto Pobres Servos da Divina Providência – Abrigo João Paulo II presta seu serviço em 26 unidades, distibuídas em uma sede administrativa, casas-lares, o Abrigo Residencial – Cisne Branco, o Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras, o Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência e de Gênero e os Residenciais Inclusivos, que totalizam 260 beneficiários. Oferecemos às crianças, adolescentes, mulheres e jovens adultos com deficiência condições para o desenvolvimento de suas potencialidades, saúde, educação, convívio social, integração com a comunidade, formação espiritual e profissional, assim como momentos de lazer.
# Dentista
– Habilidades e competências: saúde e bem-estar; proatividade e engajamento
– Outras informações: profissional que realize atendimentos de revisão geral, odontopediatria e ortodontia
# Médico/a clínico geral
# Pediatra
# Fisioterapeuta
# Fonoaudiólogo/a
# Comunicação / fotografia
– Habilidades e competências: comunicação e marketing; computação e tecnologia; proatividade e engajamento
– Habilidades e competências: saúde e bem-estar; esportes e recreação; proatividade e engajamento
– Outras informações: atividades esportivas ou dança para crianças, adolescentes e jovens adultos com deficiência
# Nutricionista
# Musicoterapia
# Auxílio em eventos
– Habilidades e competências: organização e assertividade; proatividade e engajamento
– Outras informações: para a separação de presentes e kits para eventos; auxílio nas festas do Abrigo; arrecadação de alimentos em ações específicas
Fundada em 25 de abril de 1979, a Associação Beneficente Santa Zita de Lucca originou-se da preocupação que um grupo de casais de Porto Alegre dedicava às famílias em situação de vulnerabilidade social.
O pensamento norteador das ações está centrado na valorização das crianças, através das quais se procura a promoção social da família como um todo. A criação de uma entidade beneficente, mantida por doações de particulares, permitiu obter, ao longo do tempo, os decretos de utilidade pública federal, estadual e municipal.
Atualmente, atende crianças e jovens até os 17 anos, oferecendo Educação Infantil, atividades de reforço escolar, recreação no turno inverso à escola pública e o Programa Juventude e Mundo do Trabalho, que leva os jovens a refletirem sobre suas condições e expectativas em relação a uma futura atividade profissional e a receber conteúdos que os tornam aptos a um primeiro emprego e a um mais pleno exercício da cidadania.
# Biblioteca – Vagas: 2
– Habilidades e competências: organização e assertividade; criatividade e inovação
– Outras informações: possibilidade de criar projetos relacionados à leitura e incentivo da mesma; organização e seleção dos materiais
# Informática – Vagas: 2
– Habilidades e competências: computação e tecnologia; trabalho em grupo; educação e didática
– Outras informações: auxiliar os educadores na informática básica; formação em letramento em programação; conhecimento básico em Dropbox, manutenção e instalação
# Reforço escolar (português / matemática) – Vagas: 4
– Outras informações: auxiliar crianças e jovens no reforço escolar de matemática e/ou português das séries 1ª do Fundamental até Ensino Médio
# Neurologia – Vagas: 2
– Habilidades e competências: saúde e bem-estar; conversa empática e escuta ativa
A Pequena Casa da Criança é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, filantrópica, educacional e de assistência social, de utilidade pública, atua com base na doutrina e nos princípios cristãos, e prioriza a ação preventiva dirigida a crianças, adolescentes, família e idosos.
A instituição foi fundada em 15 de agosto de 1956 pela Irmã Nely Capuzzo, da Congregação Missionárias de Jesus Crucificado, e desde 2002 é dirigida pela Irmã Pierina Lorenzoni, da mesma Congregação. Está localizada no coração da comunidade vila Maria da Conceição, no bairro Partenon na zona leste de Porto Alegre, e atende cerca de 800 crianças, jovens e idosos diariamente, e serve 1.500 refeições por dia.
A Pequena Casa da Criança busca promover a educação integral através do ensino regular, profissionalizante e cursos livres de capacitação profissional, promovendo através de suas ações a orientação para a melhoria da qualidade de vida dos atendidos.
