Quem somos

Somos um laboratório de pesquisa focado em temas relacionados à desigualdade, pobreza e mercado de trabalho, composto por pesquisadores das áreas de Economia e Sociologia da PUCRS.

O que fazemos

Elaboramos estudos e relatórios sobre temas de desigualdade, pobreza e mercado de trabalho, baseados em dados públicos oficiais. O diferencial do nosso trabalho é produzir análises acessíveis que contribuam para o debate público sobre estes temas.

Área de atuação

Desigualdade

O laboratório produz análises e estudos buscando oferecer insumos para entender a situação atual e a dinâmica da desigualdade no Brasil. Mais especificamente, nos interessamos em explorar as diversas dimensões da desigualdade, através de análises específicas envolvendo diversos aspectos socioeconômicos.


Boletim-Desigualdade nas Metrópoles

Pobreza

O laboratório desenvolve análises a respeito do comportamento da pobreza, contemplando tanto a sua diversidade conceitual quanto a realização de decomposições. Partindo das medidas monetárias tradicionais, calcula-se a incidência e a intensidade da pobreza monetária e multidimensional na população em geral, por gênero e grupos etários selecionados.

Mercado de trabalho

Emprego e renda são elementos centrais nas sociedades modernas. Nesta área, o laboratório propõe análises apuradas sobre diferentes aspectos do mercado de trabalho. No intuito de contribuir com o debate público, nossas análises trazem perspectivas mais amplas sobre a dinâmica do mercado de trabalho no país.


Equipe

André Ricardo Salata
Sociologia, coordenador

Doutor em Sociologia, pesquisador de produtividade do CNPq e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS. Desenvolve estudos na área de estratificação e desigualdades sociais.


Pesquisadores PUCRS
Lattes

Ely José de Mattos
Economia, coordenador

Economista, doutor em Economia Aplicada, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS. Estuda temas ligados à desenvolvimento e meio ambiente.


Pesquisadores PUCRS
Lattes

Izete Pengo Bagolin
Economia, pesquisadora

Economista, doutora em Economia Aplicada, pesquisador de produtividade do CNPq, professora dos Programa de Pós-Graduação em Economia, Serviço Social e Filosofia da PUCRS. Estuda temas ligados à pobreza, desenvolvimento humano e desigualdade.

Pesquisadores PUCRS
Lattes