PUCRS e UOL EdTech lançam graduação online inovadora com plataforma exclusiva e conteúdo autoral

Novo formato de ensino é feito sob medida para proporcionar a melhor experiência para estudantes e garantir mais autonomia em seus processos de aprendizado

10/11/2022 - 11h56
graduação online pucrs

Inscrições para os dez cursos de formação ágil já estão abertas no site online.pucrs.br / Foto: Divulgação

Contribuir para uma educação cada vez mais acessível, com oportunidades de aprendizagem sem fronteiras geográficas e temporais é um dos objetivos do ensino online na PUCRS. Atenta às demandas da sociedade e do mercado, a Universidade, em parceria com a UOL EdTech, maior empresa de tecnologia para a educação do País, lança a Graduação PUCRS Online – modalidade em que estudantes podem realizar uma formação ágil, de excelência e sob medida para o tempo e às necessidades de cada um.  

Os/as alunos/as poderão contar com uma experiência digital completa para se desenvolver estando em qualquer lugar. São dez cursos de áreas diferentes e promissoras, com ênfases atualizadas e focadas nas tendências do mercado. A partir do dia 10 de novembro já é possível realizar a inscrição para os cursos de Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Marketing, Processos Gerenciais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Banco de Dados.  

“Esse é um marco significativo na nossa história, pois se trata de um movimento de transformação no setor educacional. Com essa entrega, estamos proporcionando uma experiência de aprendizado online inovadora e interativa em que o aluno é o protagonista da sua própria formação. Expandindo toda nossa expertise que já construímos com os cursos de pós-graduação e MBA para a graduação”, afirma Adriana Kampff, pró-reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS.  

Confira as ênfases de cada curso

Graduação PUCRS Online da Escola de Negócios 

  • Comércio Exterior: Negócios e Operações Globais  
  • Gestão Comercial: Negócios Digitais  
  • Gestão de Recursos Humanos: Pessoas, Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho 
  • Gestão Financeira: Finanças e Investimentos 
  • Gestão Pública: Inovação e o Novo Setor Público 
  • Marketing: Influência e Mídias Digitais  
  • Processos Gerenciais: Transformação Digital de Organizações  

Graduação PUCRS Online da Escola Politécnica 

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Full-Stack e Mobile 
  • Gestão da Tecnologia da Informação: Soluções Baseadas em Nuvem  
  • Banco de Dados: Ênfase em Data Analytics 

Confira mais detalhes de cada curso e faça a sua inscrição no site da Graduação Online: online.pucrs.br

Como será a dinâmica da Graduação PUCRS Online? 

Idealizada para atender pessoas com necessidades diversas, a Graduação PUCRS Online conta com um modelo de ensino baseado no aprendizado ativo, em que o/a estudante é protagonista do seu aprendizado a partir de projetos e experiências práticas. O aprendizado de excelência anda ao lado da agilidade: todos os cursos possuem duração de até dois anos e meio e permitem ao estudante o aproveitamento e a aplicação imediata do conhecimento.  

graduação online

Foto: Divulgação

A flexibilidade também é um destaque, já que as aulas são 100% online e assíncronas, ou seja, é possível escolher o melhor dia e horário para assisti-las, construindo seu próprio ritmo e dinâmica de estudos. Isso não significa, entretanto, que o/a estudante estará desamparado. Neste modelo de aprendizagem, há uma rede de apoio completa, que garante aos alunos e alunas o acompanhamento de mentores especialistas – preparados para ajudá-los/as a superar desafios e desenvolver ao máximo todas as suas capacidades.  

Além disso, profissionais de referência irão acompanhar a jornada pedagógica de cada aluno/a, oferecendo suporte no dia a dia do uso da plataforma. O/a estudante também receberá feedbacks qualitativos sobre os trabalhos e projetos desenvolvidos em todas as disciplinas, assim como será ativamente contatado caso tenha dificuldades ao longo do curso. 

Os/as estudantes também terão acesso gratuito aos serviços do Centro de Apoio Discente da PUCRS, que oferece atendimento psicossocial e apoio à educação inclusiva. Para Alex Augusto, CEO do UOL EdTech, esse novo formato democratiza o acesso do aluno a um conteúdo de excelência. 

“Um aprendizado contínuo, atual e qualificado exige uma excelente tecnologia digital para permitir ao aluno acessar o conteúdo de qualquer lugar. E é aí que se consolida a parceria da PUCRS e do UOL EdTech. Esta união ajuda a criar a melhor versão digital da Universidade, em um projeto que foi estruturado com foco na melhor experiência de aprendizagem digital”, destaca.   

Qualidade na velocidade que demanda o mercado 

A experiência da nova modalidade é feita sob medida para quem precisa personalizar a rotina para encaixar um curso de graduação. E mais do que isso: permite que o/a estudante se conecte com o mercado por meio da vivência do modelo de ensino digital da Pós-Graduação PUCRS Online, também desenvolvido em parceria com a UOL EdTech. Ou seja, é possível aprender, ainda na graduação, com professores convidados renomados do mercado nacional e internacional: todas as disciplinas contarão com aulas da pós integrando os materiais didáticos da graduação. Essa conexão com o mercado é potencializada por meio da curricularização do empreendedorismo – movimento pelo qual a Universidade é reconhecida.  

“Na PUCRS, educação empreendedora significa aprender a gerar benefícios à sociedade. O desenvolvimento de competências empreendedoras é uma característica marcante em todos os cursos da Graduação PUCRS Online, estando presente como pilar transversal de todas as disciplinas, mas também como objeto de estudo de disciplinas específicas”, pontua Adriana. 

