Mobilidade elétrica: PUCRS será sede brasileira de empresa sul-coreana líder na fabricação de estações de recarga

A fabricante global de estações de recarga Chaevi iniciará sua operação brasileira no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS

01/12/2022 - 10h21
assinatura chaevi

Assinatura do termo de compromisso com a Chaevi contou com representantes da PUCRS e da empresa sul-coreana / Foto: Giordano Toldo

Dando sequência às ações de fortalecimento da mobilidade elétrica no Rio Grande do Sul e no País, a PUCRS firmou contrato com uma das maiores fabricantes de estações de recarga para veículos elétricos. A empresa sul-coreana Chaevi escolheu o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) para a expansão de suas atividades no mercado brasileiro. Na ocasião, a empresa também instalou duas estações de carga no Campus. 

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), entre janeiro e outubro de 2022, 114 modelos diferentes de veículos eletrificados leves (híbridos e elétricos plug-in) foram emplacados no Brasil. Com o segmento de mobilidade elétrica em constante crescimento, diferentes ações vêm sendo promovidas pela PUCRS para participar ativamente deste cenário de desenvolvimento: desde conexões com ecossistemas de inovação nacionais e internacionais, a promoção de pesquisa e mobilização em universidades até a criação do E-mobility, um laboratório para testes de segurança e desempenho de baterias que está sendo implementado no Campus. No dia 30/11 uma reunião para debater as primeiras políticas públicas para carros elétricos no Rio Grande do Sul foi realizada no Campus. O encontro contou com representantes do poder público, empresas, universidades e especialistas da área.

A vinda da operação da Chaevi para a PUCRS é uma iniciativa do Labelo e do Plug Future Mobility – um hub do Tecnopuc que tem como propósito fomentar a união de diferentes atores da sociedade que busquem soluções, serviços e produtos para novos modelos de mobilidade. A Universidade acredita que as características de um ambiente de formação de profissionais, pesquisa, inovação e conexão para diferentes atores da sociedade é perfeito para a materialização das ações nesta área. Neste momento, a Chaevi estará presente no Parque Tecnológico na modalidade softlanding, na qual a empresa estuda o mercado brasileiro e passa a desenvolver relações com novos parceiros e clientes no Brasil.   

Estações de carga para veículos elétricos instaladas no Campus / Foto: Divulgação

Participaram do ato de assinatura do termo de compromisso com a Chaevi o secretário municipal de inovação, Luís Carlos Pinto, o diretor administrativo de Qualidade de Serviços e Operações da PUCRS, Milton Stella, a gestora de Prospecção e Negociação do Tecnopuc, Daniela Eckert, o professor e coordenador do Plug Future Mobility Hub, Eduardo Pellanda, os gerentes – de vendas no exterior da Chaevi, Hyunsam Cho, e de estratégia, Taewoong Na – , o diretor executivo da PCN, Kim Rieffel e o gestor de Relações institucionais e P&D da PCN Latin América, André da Rocha Ferreira.  

Sobre a Chaevi 

A Chaevi é uma empresa que fornece uma solução integrada completa, desde a fabricação de carregadores de veículos elétricos até a instalação, gerenciamento, operação e serviço de pagamento. Desde a sua criação em 2016, desenvolveu cerca de 80 grupos de produtos com tecnologia própria, desde carregadores lentos de 7kW até carregadores rápidos de 50kW, 100kW, 200kW e carregadores ultrarrápidos de 400kW, e fornece serviços de carregamento personalizados adequados para automóveis de passageiros, veículos comerciais, ônibus, entre outros. No final de 2021, cerca de 25 mil carregadores foram instalados na Coreia, principalmente carregadores rápidos públicos, e 4 mil deles são operados diretamente. Atualmente, Chaevi está em processo de pioneirismo em mercados estrangeiros com base em uma experiência comercial bem-sucedida na Coreia.


Leia Mais Veja todas