Ecossistema de inovação da PUCRS marca presença no South Summit Brazil

Além de estar ativa no evento, Universidade recebe também ao longo da semana uma série de atividades em seu Campus, como a já tradicional Rota da Inovação e a Conferência da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação

18/03/2024 - 13h53

A PUCRS ira marcar presença no South Summit Brasil para apresentar suas soluções corporativas. / Foto: Tiago Beef

Entre os dias 20 e 22 de março, a Universidade participa do South Summit Brazil, evento que aguarda um público estimado de 24 mil pessoas em Porto Alegre. Neste ano, além da participação por meio de agentes do ecossistema de inovação como painelistas durante a programação do evento, a PUCRS estará presente em um espaço exclusivo do evento: o Business Lounge Armazem 

Um time de colaboradores de diferentes áreas irá apresentar e buscar novas conexões para as Soluções Corporativas da universidade – serviços e operações destinados para empresas e organizações. Nosso Parque Científico e Tecnológico segue sendo destaque durante toda a programação e contará com um estande exclusivo na área Marketplace, lado a lado a outros ecossistemas de inovação gaúchos. 

“Nós estaremos dentro do espaço Business Lounge, onde profissionais da Universidade conversarão com os visitantes do evento apresentando o nosso portfólio de possibilidades. Além disso, vamos levar convidados para aumentar a experiência de como é o nosso ecossistema corporativo”, explica Leandro Pompermaier, gestor de Relacionamento e Negócios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

Presença transversal 

No South Summit, a PUCRS dará destaque a três soluções corporativas: o PUCRS Consulting, uma consultoria corporativa que conecta o conhecimento da Universidade com grandes e médias organizações públicas e privadas, oferecendo soluções de ponta a ponta, desde a execução de projetos pontuais até o desenvolvimento de inteligência estratégica do mais alto padrão. “Essa consultoria começa com a transformação do nosso conhecimento e serviços disponibilizados para a sociedade corporativa”, explica Leandro Pompermaier.  

A outra linha é a educação corporativa, uma vertente que faz treinamento de times e de empresas para que eles possam se atualizar constantemente, seja na área de tecnologia, negócios ou da parte humana. Para isso, a Universidade oferece mais de 400 cursos em todos os níveis de ensino, nas modalidades presencial e online, e inclusive personalizados conforme a necessidade do negócio. 

A terceira linha é o Tecnopuc, considerado o quarto maior ecossistema global de inovação, que envolve empresas públicas e privadas, centros de pesquisa, startups e entidades profissionais e empresariais em uma comunidade articulada que colabora para o desenvolvimento de negócios inovadores.  

“Temos muita clareza no posicionamento de ser uma instituição de excelência em educação em negócios no Brasil, aliando ensino, pesquisa e serviços ao ecossistema de inovação da Universidade”, destaca Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS.

Além da parceria na cobertura que será feita pela RBS, a Universidade também realizará uma cobertura especial em seus canais proprietários. Acompanhe! 

Rota da Inovação no Tecnopuc terá como foco agro e food techs  

O South Summit Brazil terá este ano uma nova edição da Rota da Inovação, que é uma iniciativa gratuita do Pacto Alegre dentro da agenda do evento com o objetivo de proporcionar uma imersão nos ambientes de inovação de Porto Alegre. O Tecnopuc participa da Rota da Inovação ao lado de Instituto Caldeira, Zenit (UFRGS) e Tecnosinos, cada um com dias, horários e temáticas próprios. 

No Tecnopuc, a Rota ocorrerá no dia 22, das 9h às 11h, com foco no agro. Na visita, será possível conhecer projetos, empresas, startups e cases de inovação em agro e food do ecossistema do Tecnopuc. O roteiro começa com as boas-vindas do coordenador do Celeiro AgFood Hub e professor da Escola de Negócios da PUCRS, Luís Humberto Villwock. Depois, haverá quatro painéis com especialistas: Ecossistema de Agfoodtech em Israel, com Ricardo Lomaski (Instituto de Tecnologia de Israel); Savefarm, com Gabriel Borges (CTO); Prospecta bio, com Lidia Fiuza (CEO), e Grazing, com Lidiane Raquel Eloy (CEO). 

“A Rota da Inovação no Tecnopuc irá enfatizar o tema agro e food techs, a partir da experiência de um dos lugares mais avançados em inovação nestas áreas no mundo, o Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, contando com o relato do Ricardo Lomaski. Na oportunidade, iremos apresentar nosso escopo de atuação ampliado, agregando food techs às nossas agtechs, apresentando o pitch de algumas startups vinculadas ao Celeiro AgFood Hub”, explica Villwock.

Serviço

Campus com foco total em Inovação 

A PUCRS receberá ainda, ao longo da semana, a Conferência IASP América Latina 2024. O evento, realizado pela Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) e pela Aliança para Inovação UFRGS, PUCRS e Unisinos, acontece de 18 a 20 de março de 2024. O encontro é uma oportunidade de conhecer e interagir com lideranças que transformam as realidades locais por meio da inovação. A programação conta com visitas técnicas a ambientes de inovação locais, painéis com especialistas de áreas de inovação e se integra com o South Summit Brazil. Clique aqui para saber mais.  

Sobre o South Summit   

O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Espanha Startup em 2014, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo.  

Leia também


Leia Mais Veja todas