13/04/2020 - 13h51

Lar Santo Antônio dos Excepcionais e Grupo Hospitalar Conceição recebem máscaras produzidas na PUCRS

WhatsApp Image 2020-04-13 at 13.14.22

O Relações Institucionais da PUCRS, Prof. Solimar dos Santos Amaro, entregando as máscaras

Integrando uma das cinco frentes de atuação da PUCRS que vem desenvolvendo uma série de ações relacionadas à pandemia da COVID-19, o Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc) produziu mil máscaras de proteção que estão sendo entregues para mais de 10 instituições de saúde. Na última quinta-feira, 9 de abril, foram entregues 40 unidades para o Lar Santo Antônio dos Excepcionais e 30 para o Grupo Hospitalar Conceição. A produção das máscaras ocorre no Tecnopuc Fablab, gerido pelo Centro de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia). O laboratório tem capacidade para produzir aproximadamente 800 unidades por semana.

Confira as instituições beneficiadas com as máscaras de proteção:

• Hospital São Lucas da PUCRS
  • Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul
  • Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG)
  • Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre
  • Hospital Cristo Redentor
  • Casa do Menino Jesus de Praga
  • Comando-Geral da Brigada Militar
  • Clínica Carlos Barbosa
  • Hospital Militar do Exército e Aeronáutica de Porto Alegre
  • Santa Casa de Caridade de Bagé
  • Secretaria da Saúde de Osório
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

Laboratórios disponíveis

Em tempos delicados como o atual, com a pandemia da COVID – 19, o Tecnopuc e o Ideia abrem as portas do Tecnopuc Crialab, Tecnopuc FabLab e Tecnopuc Usalab para apoiar em soluções relacionadas ao Coronavírus. O propósito é que iniciativas da comunidade possam ser testadas e desenvolvidas nestes ambientes. As propostas recebidas serão avaliadas tecnicamente, visando identificar a viabilidade de atendimento. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link: bit.ly/labs_tecnopuc.

Até o momento, 90 demandas foram inscritas, cerca de 25 instituições atendidas e 20 em atendimento, somando solicitações de mais de 5 mil máscaras faciais, além de 15 solicitações de apoio ao desenvolvimento de produtos.