22/04/2020 - 15h32

PUCRS fecha parceria com Defesa Civil do RS, Secretaria de Governança e Taurus

WhatsApp Image 2020-04-20 at 14.23.38

Tenente Vieira, da Defesa Civil, Izadora Silveira, Gerente de Captação de Recursos e Projetos do HSL, Henrique Bosenbecker, do Ideia, Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, e Carlos Siegle, da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do Estado, na entrega das máscaras no CAFF

A PUCRS acaba de fechar uma parceria com a Defesa Civil do Estado, Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do Rio Grande do Sul e a empresa Forjas Taurus, que doaram mil máscaras, com possibilidade de novas doações nas próximas semanas. O material atenderá as demandas de máscaras faciais para profissionais da saúde da Universidade e de diversas Instituições (hospitais, residências geriátricas, clinicas e entidades sociais) que estão sendo atendidas pelos laboratórios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), sempre com prioridade para o campus da saúde da Universidade. A iniciativa integra uma das cinco frentes de atuação da PUCRS relacionadas à pandemia da COVID-19.

Cláudio Gastal, secretário de Governança e Gestão Estratégica do RS, destaca a importância da parceria com a PUCRS e com o Tecnopuc: “Em nome do governo, gostaria de agradecer muito por essa parceria. Uma das nossas grandes preocupações é garantir a infraestrutura hospitalar, que passa por leitos, respiradores, mas também passa pela garantia de segurança aos operadores de saúde que estão na linha de frente de combate a Covid-19”.

A Gerente de Captação de Recursos e Projetos do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Izadora Silveira, salienta que “são iniciativas como essa que nos auxiliam nas ações de prevenção e combate a Covid-19. Importante ressaltar que esse é um momento de união e solidariedade, pois é unindo esforços que vamos conseguir reduzir ao máximo o impacto dessa pandemia. Deixo aqui o nosso muito obrigado”.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, reforça a relevância das parcerias para o desenvolvimento desta ação do Tecnopuc, com importante atuação do HSL e do Campus da Saúde. “A conexão com a Defesa Civil do Estado e a Taurus, propiciada pela parceria com a UFRGS, no âmbito da Aliança para Inovação de Porto Alegre, é um importante fator de viabilização de ações da Universidade que buscam a mitigar os efeitos da Covid19 na sociedade”, explica o Superintendente.

Eduardo Giugliani, diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia), explica que uma parceria como essa, de maior escala, atende demandas de maior volume recebidas no Tecnopuc. “No Tecnopuc Fablab, no Ideia, nós criamos um fluxo muito consistente e capilar para absorver demandas de Porto Alegre e de todo o Estado, e hoje temos um ritmo de atendimento rápido. Mas não é uma escala industrial. E essa parceria nos permite atender demandas de maior volume, como por exemplo Hospital São Lucas. Isso facilita o atendimento rápido, e permite que o nosso fluxo normal, que também não é pequeno, de atender outros centros e unidades de saúde, continue – principalmente centros geriátricos, que fatalmente ficam mais distantes de acessar essas máscaras”, exemplifica Giugliani.

Laboratórios disponíveis

Em tempos delicados como o atual, com a pandemia da Covid–19, o Tecnopuc e o Ideia abriram as portas do Tecnopuc Crialab, Tecnopuc FabLab e Tecnopuc Usalab para apoiar em soluções relacionadas ao Coronavírus. O propósito é que iniciativas da comunidade possam ser testadas e desenvolvidas nestes ambientes. As propostas recebidas são avaliadas tecnicamente, visando identificar a viabilidade de atendimento. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link: bit.ly/labs_tecnopuc.

Até o momento, mais de 70 demandas foram inscritas, cerca de 20 instituições atendidas e 13 em atendimento, somando solicitações de mais de 4 mil máscaras faciais, além de 14 solicitações de apoio ao desenvolvimento de produtos.