O trabalho desenvolvido na Pequena Casa da Criança a fez reconhecida por excelência, onde são realizadas ações de educação, profissionalização, mobilização comunitária e de assistência social junto a uma população em situação de extrema vulnerabilidade social. Com 65 anos de serviços gratuitos, financia seus programas com recursos próprios, por meio de parcerias com o município e contribuições provenientes de pessoas físicas e jurídicas.
# Instrutor/a de Inglês
– Habilidades e competências: idiomas e linguagens; educação e didática; prática em educação inclusiva
– Outras informações: pessoa voluntária com paciência e gosto de trabalhar com crianças
# Instrutor/a de educação física/laboral/exercício para idosos
– Causas: acolhimento e bem-estar de idosos; cultura, artes, esportes, ciências e tecnologia
– Habilidades e competências: Esportes e recreação; Saúde e bem-estar
# Facilitador/a da hora do conto
– Causas: cultura, artes, esportes, ciências e tecnologia, apoio a famílias em situação de vulnerabilidade
– Habilidades e competências: educação e didática; prática em educação inclusiva
# Instrutor/a de atividades especializadas para as crianças (como capoeira, judô e dança)
– Causas: Cultura, artes, esportes, ciências e tecnologia; apoio a famílias em situação de vulnerabilidade
– Habilidades e competências: esportes e recreação; saúde e bem-estar
# Captador/a de alimentos no sábado solidário
– Bairro: Praia de Belas
– Causas: apoio a famílias em situação de vulnerabilidade; combate à fome, à pobreza e à desigualdade social
– Habilidades e competências: proatividade e engajamento; relacionamento interpessoal; trabalho em grupo
Experiência Voluntariado Marista | Julia Torres
Experiência Voluntariado Marista | Augusto Alvim
Experiência Voluntariado Marista | Suliane Cardoso
Experiência Voluntariado Marista | Brenda Menine
Experiência Voluntariado Marista | Rodrigo Augusto
Para tirar outras dúvidas fale com a gente por meio do e-mail: [email protected], ou pelo telefone (51) 3320-3576.
Para ingressar no projeto, é necessário que o voluntário seja maior de 18 anos e possua algum destes vínculos com a PUCRS: aluno de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), alumni (diplomado), professor ou técnico administrativo. Se você não possui algum desses vínculos com a PUCRS, ainda assim pode fazer parte do Voluntariado Marista por meio da AVESOL (nesse caso, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone 51 3221 2318).
Passo n. 1 – Realize sua inscrição: as inscrições para o voluntariado abrem no começo de cada semestre letivo, próximo à data de início das aulas da graduação. Fique atento ao site e às redes sociais da Pastoral (@pastoralpucrs), canais pelos quais são divulgadas a abertura e o link de inscrições.
Passo n. 2 – Encontro de Apresentação: participe do Encontro de Apresentação do Voluntariado, em que você poderá conhecer a proposta do voluntariado educativo e as atividades que poderá realizar nas organizações sociais parceiras. A data e o horário do evento são comunicados na abertura das inscrições e por e-mail aos inscritos.
Passo n. 3 – Escolha das Instituições: após o Encontro de Apresentação, os candidatos ao voluntariado recebem por e-mail um link para acesso ao formulário de escolha das Instituições e de agendamento do horário de entrevista com a Pastoral.
Passo n. 4 – Entrevista com a Pastoral: depois de preencher o formulário anterior, você receberá em seu e-mail o link para acesso à entrevista. Esse será um momento para que possamos conhecer você, entender suas motivações e conversar sobre suas expectativas para o projeto.
Passo n. 5 – Contato com a Instituição: após a entrevista, para que possa desenvolver as atividades voluntárias na instituição que escolheu, você deve entrar em contato com a pessoa responsável pelo voluntariado na organização pelos contatos que serão disponibilizados. A partir daí, juntos poderão agendar um horário para as combinações específicas sobre as atividades que irá exercer.
