PUCRS recebe Conferência IASP América Latina, evento que debate impacto por meio de inovação

A programação contará com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos

18/03/2024 - 14h50

O evento acontece no Tecnopuc na terça-feira, dia 19. / Foto: Giordano Toldo

Entre os dias 18 e 20 de março, representantes de parques científicos e tecnológicos e de áreas de inovação do mundo todo se encontrarão em Porto Alegre durante a Conferência IASP América Latina 2024. Com o tema “Aliança para Inovação – Conectando a América Latina para o Impacto”, a programação de três dias contempla painéis, day pass no South Summit Brazil 2024 e visitas técnicas a quatro ambientes de inovação do Rio Grande do Sul: Tecnopuc, Tecnosinos, Zenit e Instituto Caldeira.  

O encontro é organizado pela Associação Internacional dos Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) e pela Aliança para Inovação UFRGS, PUCRS e Unisinos, através de seus parques científicos e tecnológicos Zenit, Tecnopuc e Tecnosinos, com apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do South Summit Brazil 2024. No evento, especialistas envolvidos na transformação de realidades locais compartilharão experiências e desafios dos ecossistemas regionais, dividindo painéis com palestrantes de localidades diferentes para discutir como avançar na conexão da América Latina e gerar impacto local por meio da inovação.  

Esta será a primeira conferência da IASP este ano. Estão previstas outras edições no Quênia, no Canadá, no Reino Unido e nos Emirados Árabes Unidos. A importância desses encontros regionais é concentrar os membros nas questões mais relevantes em diferentes partes do mundo.  

Sobre a IASP  

A IASP é a principal associação de espaços de inovação em todo o mundo. A sua missão é ser a rede global para parques científicos, distritos, áreas e outras comunidades de inovação, impulsionando o crescimento, a internacionalização e a eficácia dos seus membros.  

A associação coordena uma rede ativa de profissionais de inovação, apoiando a sua missão de promover o desenvolvimento econômico sustentável nas suas cidades e regiões. Também promove oportunidades de negócios para os membros e suas empresas, aumentando sua visibilidade e multiplicando suas conexões globais, além de representar parques e áreas de inovação em fóruns e instituições internacionais.  

O Brasil está representado na IASP pelo superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy. Ele integra a nova diretoria da associação, que se reuniu pela primeira vez entre 12 e 14 de fevereiro em Málaga, na Espanha, onde fica a sede mundial da IASP.  

Sobre o Tecnopuc

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) é um ecossistema de inovação global que tem como missão ajudar a transformar a sociedade por meio do conhecimento aplicado em negócios inovadores e de impacto ambiental, social e econômico, desenvolvendo e conectando talentos e organizações anywhere a partir da ciência e da tecnologia. 

A atuação do Tecnopuc se baseia em quatro áreas: indústria criativa, tecnologia da informação e comunicação, ciências da vida e energia e meio ambiente. Esse ecossistema abriga 250 organizações e 6,5 mil pessoas, conectadas a mais de 150 ambientes de inovação espalhados pelo mundo. Em 10 anos, a meta é desenvolver mil negócios inovadores nesse ambiente. 

Algumas das organizações globais expoentes ligadas ao Tecnopuc são Apple Developer Academy, HP, Huawei, KPMG, Marcopolo e Junior Achievement, enquanto as nacionais e startups incluem Globo, Sebrae, UOL Edtech, 4all, getnet, entre muitas outras. 

Leia também


Leia Mais Veja todas