PUCRS oferece bolsas integrais para três cursos de licenciatura

Universidade está entre as selecionadas em edital do Ministério da Educação para incentivo à formação de professores 

27/07/2022 - 18h06

Bolsas LicenciaturasFortalecer a educação é fortalecer o nosso futuro. E para continuar promovendo ainda mais a profissionalização da área, a PUCRS oferece, conforme previsto no edital 66/2021, do Ministério da Educação, quatro bolsas integrais para cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras Português e Ciências Biológicas, incentivando o desenvolvimento de novos talentos e ampliando as oportunidades.  

Quem pode participar? 

As bolsas são destinadas a:

  • Professores da rede pública de ensino ou conveniadas*, sem curso superior concluído, mas com vínculo à uma Instituição de Ensino Superior.
  • Público em geral com interesse em dar continuidade na sua graduação em licenciatura, que tenha realizado ENEM entre 2012 e 2020 e possua vínculo à uma Instituição de Ensino Superior.

*No ato da matrícula, é preciso comprovar o vínculo com uma instituição.

Como faço para me inscrever? 

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas somente de forma presencial, mediante entrega dos documentos exigidos no Edital, junto ao Núcleo de Serviços da Coordenadoria de Registro Acadêmico, localizado no térreo do prédio 15, na Central de Atendimento ao Aluno da PUCRS, até o dia 4 de agosto, das 8h às 20h, podendo ser prorrogado caso ainda haja disponibilidade de vagas.

O processo de ingresso será exclusivamente via transferência e as vagas serão ofertadas exclusivamente para ingresso no nível II dos currículos: 9113 Pedagogia, 9111 Letras Português e 9606 Ciências Biológicas Licenciatura. Os documentos referentes às normas para os cursos de bolsas licenciaturas podem ser conferidos no edital. 

Compromisso com o incentivo à educação  

A PUCRS, através de uma rede formada com Universidade La Salle (Unilasalle) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está entre as selecionadas por meio do edital 66, do Ministério da Educação (MEC). Os currículos contemporâneos, com forte caráter interdisciplinar e com inserção no ambiente escolar do primeiro ao último semestre dos cursos oferecidos pelas Instituições foram significativos para a escolha das universidades.   

O projeto aprovado pelo MEC, contou com o incentivo das Secretarias de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e dos municípios de Porto Alegre e Guaíba, por meio de cartas de apoio, estabelecendo o compromisso de estimular seus docentes, sem formação superior, a participarem do processo. 

Os cursos de licenciaturas são presenciais, contando também com disciplinas online e práticas desde o início do curso, que devem ser realizadas na rede pública ou conveniada. Todos os/as candidatos/as ao edital, no momento da matrícula, devem se comprometer a completar o curso em 4 anos. 

A PUCRS também disponibiliza aos estudantes consultoria de carreira, orientação psicossocial, escuta e acompanhamento gratuitos. Além disso, a Universidade conta com programas de pesquisa e internacionalização. Conheça todos os diferenciais. 

Serviço 

Bolsas para licenciaturas na PUCRS 

  • Cursos: Pedagogia, Letras (Língua Portuguesa) e Ciências Biológicas (Licenciatura)  
  • Público: Professores/as da rede pública de ensino ou suas conveniadas sem formação superior e interessados/as em ingressar na primeira graduação que tenham realizado o ENEM entre 2012 e 2020 
  • Inscrições: Gratuitas, de 18/07 a 04/08, de forma presencial, junto ao Núcleo de Serviços da Coordenadoria de Registro Acadêmico, localizado no térreo do prédio 15, na Central de Atendimento ao Aluno. Confira o edital com a listagem dos documentos necessários aqui. 
  • Divulgação dos resultados: os candidatos serão avisados individualmente e a matrícula será realizada obrigatoriamente em todos os componentes curriculares do módulo, não sendo permitido cancelamento de disciplina nem trancamento de matrícula, sob pena de perda do benefício. 

As bolsas de licenciatura PUCRS 2022 estão previstas no edital número 66/2021 do Ministério da Educação que tem como objetivo a implementação do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares. 


Leia Mais Veja todas