Promover a evangelização junto com adolescentes e jovens é a missão da Pastoral Juvenil Marista (PJM). A PJM é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formação de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. Na PUCRS, o grupo promove encontros semanais e mensais de jovens universitários da PUCRS ou ex-alunos Maristas, seguindo a metodologia de grupos da Pastoral Juvenil Marista (PJM) da Rede Marista. Atuamente a PJM é assessorada pela Analista de Pastoral Paula Di Domenico.
Organiza-se através da vivência grupal, oportunizando a cada adolescente e jovem experienciar a vivência da mística, a realizar descobertas pessoais e coletivas, a ser protagonista de sua vida e na sociedade. O incentivo para construir um presente/futuro pessoal e coletivo o/a desafia a pertencer à PJM por opção/escolha, motivado/a pelo desejo em ser um/a agente transformador/a, um/a protagonista.
A centralidade do processo da PJM está no amadurecimento, na fé e no compromisso adotado pelas juventudes em construir/experienciar a Civilização do Amor, expressão que significa um projeto de sociedade em que valores como justiça, liberdade, fraternidade, solidariedade sejam realidade para todos/as.
Sua abrangência
Atualmente, a PJM está presente em 24 unidades da Rede Marista. No total, são 1.848 participantes com idades que variam de 12 a 29 anos. Eles/as estão divididos/as em 110 grupos. Cada grupo é acompanhado por um/a ou dois/duas jovens chamados/as de Animadores/as, somando cerca de 180, que exercitam o serviço de dinamizar e acompanhar a vivência grupal e o processo da PJM em cada unidade e também na Rede Marista.
Na PUCRS, os membros da PJM precisam estar cursando algum curso na PUCRS ou em alguma outra instituição de ensino superior.
O serviço de animação é realizado em conjunto com os/as Assessores/as e colaboradores/as maristas que integram o Serviço de Pastoral de cada unidade, exercendo o serviço de acompanhantes do processo de educação e amadurecimento na fé dos/as adolescentes e jovens da PJM.
Em nível de rede, também há a Equipe Provincial que acompanha a PJM de todas as unidades. É composta por membros da Coordenação de Pastoral, por Irmãos Maristas e por dois/duas jovens que são eleitos/as anualmente.
Divididos em quatro grupos, os universitários reúnem-se em encontros semanais e/ou mensais na sala 101 da Igreja Universitária Cristo Mestre.
Além das reuniões sistemáticas, são promovidas ações solidárias, retiros e momentos de convivência e atualmente, conta com 24 participantes com idades entre 17 e 29 anos.
Na organização interna da Pastoral Juvenil Marista da PUCRS, atuamos a partir de três eixos: Formação, Espiritualidade e Solidariedade. Na Formação, oferecemos atividades como seminário de projeto de vida, formações maristas bem como formações a nível acadêmico para fortalecer a formação integral das juventudes. Na Espiritualidade, vivenciamos encontros e retiros voltados para a mística juvenil marista, reflexões sobre carisma e valores maristas como cultivo de interioridade pessoal e grupal. Na Solidariedade, trabalhamos apoiando campanhas do Centro de Pastoral e Solidariedade como Campanha do Agasalho, natalina, arrecadações de materiais escolares etc.
Portanto, potencializamos, a partir dos três eixos, o protagonismo juvenil no desejo de nossas juventudes trabalharem sempre mais integralmente todas as dimensões de suas vidas profissionais e pessoais
Assessora da PJM PUCRS
”A PJM é um espaço Marista de protagonismo das juventudes. É um espaço onde através da vivência com o grupo, o/a jovem faz a descoberta do caminho comunitário, convive com a diversidade acolhendo as pessoas com as suas diferentes realidades, descobre questões sociais, refletindo sobre elas e agindo no mundo a partir delas, amadurece sobre seu projeto de vida olhando para dentro de si, se conhecendo e se questionando. A PJM com o tempo vai virando família Marista. Como assessora, sou muito feliz por acompanhar os/as jovens nos seus caminhos, nos seus momentos de protagonismo, nos momentos difíceis de discernimento e em tantos outros partilhados com os grupos!” – Paula Di Domenico
Estudante de Ciencias Aeronáuticas (PUCRS)
Estudante de Jornalismo (PUCRS)
“A Pastoral Juvenil Marista me fez sentir acolhida em meio a tantas adaptações do mundo acadêmico. Já participava da PJM na escola e foi muito bom poder continuar a minha caminhada na faculdade. O grupo proporciona um espaço lindo de partilha de experiências entre jovens, misturando momentos de reflexão e espiritualidade com descontração e celebração da diversidade.”– Fabiana Damian
Estudante de Artes Visuais (UFRGS)
“A PJM sempre esteve ao longo da minha trajetória como uma aliada em perceber as diversas realidades que existem no mesmo mundo e os cuidados que devemos ter com outro e com nós mesmos. As pessoas que compuseram meus grupos (ou não) sempre estiveram nos momentos de maior aprendizado. Após um pouco mais de um 5 anos aqui, eu sigo percebendo que a mudança que deixaram no meu coração é grande, constante e permanente.. em conversas, no modo de agir, tornando-me uma pessoa mais sociável, mais atenta a tudo, e principalmente um ser humano melhor.. um ser em constante mudança.”– Paula Sophia Rosa
Estudante de Ciências Contábeis (PUCRS)
“A PJM me proporcionou diversos momentos de felicidade, me tirou várias risadas e fez eu conhecer pessoas incríveis e, tudo isso, eu levo no meu coração. Lá eu me sinto acolhido pelos outros jovens que fazem parte do grupo e consegui achar um espaço de partilha sobre a vida é as questões acadêmicas, que ainda são novas pra mim. Tudo é feito com muita animação e carinho, por isso adoro tanto estar lá e fazer parte do grupo!” – Carlos Eduardo de Bem
Para iniciar a caminhada nos grupos de PJM na PUCRS envie um email para [email protected].
Local
O espaço da PJM fica localizado no prédio 23 (Igreja Universitária Cristo Mestre), sala 101.