Destaques 2018: os 70 anos da Universidade

Conquistas, entregas importantes à comunidade e homenagens públicas marcaram o ano de 2018

31/12/2018 - 08h13

PUCRS 70 anos

Evolução histórica

irmao afonso,charles herbaux,idealizador da PUCRS,fundador,marista

Ir. Afonso, idealizador da Universidade / Foto: Arquivo PUCRS

Da chegada dos primeiros irmãos maristas vindos da Europa para o interior do Rio Grande do Sul, em 1900, à criação da Universidade, em 1948, em Porto Alegre, a obra educacional criada por São Marcelino Champagnat na França consolidou-se no Sul do Brasil. A primeira instituição de ensino superior do Instituto Marista no mundo teve as sete décadas resgatadas em uma série de reportagens da Revista PUCRS. Ao longo de três edições foram destacados o princípio, sob a liderança do Ir. Afonso (Charles Herbaux); a fase de expansão, a partir dos anos 1950, com a construção do novo Campus; e o salto qualitativo, iniciado nos anos 1970 e consolidado na contemporaneidade, de maneira visionária, inovadora e empreendedora. Entre os resultados estão a ampla formação de mestres e doutores, pesquisas de alto nível de complexidade e empreendimentos de excelência, como a Biblioteca Central Ir. José Otão, o Museu de Ciências e Tecnologia, o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e o Instituto do Cérebro do RS, entre outros.

Projetos de impacto para sociedade

Na data de aniversário da Universidade, o reitor, Ir. Evilázio Teixeira, anunciou três entregas de projetos que irão impactar positivamente desde o cotidiano do Campus até o meio científico. Na saúde, foi divulgada a expansão do Instituto do Cérebro do RS (InsCer), que consolida o centro como referência na área da neurociência no Brasil e no exterior. Na mobilidade urbana, haverá uma ponte sobre o Arroio Dilúvio, na Avenida Ipiranga, para facilitar o acesso ao Hospital São Lucas, e melhorar o fluxo do trânsito na região leste da Capital. Com relação ao ensino, a Universidade apresentou um novo prédio, no coração do Campus, totalmente voltado a metodologias inovadoras de ensino, além de espaços de convivência e estudo para os estudantes.

“A universidade é, por sua natureza, uma organização humana de natureza social e comunitária. Mais do que um lugar de ensino, é um local de aprendizagem para todos: estudantes, professores, corpo administrativo, pesquisadores e todas as pessoas de algum modo beneficiadas por nossas ações e serviços”, destacou o reitor na cerimônia, na qual recordou e agradeceu aos mais de 170 mil diplomados, estudantes e a toda comunidade PUCRS. Também dentro das celebrações dos 70 anos, foi anunciada a ousada meta de criar mil novas startups nos próximos 10 anos, compromisso firmado na comemoração dos 15 anos do Tecnopuc, completados em 2018.

Reconhecimento público da trajetória

Homenagem da Assembléia Legislativa aos 70 anos da PUCRS

Lideranças da PUCRS e da classe política prestigiaram homenagem na Assembleia Legislativa / Foto: Bruno Todeschini

Durante o ano, e especialmente no segundo semestre, foram prestadas homenagens públicas por órgãos e lideranças de diversos segmentos em relação ao 70º aniversário da PUCRS. A Assembleia Legislativa do RS dedicou Grande Expediente à Universidade, assim como a Câmara de Vereadores promoveu uma Sessão Solene. O Governo do Estado concedeu uma placa alusiva à data, e também enalteceu lideranças que conduziram e conduzem a Instituição, como o reitor, Ir. Evilázio Teixeira, o vice-reitor Jaderson Costa da Costa e o Ir. Joaquim Clotet por meio da entrega da Medalha Negrinho do Pastoreio. Os presidentes da Associação Comercial de Porto Alegre e da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul) ofereceram seu reconhecimento durante os encontros com os associados.

affetti barocchi, concerto, barroco, igreja cristo mestre

Espetáculo Affetti Barocchi, na Igreja Cristo Mestre / Foto: Camila Cunha

O mês de novembro, em especial, teve uma agenda com atividades culturais abertas ao público e ações dedicadas à comunidade acadêmica. Confira algumas das iniciativas promovidas:

Destaques 2018

Durante a última semana do ano foram publicadas notícias recuperando os principais acontecimentos de 2018. Acompanhe todos os destaques: