20/04/2020 - 13h36

PUCRS entrega mais de 2,5 mil máscaras produzidas no Tecnopuc

Unidades foram doadas para mais de 15 instituições

WhatsApp Image 2020-04-20 at 13.31.57

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, e Isadora Silveira, Relações Institucionais do HSL

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) entregou mais de 2.500 máscaras de proteção produzidas no Tecnopuc Fablab, em ação conjunta com o IDEIA, desde o final de março. A iniciativa integra uma das cinco frentes de atuação da PUCRS relacionadas à pandemia da COVID-19. Hospital São Lucas da PUCRS, Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS e médicos da Universidade já receberam mais de mil unidades das máscaras, que hoje protegem os profissionais da saúde diariamente.

As outras 1.500 já foram distribuídas para diversas instituições da capital e do interior, incluindo Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, Comando-Geral da Brigada Militar, Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, Casa do Menino Jesus de Praga, Santa Casa de Caridade de Bagé, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Hospital Vila Nova e diversos Residenciais Geriátricos, envolvendo uma demanda de mais 4 mil máscaras. Abaixo, a lista completa com todas as instituições. A ação conta com apoio da Braskem, que doou bobinas de filamento para impressão 3D, da Grendene, que está atuando em projeto de respiradores. Além disso, empresas como IBASE – Indústria de Base Engenharia e Laerdal Medical também estão apoiando as iniciativas realizadas no Tecnopuc Fablab e no Tecnopuc Usalab.

Todas as solicitações da sociedade são analisadas a partir do preenchimento do formulário (bit.ly/labs_tecnopuc) de demandas dos Laboratórios do Tecnopuc. A partir da análise das demandas, feitas em conjunto entre os gestores do Tecnopuc e do Ideia, a definição final das Instituições apoiadas é feita pela Reitoria e as entregas são realizadas pelo assessor de Relações Institucionais da PUCRS, Solimar Amaro.

Saulo Bornhorst, Diretor Técnico do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), destaca a importância da união de todas as frentes. “A aproximação do Tecnopuc, do Hospital, das Escolas e dos Institutos tem auxiliado na proteção das equipes de saúde, e a produção de máscaras proteção é um exemplo disso”, salienta. Uma grande equipe multidisciplinar está atuando no Tecnopuc Fablab, o laboratório de prototipagem do Parque. O time é coordenado por Filipi Viana, que é técnico administrativo do Ideia e professor da Escola Politécnica da PUCRS. “Os usuários e os técnicos do laboratório têm um perfil multidisciplinar, e são estas pessoas, alunos, fornecedores, técnicos e professores que estão por trás do esforço de confecção de máscaras de proteção facial”, comenta Filipi.

Nova parceria

A PUCRS acaba de fechar uma parceria com Defesa Civil do Estado, Secretaria de Governança e a empresa Forjas Taurus, que doaram mil máscaras, com possibilidade de novas doações nas próximas semanas. O material atenderá as demandas de máscaras faciais para profissionais da saúde e outras atendidas pelos laboratórios do Tecnopuc, sempre com prioridade para o campus da saúde da Universidade.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, reforça a relevância das parcerias para o desenvolvimento desta ação do Tecnopuc, com importante atuação do HSL e do Campus da Saúde, envolvendo a atuação direta da direção, com o diretor Saulo Bornhorst, e a responsável pelas Relações Institucionais do HSL, Isadora Silveira. “A conexão com a Defesa Civil do Estado, propiciada pela parceria com a UFRGS, no âmbito da Aliança para Inovação de Porto Alegre, é um importante fator de viabilização desta iniciativa. Assim como o apoio das empresas Forjas Taurus, Brasken e Grendene, que possibilita ampliarmos nossa capacidade de contribuição neste esforço que a Universidade está envolvida, em ações que ajudem a mitigar os efeitos da Covid19 na sociedade”, explica o Superintendente.

Confira algumas das instituições que já receberam as máscaras de proteção:

• Hospital São Lucas da PUCRS
  • Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul
  • Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG)
  • Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre
  • Hospital Cristo Redentor
  • Casa do Menino Jesus de Praga
  • Comando-Geral da Brigada Militar
  • Clínica Carlos Barbosa
  • Hospital Militar do Exército e Aeronáutica de Porto Alegre
  • Santa Casa de Caridade de Bagé
  • Secretaria da Saúde de Osório
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
  • Associação Hospitalar Vila Nova
  • Associação Taquariense de Saúde
  • Centro Geriátrico Vitalis
  • Geriatria Camerino
  • Geriatria La Vie Rose

Laboratórios disponíveis

Em tempos delicados como o atual, com a pandemia da Covid–19, o Tecnopuc e o Ideia abriram as portas do Tecnopuc Crialab, Tecnopuc FabLab e Tecnopuc Usalab para apoiar em soluções relacionadas ao Coronavírus. O propósito é que iniciativas da comunidade possam ser testadas e desenvolvidas nestes ambientes. As propostas recebidas são avaliadas tecnicamente, visando identificar a viabilidade de atendimento. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link: bit.ly/labs_tecnopuc.

Até o momento, 90 demandas foram inscritas, cerca de 25 instituições atendidas e 20 em atendimento, somando solicitações de mais de 5 mil máscaras faciais, além de 15 solicitações de apoio ao desenvolvimento de produtos.