Passo n. 6 – Envie a Documentação: após conhecer a instituição e alinhar as atividades que serão realizadas, preencha e envie a documentação:
a) Termo de Adesão: é o documento que formaliza o seu vínculo como voluntário e contém informações como a sua identificação pessoal, a identificação da instituição, as informações completas sobre as atividades a serem realizadas e as assinaturas das partes envolvidas;
b) Autorização de Uso de Imagem e Voz: é o documento pelo qual você autoriza o uso de imagem ou nome em nossas publicações, site e redes sociais, em conteúdos relacionados ao projeto de Voluntariado;
c) Controle de Horas: Esse documento fica com você, para que possa registrar as suas atividades. É indispensável que você preencha esse documento ao longo de sua atuação como voluntário, coletando sempre a assinatura da instituição.
É importante que os voluntários possam realizar, pelo menos, um semestre de experiência voluntária junto às instituições, para que realmente consigam se engajar e vivenciar o caráter educativo do projeto. Mas, sem dúvida, o voluntário é inteiramente livre para deixar o projeto caso necessite interromper as atividades. Não há um tempo máximo estabelecido, portanto, as atividades podem perdurar enquanto forem positivas para o voluntário e para a organização social. O termo de adesão é renovado anualmente.
A recomendação é de que os voluntários possam se comprometer com o projeto de 2 a 4 horas por semana, podendo combinar com a instituição o melhor horário para a realização das atividades. Na maior parte das atividades, é necessário possuir disponibilidade em horário escolar (manhã e tarde, em dias de semana).
Sim, os voluntários que completarem 40 horas ou mais de atividade voluntária podem solicitar o certificado de participação no projeto, sendo possível utilizar para contabilização de horas de atividade complementar (consulte o regulamento de sua Escola).
Boa parte das organizações sociais estão abertas à proposição de novas iniciativas por parte dos voluntários. Se você vislumbra alguma possibilidade, nossa sugestão é que entre em contato com a instituição que está cogitando e verifique essa possibilidade. Os responsáveis pelo voluntariado em cada organização são bem receptivos e lhe atenderão com toda atenção.
A orientação do projeto de Voluntariado é que o participante atue em apenas um local de cada vez, para que consiga fazer uma experiência completa de identificação e comprometimento com a organização social.
Sim, se eles também fizerem parte do Voluntariado da PUCRS, você pode conferir com a instituição se há possibilidade de vocês desenvolverem alguma atividade em conjunto.
A Pastoral da PUCRS está à disposição para lhe ajudar em qualquer necessidade nesse sentido, especialmente se você perceber alguma dificuldade com a Instituição ou acabar não se identificando com as atividades. Os casos são avaliados individualmente e faremos o que estiver ao nosso alcance para que você tenha uma boa experiência no Voluntariado.
Recomendamos que o voluntário comunique previamente ao responsável pelo voluntariado na Instituição sobre o período em que se ausentará. Caso seja necessário interromper permanentemente as atividades, o voluntário deve comunicar a Pastoral para a formalização do desligamento.
O voluntariado da PUCRS não atende aos requisitos legais e acadêmicos de estágio, que possui regulamentação própria, portanto não se equipara a um estágio, seja ele obrigatório (curricular) ou não-obrigatório, ainda que as atividades estejam relacionadas à área de formação do aluno.
As organizações sociais que recebem voluntários pelo programa de voluntariado da PUCRS possuem convênio com a AVESOL – que é uma organização Marista que nos ajuda a fazer essa ponte entre a Universidade e as Instituições. Infelizmente, não é possível que o voluntário participe do voluntariado da PUCRS em alguma organização que não esteja conveniada com a AVESOL.
O voluntariado é um serviço exercido na gratuidade, não envolvendo qualquer contrapartida financeira da Pastoral ou das instituições parceiras. Dessa maneira, o voluntário é integralmente responsável pelos custos com o deslocamento às instituições e a alimentação, por exemplo.
Os voluntários que completarem 40 horas ou mais de atividade voluntária podem solicitar o certificado de participação no projeto, sendo possível utilizar para contabilização de horas de atividade complementar (consulte o regulamento de sua Escola).
Entre em contato com a Pastoral e apresente o documento de “Controle de Horas” devidamente preenchido e assinado pela instituição em que você atuou.
A Pastoral verificará os documentos e dará início ao processo de certificação dentro de, aproximadamente, 15 dias.
Caso você precise encerrar as suas atividades voluntárias, comunique a Pastoral no momento da entrega dos documentos.