30/03/2020 - 11h07

Mil máscaras produzidas no Tecnopuc são doadas para 11 instituições de saúde

Laboratórios do Parque estão de portas abertas para soluções de combate ao coronavírus

O Tecnopuc Fablab, laboratório do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), doará aproximadamente mil máscaras de proteção para 11 instituições de saúde. Além das máscaras, estão em teste e análise a produção de componentes de respiradores. As máscaras, produzidas no próprio laboratório, serão encaminhadas para o Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, Hospital Cristo Redentor, Casa do Menino Jesus de Praga, Comando-Geral da Brigada Militar, Clínica Carlos Barbosa, Hospital Militar do Exército e Aeronáutica de Porto Alegre, Santa Casa de Caridade de Bagé, Secretaria da Saúde de Osório e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.

De acordo com o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, “este caso, em especial, é muito relevante, pois contribui com a preservação da saúde dos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. Além disto, em fase de prototipação e testes temos as redomas de proteção para intervenções nos pacientes e respiradores de baixo custo, usando impressão 3D, nos modelos MIT e Rice”.

WhatsApp Image 2020-03-30 at 16.06.45

O Tecnopuc Fablab, gerido pelo Centro de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia), tem capacidade para produzir aproximadamente 800 máscaras por semana. O segundo lote já está em produção. O diretor do Ideia, Eduardo Giugliani, afirma que “foi eleito um foco nesse momento, que é a fabricação, produção e montagem do escudo facial, que nos parece ser a principal e mais urgente demanda da rede de saúde”.

Laboratórios disponíveis

Em tempos delicados como o atual, com a pandemia do COVID – 19, o Tecnopuc e o Ideia abrem as portas do Tecnopuc Crialab, Tecnopuc FabLab e Tecnopuc Usalab para apoiar em soluções relacionadas ao Coronavírus. O propósito é que iniciativas da comunidade possam ser testadas e desenvolvidas nestes ambientes. As propostas recebidas serão avaliadas tecnicamente, visando identificar a viabilidade de atendimento. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link: bit.ly/labs_tecnopuc

Abaixo, um pouco mais sobre cada laboratório:

Tecnopuc FabLab: laboratório de criatividade e prototipagem, conta com equipamentos variados de pequeno e médio porte, nas áreas de mecânica, computação e maquetaria, contando, ainda, com impressoras 3D e computadores com softwares para modelagem bidimensional e tridimensional de projetos mecânicos, design e softwares para testes.

2017_04_10-free_zone-00bruno_todeschini907x550

Tecnopuc Crialab: laboratório de criatividade, é um espaço de experiências em processo criativo em permanente transformação, dedicado a interações construtivas. Conta com estrutura propensa para a realização de pesquisa, desenho de produtos, prototipações rápidas, testes e simulações.

crialab-910x600

Tecnopuc UsaLab: laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde. Entre os equipamentos disponíveis estão uma plataforma de simulação em saúde – Sim Man; equipamento monitorizado, controlado, conectado à plataforma digital; aparelhos de anestesia; monitores multiparamétricos; desfibriladores, entre outros. 

unnamed

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias