Programa com o apoio do Tecnopuc oportuniza a formação de mil jovens na área de TI

Projeto Dev the Devs será lançado nesta quinta-feira, 16 de setembro, e promove a formação gratuita na área de Tecnologia da Informação para estudantes da rede estadual do Rio Grande do Sul

15/09/2021 - 17h03
dev the devs, tecnologia da informação, TI

Estudantes da rede estadual do RS terão acesso a formação gratuita na área de TI / Foto: Pexels

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) deve criar 420 mil novas vagas até 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). No entanto, estima-se que, até lá, 150 mil vagas não sejam preenchidas por falta de pessoas qualificadas. Diante desse contexto, o programa Dev the Devs tem como objetivo oportunizar a formação de jovens que desejam iniciar a carreira na área da TI.  

A partir de um curso online de formação inicial para desenvolvedores de sistemas, a iniciativa promoverá qualificação gratuita para mil jovens – 500 meninos e 500 meninas – da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul.  A formação será realizada entre os meses de novembro e fevereiro e conta com cinco módulos que poderão ser acessados quando e onde o estudante desejar, além de encontros ao vivo. 

O programa é correalizado pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), pela Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e pela Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS), com apoio da Secretaria da Educação do Estado, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e do Inova RS, e possui patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).  

O lançamento oficial do Dev the Devs acontece nesta quinta-feira, 16 de setembro, às 11h, com transmissão pelo canal da PUCRS e do BRDE no YouTube. As inscrições para o programa poderão ser realizadas a partir da terça-feira, 21 de setembro, neste link. Os estudantes devem realizar o login com o e-mail @educar.rs.gov.br para ter acesso à página.

Impacto social e protagonismo para o futuro 

Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy reforça a importância do impacto social promovido pela iniciativa. “Com o Dev the Devs queremos dar ainda mais força para o impacto social que rege as nossas ações institucionais. Esperamos que estes mil jovens aproveitem ao máximo essa formação e se tornem profissionais de tecnologia no nosso ecossistema de inovação gaúcho. Temos certeza de que é só o início desse programa que ainda transformará muitas vidas. Cada um dos estudantes que se inscrever será protagonista da sua história, e a educação é o meio pelo qual cada um poderá construir seu futuro. Queremos estar juntos nesta construção”.  

De acordo com a secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, o sistema educacional público, que abriga 82% dos jovens gaúchos, precisa criar oportunidades como o Dev the Devs para preparar profissionais para o futuro. “No mundo que nos aguarda, com realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e internet das coisas, precisamos guiar nossos jovens para um novo modelo. Não dá mais para pensar na inovação como característica de algumas pessoas e alguns grupos. Ecossistema pressupõe todo mundo”. 

Raquel Teixeira ainda ressalta que promover a inserção de mil jovens de escolas públicas na TI é um presente. “Não só para esses estudantes e suas famílias, mas é também o que se espera de um Estado responsável que prepara seu recurso mais precioso, que é o capital humano para um futuro moderno e próspero”, completa. 


Leia Mais Veja todas