Missa e música clássica abrem o mês do 70º aniversário da Universidade

Cerimônia eucarística foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre Dom Jaime Spengler

08/11/2018 - 14h29
pucrs cultura, pucrs recitais, festival vivaldi, igreja cristo mestre

Festival Vivaldi, na Igreja Universitária Cristo Mestre / Foto: Camila Cunha

Os primeiros eventos do mês de celebração dos 70 anos da PUCRS ocorreram nesta quarta-feira, 7 de novembro, na Igreja Universitária Cristo Mestre. O arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre e Chanceler da Universidade, Dom Jaime Spengler, presidiu a missa do 70º aniversário, celebrada ao lado do arcebispo emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grins, e do bispo de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel. Na sequência, a comunidade prestigiou a sexta edição da série PUCRS Recitais, com o Festival Vivaldi. Apresentaram-se o Sphaera Mundi Orquestra, grupo especializado em música de câmara, os solistas Brigitta Calloni e Ariel Polycarpo (violinos), Cíntia de Los Santos (soprano), Clarisse Dienfenthäler (mezzo-soprano) e Leonardo Menin (tenor), além do Coral da PUCRS.

Na cerimônia eucarística, além dos bispos, participaram outros padres, seminaristas, irmãos maristas e leigos, bem como o presidente e vice-presidente da Rede Marista, Ir. Inacio Etges e Ir. Deivis Alexandre Fischer, respectivamente. Alunos, professores e técnicos administrativos acompanharam a missa, que reuniu cerca de 300 pessoas.

O espetáculo musical, iniciada às 20h, lotou a Igreja. Dedicado ao italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), um dos mais célebres compositores do período barroco e também de toda história da música ocidental, a apresentação contou com as obras Concerto para Cordas em Sol Menor – RV 157, Concerto “L’estate” (O Verão) em Sol Menor para violino e cordas Op.8 Nº2 – RV 315 e Concerto “Il Grosso Mogul” para violino e cordas em Ré Maior – RV 208. O programa do recital também expôs a obra Magnificat, tradicional cântico de Maria, que é inspiração para toda a obra Marista no mundo.

As duas atividades foram transmitidas ao vivo, pela página da PUCRS no Facebook, com apoio da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. A seguir, os links das filmagens:

Confira a galeria de fotos: