PUCRS entrega protetor facial número 10 mil

A produção dos materiais ocorre desde março no Tecnopuc Fablab em um movimento que envolve a Universidade, o Tecnopuc e organizações apoiadoras

31/07/2020 - 16h05
protetor facial, doações, tecnopuc, covid-19

Presidente da Associação de Pais do Colégio Marista São Francisco (APAMESFRA), Claudete Miranda Abreu; Diretor do Colégio Marista São Francisco, Ir. Jader Luiz Henz; Gestor Hospitalar do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, Pedro Henrique Quevedo / Foto: Divulgação Tecnopuc

Desde março, com o início da pandemia do Coronavírus no Brasil, a PUCRS, por meio do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), iniciou um movimento de produção e doação de protetores faciais para os profissionais e instituições de saúde e assistência social envolvidos no esforço de combate à Covid-19. O Tenocpuc articula uma séria de parcerias para esta ação, que envolvem a doação de protetores faciais, insumos e impressoras 3D, assim como a produção própria no Parque. A produção é realizada no Tecnopuc Fablab, laboratório do Tecnopuc gerido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia). Todas as entregas são feitas pessoalmente pelo Assessor de Relações Institucionais da Reitoria da PUCRS, Solimar Amaro. As ações que envolvem o Hospital São Lucas são realizadas em conjunto com a Gerente de Captação de Recursos e Projetos do HSL, Izadora Silveira. Nesta semana, a ação atingiu o marco de 10 mil protetores entregues. A iniciativa conta com parceiros como Unimed, Projeto GRU, Taurus, Still, Grendene, Senge, Braskem, Laerdal Medical, BIA e IBASE.

O Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, salienta: “Estamos vivenciando um tempo sem precedentes na história da humanidade. Parece-me que uma experiência comum é aquela que quando achamos que tínhamos as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas. Motivo de alegria a relevante contribuição no sentido de minimizar os riscos e priorizar a saúde com a produção dos protetores faciais, que alcançam a marca de 10 mil peças doadas pela PUCRS. Parabenizo o Tecnopuc pela dedicação de cada um, e agradeço as empresas parceiras que contribuem de forma significativa para essa ação em prol da saúde”.

Entrega do protetor 10 mil

O protetor facial de número 10 mil foi entregue pelo Colégio Marista São Francisco para a Santa Casa de Rio Grande, no sul do Estado. A conexão entre a ação do Tecnopuc e o Colégio Marista foi realizada pelo Ir. Manuir José Mentges, Pró-Reitor de Graduação e Educação Continuada da PUCRS (PROGRAD). Ele explica que o momento convida a atuações conjuntas e inovadoras, integrando ensino, pesquisa, extensão. “Neste sentido, as ações integradas entre os espaços da Rede Marista fortaleceram o vínculo e o nosso papel de contribuição, por meio da educação, para com a sociedade. Mobilizamos nossas estruturas na área social, colégios, Universidade, Hospital São Lucas, Inscer, Tecnopuc e outras, para juntos enfrentarmos este momento desafiador”, comenta o Pró-Reitor.

O diretor do Colégio Marista São Francisco, Ir. Jader Luiz Henz, relembra que a solidariedade é um valor presente na instituição Marista desde os primórdios da sua fundação. “Encontramos, nos livros de história Marista, relatos do Pe. Champagnat e dos primeiros irmãos, abrindo mão do pouco que tinham para doar aos que mais precisavam. Mais do que nunca, hoje, o olhar sensível às situações que exigem a nossa ajuda, levou o Colégio Marista São Francisco, em parceria com a Associação de Pais e Mestres e a PUCRS, a fazer essa doação à Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. É uma singela maneira de retribuir ao imenso trabalho realizado pelos profissionais de saúde no combate a essa pandemia”, frisa Ir. Jader.

O Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, afirma que esta ação do Tecnopuc está inserida nos esforços da Universidade de mitigar os efeitos da pandemia na sociedade gaúcha, em especial para entidades e ações sociais, clínicas geriátricas e hospitais. “Temos a certeza que estes primeiros 10 mil protetores faciais ajudaram muitas instituições a proteger seus profissionais das áreas de saúde e assistência social, seus pacientes e estudantes e pesquisadores, bem como nosso Hospital São Lucas, o Inscer, as áreas de ensino, pesquisa e administração da PUCRS e ações sociais de nossa Mantenedora. Nesta caminhada, desde março, contamos com um número crescente de parceiros que se uniram a nós neste esforço. Empresas como Unimed, Projeto GRU, Taurus, Stihl e Grendene forneceram insumos, protetores faciais e impressoras 3D para nossas ações. As novas impressoras 3D, doadas pelo convênio com a Unimed, serão usadas após a pandemia no novo Tecnopuc Fablab, que será instalado no Living 360º em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e o Ideia, para uso de nossos estudantes de graduação”, complementa Audy.

