03/04/2020 - 11h19

Tecnopuc entrega máscaras no HSL e no Inscer

Na última semana, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) produziu mil máscaras de proteção para serem doadas a 11 instituições de saúde. O Hospital São Lucas da PUCRS e o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (Inscer) foram as primeiras instituições a receber o material. No HSL, 100 máscaras foram entregues, e um novo lote de 250 para o Hospital já está em produção. No Inscer, 30 máscaras foram distribuídas.

Integrando uma das cinco frentes de atuação da PUCRS que vem desenvolvendo uma série de ações relacionadas à pandemia do COVID-19, os itens foram desenvolvidos no Tecnopuc Fablab, gerido pelo Centro de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia). O laboratório tem capacidade para produzir aproximadamente 800 máscaras por semana. De acordo com o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, “este caso, em especial, é muito relevante, pois contribui com a preservação da saúde dos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. Além disto, em fase de prototipação e testes temos as redomas de proteção para intervenções nos pacientes e respiradores de baixo custo, usando impressão 3D, nos modelos MIT e Rice”.

Confira todas as instituições beneficiadas até o momento:

• Hospital São Lucas da PUCRS
  • Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre
  • Hospital Cristo Redentor
  • Casa do Menino Jesus de Praga
  • Comando-Geral da Brigada Militar
  • Clínica Carlos Barbosa
  • Hospital Militar do Exército e Aeronáutica de Porto Alegre
  • Santa Casa de Caridade de Bagé
  • Secretaria da Saúde de Osório
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

Laboratórios disponíveis

Em tempos delicados como o atual, com a pandemia do COVID – 19, o Tecnopuc e o Ideia abrem as portas do Tecnopuc Crialab, Tecnopuc FabLab e Tecnopuc Usalab para apoiar em soluções relacionadas ao Coronavírus. O propósito é que iniciativas da comunidade possam ser testadas e desenvolvidas nestes ambientes. As propostas recebidas serão avaliadas tecnicamente, visando identificar a viabilidade de atendimento. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link: bit.ly/labs_tecnopuc.