PUCRS e HP oferecem bolsas integrais para o curso de Ciência de Dados e IA

Em sua segunda edição o Projeto Gladys disponibilizará duas bolsas de estudo integrais destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

05/04/2022 - 14h02

Possibilitar o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica em uma das áreas mais emergentes no Brasil e no mundo é o foco do Projeto Gladys, assim nomeado para homenagear Gladys Mae West, uma das mais importantes programadoras da história. A iniciativa, promovida pela HP Inc. em parceria com a PUCRS, oferece em sua segunda edição duas bolsas de estudos integrais, com duração de um ano e possibilidade de renovação por no máximo quatro anos, para a segunda turma do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Escola Politécnica da Universidade. As inscrições para o processo de pré-seleção podem ser feitas de 4 a 22 de abril.  

Para concorrer às bolsas, é necessário possuir renda familiar de até três salários-mínimos brutos por pessoa e ter cursado o Ensino Médio, em sua totalidade ou de forma parcial, em escola pública e/ou escola privada com bolsa de estudos integral. Durante a graduação, caso os estudantes selecionados pelo processo de seleção não venham a ter vínculo celetista e/ou cursar estágio não-obrigatório, além da bolsa, recebem também auxílio financeiro com valor variável, de acordo com o número de créditos cursados em cada semestre.  

Conectada com as tendências e necessidades da sociedade, a Ciência de Dados é uma área com grande potencial para rápida inserção no mercado de trabalho. O bacharelado na área prepara o estudante para atuar em posições de destaque nas equipes de Tecnologia da Informação dos mais variados ramos, desvendando dados e desenvolvendo novas tecnologias. Segundo o decano associado da Escola Politécnica e um dos idealizadores do projeto, professor Marcelo Yamaguti, em décadas de cooperação a parceria entre PUCRS e HP têm proporcionado oportunidades na formação, seja na graduação ou em pós-graduação.  

“Com o Gladys vimos a oportunidade de prover bolsas integrais. É mais uma prova de que a cooperação entre organizações faz com que alunos que pensam que entrar na Universidade é um sonho vejam isso se tornar uma realidade e tenham suas vidas transformadas”, destaca.  

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por PUCRS (@pucrs)

Como participar

A primeira etapa do processo é a inscrição para uma pré-seleção que será feita pela Comissão Organizadora. Depois, o candidato participará de uma entrevista remota realizada pelo WhatsApp, ferramenta que torna o processo mais acessível. No dia 13/5 será divulgada a lista de pré-selecionados que devem inscrever-se no Vestibular de Inverno da PUCRS até 6/6 e garantir a aprovação no curso de graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A prova acontece no dia 11 de junho e a divulgação dos selecionados será no dia 16/6. Entre as etapas do processo seletivo também está previsto o envio completo da documentação, conforme o edital. Saiba mais sobre o Projeto Gladys e o cronograma completo de seleção.

Impacto para transformar vidas

“O Projeto Gladys tem como objetivo proporcionar a transformação na vida de cada uma das pessoas selecionadas pela iniciativa por meio do apoio ao desenvolvimento profissional e inserção no mercado de trabalho em uma das áreas de maior crescimento na atualidade”, destaca o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira.

projeto gladys, bolsas integrais ciência de dados

Decano associado da Escola Politécnica e um dos idealizadores do projeto, professor Marcelo Yamaguti/Foto: Jonathan Heckler

Para a HP Inc., uma das três empresas de tecnologia com maior diversidade no País, a ampliação da diversidade, equidade e inclusão é um dos principais fatores para impulsionar a inovação nos negócios e o desenvolvimento de soluções para a sociedade. O presidente da HP Inc. Brasil, Claudio Raupp, destaca as ações da empresa na busca pela igualdade social.

“Temos o histórico de promover iniciativas de diversidade, equidade e inclusão, e a parceria com a PUCRS reforça esse posicionamento. Nosso objetivo é fazer a diferença na vida desses estudantes, para poderem crescer em suas profissões e contribuir não só com o desenvolvimento de novas tecnologias, mas com a formação de uma sociedade mais justa e igualitária”.

O reitor destaca ainda que a parceria une propósitos em comum e contempla a missão da PUCRS de oferecer oportunidades que promovam uma formação humana e profissional que vise ao desenvolvimento de uma sociedade justa e fraterna. “Queremos ser ponte para um perfil de profissional cada vez mais necessário não apenas em startups e grandes corporações, mas na sociedade, que consiga empregar conhecimento em dados e tecnologia de maneira ética e responsável, para melhorar a vida das pessoas e das organizações”, ressalta.

Inspiração para quem sonha com uma carreira na área

Gladys Mae West é uma cientista norte-americana reconhecida pela contribuição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Graduada em matemática, ela foi pesquisadora e professora, além de atuar por 42 anos na base naval dos Estados Unidos em Dahlgren, no estado da Virgínia, EUA, sendo a segunda mulher negra a integrar a equipe. A cientista foi uma das principais responsáveis pela criação do sistema de posicionamento global (GPS), inovação presente em boa parte do cotidiano atual. Mulher, negra e de origem pobre, foi apontada entre as 100 mulheres influenciadoras e inspiradoras do mundo em 2018 pela iniciativa BBC 100 Women.

A turma cresce

projeto gladys, bolsas integrais ciência de dados

Rafaela Varão Albuquerque e Daniela Oliveira do Amaral, líder técnica do LIS-PUCRS (HP Software Innovation Lab)./Foto: Jonathan Heckler

Na primeira edição do projeto, seis estudantes ingressaram na PUCRS. Rafaela Varão Albuquerque, de 20 anos conta que tem sido um divisor de águas em sua vida.

“É uma oportunidade sem igual, é para mudar a vida mesmo. Tu entras aqui e tua perspectiva de futuro muda, oportunidades se abrem, eu vejo minha trajetória se desenhando. O projeto é incrível. Venho de escola pública, de outro grupo social e encontrei aqui uma oportunidade sem igual. Seja no convívio com pessoas daqui que tem Ph.D., que tem dupla titulação, eu nunca pensei que conviveria com pessoas assim, por isso, tento aprender ao máximo em cada contato. Seja também pelo acolhimento que a PUCRS oferece, como o serviço psicossocial, de orientação para a carreira, é uma mudança que eu não conseguiria imaginar”, conta.

Com duração de quatro anos, a graduação Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS faz parte de um ecossistema de inovação composto por um Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação, cursos de pós-graduação stricto e lato sensu reconhecidos nacional e internacionalmente e o hub de IA e Ciência de Dados do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

Serviço:

Bolsas integrais para cursar Ciência de Dados e IA na PUCRS

Inscrições para a pré-seleção: 4 a 24 de abril de 2022.

Exigências preliminares:

  • Envio de documentação exigida pelo edital e disponibilidade para entrevista remota por WhatsApp com a Comissão Organizadora;
  • Renda familiar de até três salários-mínimos brutos por pessoa;
  • Ter cursado Ensino Médio, em sua totalidade ou de forma parcial, em escola pública e/ou escola privada com bolsa de estudos integral;
  • Aprovação no Vestibular de Inverno 2022 da PUCRS no curso de Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Leia também: 5 formas de ingressar e cursar sua graduação na PUCRS


Leia Mais Veja todas