SXSW: PUCRS está representada por time de embaixadores

Considerado o maior festival de inovação e criatividade do mundo, evento começou hoje (8) e segue até o dia 16 de março em Austin, no Texas 

08/03/2024 - 17h05
tecnopuc no sxsw

Evento acontece em Austin (Texas), nos Estados Unidos, é um dos maiores festivais de tecnologia e inovação do mundo. / Foto: Divulgação

A Universidade, por meio do seu Parque Científico e Tecnológico, o Tecnopuc, chegou para marcar presença no South by Southwest (SXSW) 2024. Tradicionalmente, a PUCRS se faz presente no evento, e  neste ano, a Universidade está sendo representada por um time de embaixadores:

  • Rafael Prikladnicki, Assessor da Superintendência de Desenvolvimento e Inovação da PUCRS e do Tecnopuc;
  • Leandro Pompermaier, Gestor de Relacionamento e Negócios do Tecnopuc;
  • Daniela Carrion Venturini, Líder de Comunidade do Tecnopuc;
  • Luciano Potter, Jornalista e produtor de conteúdo;
  • Gabriella Bordasch, Jornalista e produtora de conteúdo;
  • Pedro Mattia Lunelli, Analista de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc.

A Universidade busca sempre trazer o que foi mostrado lá fora para dentro do Campus, seja no ensino ou nos serviços que oferta à comunidade -, o que há de mais relevante no mundo. Todos os anos a Universidade participa das conferências, palcos para a apresentação de tendências, invenções e inspirações para líderes de diferentes áreas e verticais da indústria. 

O evento é considerado o maior festival de inovação e criatividade do mundo e promove palestras e debates sobre tendências para os próximos anos em diferentes temas e áreas do conhecimento. Com conferências e temáticas que abordam tecnologia, cinema, música, educação e cultura, o SXSW começou hoje (8) e segue até o próximo sabádo, dia 16 de março, em Austin, no Texas (EUA). 

Nesta edição o tema inteligência artificial (IA) e seus impactos em diferentes áreas continua como uma extensão das discussões do evento de 2023. Representando a grande novidade do último ano, Peter Deng, head do ChatGPT, se junta à Josh Constine, da Signal Fire, para debater o papel dos seres humanos na era da IA. A sessão faz parte da trilha de inteligência artificial do SXSW, uma entre as 24 trilhas que abordam desde publicidade e brand experience, audiovisual e creator economy até cultura, design e mudanças climáticas. 

Leandro Pompermaier, gestor de Relacionamento & Negócios do Tecnopuc, destaca que o SXSW é um momento de conexão entre pessoas diferentes, com focos diferentes.

“Aqui é um espaço de lançamento de novos produtos e negócios. Um ambiente onde vemos em primeira mão pesquisas que irão se transformar em tendências de mercado. Empresários e grandes empresas estão aqui para entender exatamente como que esse movimento da inovação e da tecnologia pode influenciar os negócios. E nós, como um grande ambiente de pesquisa, inovação e empreendedorismo, estamos presentes não somente para nos conectarmos com os debates realizados aqui, mas também para que essa ponte chegue em Porto Alegre e a gente consiga reverberar essas discussões, e fazer com que o ecossistema se alimente dessas tendências”, afirma. 

Conteúdo e tendências em tempo real 

Novamente, nesta edição, a Universidade estará, em parceria com o Grupo RBS, realizando a cobertura do evento para garantir à sociedade o acesso a conteúdo exclusivo sobre tendências, empreendedorismo e inovação. Além de uma cobertura em tempo real, que será feita por uma equipe de profissionais e influenciadores, o Tecnopuc já está no clima do evento a partir do parceria da nova temporada do podcast Potter Entrevista, de Luciano Potter, com o tema “Tecnologia: maldição ou salvação?”. Clique aqui para ouvir no Spotify e aqui no YouTube 

tecnpuc no sxsw

Foto: Divulgação

Profissionais de diferentes áreas estão sendo convidados para participar e compartilhar sua opinião sobre a tecnologia. A proposta é ampliar a reflexão sobre seu uso.  Leandro Pompermaier, gestor de relacionamento e novos negócios do Tecnopuc, explica que, com o podcast, o objetivo é “trazer controvérsias sobre o uso da tecnologia, porque entendemos que a partir das contradições é que conseguimos inovar”.  

A temporada, que contou com Marcos Piangers na estreia, já tem três episódios lançados. No primeiro, o escritor, destaca que “estamos treinando uma máquina absurdamente inteligente, capaz, autônoma num comportamento doentio humano que está servindo outro robô, outro agente”. Já o segundo convidado, Leandro Pompermaier, pontua que “daqui para frente, no mundo, tecnologia tem que ser código aberto”.  

Na lista de entrevistadas está a empresária e integrante do Shark Tank Monique Evelle, o psiquiatra Rossandro Klinjey, o ex-secretário de inovação do RS Luis Lamb, entre outros. E no terceiro episódio, o médico Cristiano Englert traz uma visão da tecnologia como salvação na área da Medicina:

“Como médico, entusiasta de tecnologia e tendo trabalho nos últimos seis anos com startups da área de tecnologia, eu vejo pelo lado da salvação. A medicina vem evoluindo muito através da ciência e eu acho que a tecnologia vem no mesmo caminho, ela vem para agregar, para salvar mais pessoas”. 

Os episódios, que possuem produção do Da Terra Studio, serão lançados quinzenalmente, no Spotify e YouTube do Luciano Potter. A ação reforça o novo posicionamento do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS: Tecnopuc Anywhere, que visa extrapolar as fronteiras físicas e conectar agentes da inovação, ciência e tecnologia em qualquer lugar. 

Leia também: Cardeal José Tolentino de Mendonça receberá da PUCRS o título de Doutor Honoris Causa


Leia Mais Veja todas