protetor facial, doações, tecnopuc, covid-19

Relações Institucionais da PUCRS, Solimar Amaro, e Ir. Miguel Orlandi, coordenador do Cen​tro Social Marista Irmão Antônio Bortolini / Foto: Divulgação Tecnopuc

Entrega para galpões de reciclagem

Também nesta semana ainda foram entregues protetores faciais doados pela PUCRS em parceria com o Projeto GRU, Taurus e Stihl para ações dos Irmãos Maristas em galpões de reciclagem. O coordenador do Cen​tro Social Marista Irmão Antônio Bortolini e vice-diretor da Escola de Educação Infantil Marista Menino Jesus, Miguel Orlandi, foi o responsável por receber as doações. De acordo com ele, a ação está possibilitando o cuidado e proteção à Rede de Recicladores e Recicladoras da Região Metropolitana.

Ir. Miguel destaca: “Já são dezenas de Recicladores que estão protegidos, trabalhando dentro de normas de segurança. Antes estavam desprovidos do equipamento, especialmente pelo custo. Com novos tempos, encontramos novas formas de solidariedade, e a doação destes protetores é uma delas. Todas as Unidades de triagem de Porto Alegre agradecem a doação. Assim se protege um grupo social que é de extrema vulnerabilidade e geralmente esquecido nas ações sociais. A Solidariedade aproximou a Universidade, o Tecnopuc e Catadores, que poderão continuar cuidando do planeta com mais tranquilidade”.

Abertura dos Laboratórios do Tecnopuc: como participar?

A iniciativa integra um movimento do Tecnopuc de abrir seus laboratórios (Tecnopuc Fablab, Tecnopuc Crialab e Tecnopuc Usalab) para soluções inovadoras que combatam a pandemia. As propostas recebidas são avaliadas por uma equipe técnica que identifica a possibilidade de atendimento nos laboratórios, envolvendo o Tecnopuc e Ideia, que está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade (Propesq). Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link: bit.ly/labs_tecnopuc.

A executiva do Tecnopuc e coordenadora do movimento de abertura dos laboratórios, Flávia Fiorin, destaca que até o momento mais de 100 instituições foram atendidas. “São solicitações de mais de 23 mil protetores faciais, 10 mil protetores entregues entre produção do Tecnopuc Fablab e as doações do Projeto GRU, Taurus e Sthil”, conta Flávia.

O coordenador do Ideia, Eduardo Giugliani, conta que a força-tarefa de produção de máscaras completa 4 meses e meio funcionando desde o início da pandemia. “O momento nos ofereceu a possibilidade de conhecer melhor as pessoas. Foi formada uma rede de colaboradores absolutamente importante. E esse é o melhor resultado: a capacidade que as pessoas têm de se adaptar e se transformar de uma forma muito rápida para um novo contexto, que até a primeira quinzena de março era incerto e imprevisto. E o fato de contar com colaboradores além das suas horas, em finais de semana, demonstra uma capacidade do ser humano de oferecer uma contribuição em prol do bem comum. Isso é imensurável. É o grande resultado desse período atípico que vivemos”, realça Giugliani.

Histórico de doações

A entrega dos protetores faciais, que ocorre desde março, teve como um dos principais atores da linha de frente das entregues o Relações Institucionais da PUCRS, Solimar Amaro. Ele relembra um pouco sobre a experiência: “As entregas dos protetores faciais para inúmeras Instituições foram uma oportunidade de testemunhar o ‘olhar de gratidão’ destes ‘guerreiros da Ponta’. Casas de Acolhimento aos Idosos, Hospitais e UPAS, Centro Sociais, Galpões de Reciclagem, Policiais, IGP e IML. Renovo ‘ponta’, pois não terceirizamos as entregas, tivemos o cuidado de como PUCRS visitarmos e entregarmos em cada unidade suas demandas. Nosso Tecnopuc e parceiros foram incansáveis, inclusive nos finais de semana e feriados, confeccionado os protetores sem interrupção. É gratificante ter participado de uma ação que gerou proteção e saúde. Que refidelizou nosso DNA Institucional de ‘servir’”, frisa Solimar.