Além disso, o estudante poderá contar com as atividades digitais do ecossistema de educação, empreendedorismo e inovação existente na PUCRS, bem com muitos benefícios para o desenvolvimento de carreira e inserção no mercado de trabalho.  

Tanto quanto as habilidades empreendedoras, essenciais nos dias de hoje, a internacionalização do currículo passa a ser um diferencial no mercado de trabalho. Na PUCRS, busca-se a formação dos estudantes a partir de competências para atuar no mundo globalizado, independentemente da nação ou cultura de origem. Por isso, a Graduação PUCRS Online também prevê essa possibilidade, por meio de trabalhos integrados com instituições parceiras no exterior.  

graduação online pucrs

Foto: Divulgação

Os alunos e alunas poderão participar de atividades desenhadas para desenvolver a interculturalidade e o respeito à diversidade cultural. Além disso, o estudante poderá participar de todas as atividades digitais do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade e, eventualmente, ter experiências internacionais – digitais ou presenciais. Atualmente, a mobilidade acadêmica presencial possui convênio com 85 universidades em 24 países, como Alemanha, Argentina, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Japão e Portugal, por exemplo. 

Já as dúvidas sobre inserção no mercado de trabalho podem ser tiradas com o PUCRS Carreiras, serviço gratuito que disponibiliza aconselhamento de carreira com o intuito de orientar os futuros profissionais para um mercado de trabalho em constante mudança. Os/as estudantes poderão usar a plataforma e, ainda, terão possibilidade de participar das oficinas online e orientações individuais.

Um jeito único de aprender   

A qualidade de uma das melhores universidades da América Latina ao alcance de pessoas de todo o Brasil com um formato inovador – assim podemos definir a Graduação PUCRS Online. A autoria do conteúdo e dos materiais dos cursos é considerada um dos valores fundamentais neste modelo de ensino. Ao contrário da maioria das instituições do mercado, são os professores da PUCRS que assumem o papel de conteudistas e que desenvolvem, com suporte de uma equipe multidisciplinar, o material de cada disciplina. 

Leia também: Inscrições abertas para intensivos de idiomas na PUCRS

O aprendizado, nesse formato, não se dá somente a partir de videoaulas tradicionais, mas também por meio de podcasts, atividades interativas, leituras orientadas e mapas mentais, por exemplo. A intenção é adotar mídias variadas para explorar as potencialidades dos diferentes formatos. Além dos espaços de aulas em vídeo, todas as disciplinas contarão com um espaço especialmente pensado para abrigar esses conteúdos.  

Tudo isso só é possível por conta da excelência e qualificação do corpo docente, que atua na construção de um processo de ensino-aprendizagem com autoridade científica e conexão com os desafios da atualidade. Nossos pesquisadores/as, mestres/as e doutores/as estão em um constante processo de formação. Além disso, são referências em suas áreas de atuação e têm trajetórias profissionais muito potentes.  

“Os/as docentes não apenas construíram os conteúdos e métodos de cada um dos cursos, mas também acompanharão de perto a performance dos estudantes e estarão, constantemente, atualizando e revisando os currículos e objetos de aprendizagem”, destaca o vice-reitor, Ir. Manuir Mentges. 

O aprendizado pela pesquisa também é uma oportunidade na Graduação Online. Além de aprender com pesquisadores de excelência, o/a estudante poderá participar dos grupos de pesquisa por meio da iniciação científica. Entre as modalidades de bolsa oferecidas está o IC voluntário onde o aluno pode se inserir em um grupo de pesquisa atuando no desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos. A Escola de Negócios e a Escola Politécnica contam com estruturas cadastradas e professores aptos a receberem alunos para Iniciação Científica Voluntária na modalidade online ou Iniciação Científica na modalidade presencial.
 

Educação integral e impacto social  

living 360 pucrs

Foto: Bruno Todeschini

A formação humanística e sociorresponsável é uma das premissas do ensino na PUCRS. Independentemente da modalidade, a instituição busca preparar o estudante para um mundo de rápidas transformações e de reconfiguração das noções de trabalho, comunidade e humanidade.  

“Esse é um dos pilares que sustentam os projetos pedagógicos de cada um dos cursos. Além disso, todas as graduações irão contar com disciplinas que abordarão essa temática, como ensino de libras, ética e espiritualidade, por exemplo, explica a pró-reitora. 

Ao final do curso, os/as estudantes serão orientados a desenvolver projetos de impacto social em sua comunidade e regiões próximas ao polo. Esse será um dos únicos momentos em que as atividades serão realizadas em formato presencial.  

Um membro de nossa comunidade universitária 

Ao ingressar na Graduação PUCRS Online, o/a estudante poderá aproveitar as oportunidades de uma das melhores universidades privadas da América Latina, como eventos online, atividades especiais, benefícios exclusivos e uma rede de conexão completa com o mercado de trabalho. Além disso, poderá utilizar todas as estruturas físicas do Campus em Porto Alegre, como uma das mais modernas bibliotecas do Brasil, ambientes de estudo e convivência, espaços de alimentação e conveniência, por exemplo.  

A biblioteca também está disponível digitalmente, sendo liberado o acesso para todos os/as alunos/as – de onde quer que estejam – a milhares de e-books nacionais e internacionais. 

INGRESSE NA GRADUAÇÃO ONLINE DA PUCRS EM 2023


Leia Mais Veja todas