Dev The Devs tem 2.100 vagas abertas para capacitação de jovens do Sul do País

Programa com o apoio do Tecnopuc promove formação gratuita para estudantes do Ensino Médio na área de TI

23/08/2022 - 17h00

DEV THE DEVSO mercado de Tecnologia da Informação (TI) deve criar 420 mil novas vagas até 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). No entanto, estima-se que, até lá, 150 mil vagas não sejam preenchidas por falta de pessoas qualificadas. Diante desse contexto, o programa Dev the Devs, tem como objetivo oportunizar a formação de jovens que desejam iniciar a carreira na área da TI.   

A partir de um curso online de formação inicial para desenvolvedores de sistemas, a segunda edição da iniciativa promoverá qualificação gratuita para 2.100 jovens da região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, serão ofertadas 700 vagas para meninos e meninas. As inscrições estão abertas até o dia 28 de agosto. 

O curso terá a duração de quatro meses, em formato online e totalmente gratuito. Para se candidatar a uma das vagas, o estudante precisa estar cursando o ensino médio da rede pública do seu Estado, ter mais de 16 anos, acesso à internet e um computador. A formação terá início no mês de setembro, e conta com cinco módulos que poderão ser acessados quando e onde o estudante desejar, além de encontros ao vivo.  

O programa é correalizado pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), pela Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e pela Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS), com apoio da Secretaria da Educação do Estado, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e do Inova RS, e possui patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).   

Impacto social e protagonismo para o futuro  

dev the devs, tecnologia da informação, TI

Estudantes da rede estadual do RS terão acesso a formação gratuita na área de TI / Foto: Pexels

Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy reforça a importância do impacto social promovido pela iniciativa.  

“Com o Dev the Devs queremos dar ainda mais força para o impacto social que rege as nossas ações institucionais. Esperamos que estes jovens aproveitem ao máximo essa formação e se tornem profissionais de tecnologia no nosso ecossistema de inovação gaúcho. Cada um dos estudantes que se inscrever será protagonista da sua história, e a educação é o meio pelo qual cada um poderá construir seu futuro. Queremos estar juntos nesta construção”, destaca.

Daniela Carrion, community manager do Tecnopuc e coordenadora do Programa, destaca a importância da ampliação do Dev The Devs. “Lançar a segunda edição do Dev the Devs nos três estados é um motivo de muito orgulho, porque evidencia a relevância da formação profissional dos jovens para o desenvolvimento econômico e social, não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em outras regiões do País”, completa Daniela. 


Leia Mais Veja todas