A Gerente de Captação de Recursos e Projetos do HSL, Izadora Silveira, comenta que a solidariedade vem sendo uma das mais importantes marcas registradas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “São momentos de dificuldade que nos unem em torno de um objetivo comum. E são gestos como esses de pessoas engajadas em fazer o bem, com atitudes nobres, que devem ser reconhecidos por todo. Por isso, o nosso agradecimento deve ser praticado diariamente”, afirma Izadora.

Confira a lista de instituições beneficiadas desde março:

Hospitais e instituições da saúde

  • Associação Hospitalar Vila Nova – Hospital Vila Nova, Hospital Restinga e Extremo Sul, Hospital Charqueadas e Hospital Taquara
  • Associação Taquariense de Saúde
  • Hospital Cristo Redentor
  • Hospital de Alvorada
  • Hospital de Caridade São Jerônimo
  • Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre
  • Hospital Divina Providência
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
  • Hospital Militar do Exército e Aeronáutica de Porto Alegre
  • Hospital Moinhos de Vento
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição (GHC)
  • Hospital Padre Jeremias – Cachoeirinha
  • Hospital São Lucas da PUCRS (HSL)
  • Hospital São Pedro
  • Instituto de Cardiologia Hospital Viamão
  • Instituto do Cérebro (InsCer)
  • Santa Casa de Caridade de Bagé
  • Santa Casa de Rio Grande

Entidades e Ações Sociais

  • APAE Porto Alegre
  • Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia
  • Casa do Menino Jesus de Praga
  • Centro de Promoção da Criança e do Adolescente
  • CESMAR Galpões de Reciclagem
  • Conselho Tutelar de Porto Alegre
  • Cruz Vermelha Brasileira filial do Rio Grande do Sul
  • Cúria Metropolitana
  • FADEM Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla
  • Fundação Pão dos Pobres
  • Instituto da Criança com Diabetes do RS
  • Kinder Centro de Integração da Criança Especial
  • Lar Santo Antônio dos Excepcionais
  • Legião da Boa Vontade (LBV)
  • Unidades Sociais Maristas

Clínicas Geriátricas

  • Casa de Repouso Cerrito de Santa Maria
  • Centro Geriátrico Vitalis
  • Geriatria Donna Care
  • Geriatria La Vie Rose
  • Geriatrias Camerino e Vila Mariana
  • Residencial Geriátrico Santa Catarina

Orgãos Públicos e de Governo

  • Brigada Militar
  • Câmara Municipal de Porto Alegre
  • Comando-Geral da Brigada Militar
  • Corpo de Bombeiros Voluntários
  • Guarda Municipal de Porto Alegre
  • Instituto Geral de Perícia
  • Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Confira o histórico de notícias sobre as entregas realizadas desde março:

●     Mil máscaras produzidas no Tecnopuc são doadas para 11 instituições de saúde
●     Tecnopuc entrega máscaras no HSL e no Inscer
●     HPS e Hospital da Brigada Militar recebem máscaras produzidas no Tecnopuc
●     PUCRS entrega 80 máscaras de proteção produzidas no Tecnopuc Fablab
●     PUCRS entrega 100 máscaras para os hospitais Cristo Redentor e Presidente Vargas
●     Braskem, Grendene, IBASE e Laerdal Medical apoiam iniciativas da PUCRS contra a Covid-19
●     Lar Santo Antônio dos Excepcionais e Grupo Hospitalar Conceição recebem máscaras produzidas na PUCRS
●     PUCRS entrega mais de 2,5 mil máscaras produzidas no Tecnopuc
●     250 máscaras doadas pela PUCRS são entregues nesta semana
●     PUCRS fecha parceria com Defesa Civil do RS, Secretaria de Governança e Taurus
●     PUCRS segue doando máscaras produzidas no Tecnopuc Fablab
●     Parque recebe doação do SENGE para demandas contra a Covid-19
●     PUCRS segue entrega de máscaras para instituições de saúde
●     Projeto GRU e Taurus doam 2 mil protetores faciais para Tecnopuc, área de saúde e ações sociais parceiras da PUCRS
●     Obras Sociais da Rede Marista recebem protetores faciais doados pela PUCRS, por parceria do Tecnopuc com Projeto GRU e Taurus
●     Protetores faciais são entregues no Hospital de Viamão
●     PUCRS entrega protetores faciais para galpões de reciclagem de resíduos
●     PUCRS entrega primeiros protetores faciais produzidos com doação da Unimed


Leia Mais Veja todas