PUCRS marca presença no South Summit Brazil 2024

Comunidade do Tecnopuc participa de painéis e ativações no maior evento do ecossistema de inovação gaúcho

22/03/2024 - 10h31

A PUCRS está no evento divulgando suas Soluções Corporativas, Tecnouc e PUCRS Consulting. / Foto: Divulgação

A PUCRS marca presença na terceira edição do South Summit Brazil, que acontece de 20 a 22 de março no Cais Mauá, por meio do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). A comunidade do Parque está presente em painéis e ativações, como o estande na área da Reginp – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, e no Business Lounge, junto às demais soluções corporativas da PUCRS: Centro de Educação Continuada (Educon), PUCRS Carreiras, PUCRS Consulting e PUCRS Negócios. 

Inovação, tecnologia e sustentabilidade marcaram painéis do evento 

A transformação da cidade de Porto Alegre em uma potência de inovação foi um dos destaques desse primeiro dia de evento e tema de painel com Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc. Nesse sentido, foi ressaltada, ainda, a maturidade do ecossistema gaúcho de startups. Com programas voltados para o desenvolvimento de startups em todos os estágios, o Tecnopuc participou da discussão a partir da presença dos embaixadores do Parque no evento, Daniela Eckert, líder do Tecnopuc Startups, e Rafael Chanin,  professor da PUCRS e coordenador da rede RS startups pelo Tecnopuc, como jurados na Startup Competition.    

O contexto da inovação na América Latina foi reforçado nos painéis integrados à programação da Conferência IASP e em atividade sobre o papel do ecossistema de inovação latino-americanos nas questões relacionadas à biodiversidade, do qual participaram Flávia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc, e Artur Gibon, da Oceantec. Expandindo o olhar para o mundo, as tendências globais para a área de também foram exploradas em painel com Audy, Carol Stewart (Arizona Tech Parks), Juan Pablo Suárez (IASP), e Ebba Lund (IASP).    

Ainda sobre uma atuação para fora, que reforça novo posicionamento do Parque, o Tecnopuc Anywhere – que busca extrapolar as fronteiras físicas e conectar agentes da inovação, ciência e tecnologia em qualquer lugar –, foram oferecidas, em uma parceria com a Universidade da Califórnia – Irvine (UCI) e o South Summit Brazil, mentorias com David Ochi para startups que têm interesse em internacionalização para os EUA.  Ochi é diretor da UCI, empreendedor desde os 13 anos e fundador de mais de uma dúzia de empresas em diferentes continentes. Ele também é parceiro do Parque no Startup Garage Internacional e na Beall and Butterworth Product Desing Competition. 

Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, é um dos representantes da Universidade no evento. / Foto: Divulgação

Outra pauta alinhada às atividades do Tecnopuc é o investimento em projetos que visam soluções para desafios contemporâneos, como alternativas para a transição energética que atuam para mitigar os riscos associados às mudanças climáticas. No painel sobre fundos de investimento e oferta de capital, Carla Oldenhus, do BNDES, destacou o olhar da agência de fomento a iniciativas dessa linha.   

Os mais recentes avanços tecnológicos também fizeram parte deste primeiro dia de SSB. “Você confiaria suas decisões mais difíceis a uma máquina?” foi a provocação utilizada por Elizabete Tavares, do Banrisul, para abrir sua fala sobre os desafios que a Inteligência Artificial trouxe para o mundo do trabalho. Para falar sobre como o banco tem lidado com esse cenário, Elizabete trouxe o case do Banritech, programa de aceleração rodado com o apoio técnico do Tecnopuc.    

Porto Alegre é casa do South Summit Brazil até 2025   

Na abertura, Porto Alegre foi confirmada como sede do South Summit Brazil até 2025 e ressaltada como capital global da inovação nesses dias de evento. Na mesa de abertura, composta por María Benjumea, fundadora e presidente do South Summit Espanha, José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, representantes do governo e de parceiros do evento, foram destacados o poder da colaboração entre diferentes setores e da conexão para o desenvolvimento, as transformações ocorridas no Cais Mauá desde a chegada do SSB e as melhorias de infraestrutura para este ano.    

Em sua fala, Luciana Santos, Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação abordou as semelhanças entre o Rio Grande do Sul e Pernambuco, seu estado de origem, trouxe dados sobre o sistema nacional de Ciência e Tecnologia e anunciou investimentos e programas do governo para a área da inovação, entre os quais está o Tecnova III, com R$ 30,7 milhões destinados a startups, micro, pequenas e médias empresas do Rio Grande do Sul.   

Leia também


Leia Mais Veja todas