Soprano Gabriella Di Laccio se apresenta no concerto Affetti Barocchi

Espetáculo comemorativo aos 70 anos da Universidade ocorre dia 21 de novembro, na Igreja Cristo Mestre

13/11/2018 - 13h46
affetti barocchi

Apresentação Affetti Barocchi / Foto: Divulgação

A soprano gaúcha Gabriella Di Laccio volta ao Brasil para apresentação única no dia 21 de novembro, às 20h, na Igreja Universitária Cristo Mestre, como parte da programação cultural que celebra os 70 anos da PUCRS. Ao lado do grupo Capela Strumentale e com direção do cravista Fernando Turconi Cordella, a cantora apresenta o concerto intitulado Affetti Barocchi, com repertório de árias do período barroco do século 17, época conhecida como o Seicento Italiano, na qual surgiu a ópera como é conhecida atualmente. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, das 10h às 22h, ou pelo site www.uhuu.com.

Desconto para a comunidade PUCRS

A comunidade universitária (alunos, alumni – diplomados, professores, técnicos administrativos e equipes do Hospital São Lucas, Tecnopuc, Fijo e Gráfica Epecê) tem 50% de desconto para o seu ingresso e de um acompanhante. Para obter abatimento do valor, basta selecionar o tipo de desconto no site e apresentar a identificação (crachá ou carteirinha) na entrada o evento.

A apresentação marca o retorno de Gabriella Di Laccio à cena cultural do País. Radicada em Londres desde 2001, a soprano foi a vencedora do prêmio Air Europa Lukas Award em 2013, sendo escolhida o Classical Act of the Year. Com um vasto repertório sinfônico, operístico e de música de câmara, Gabriella já se apresentou em renomadas salas de concerto no Reino Unido, como Wigmore Hall, Purcell Room e Southbank Centre; no Théâtre des Variétés, em Mônaco, e também no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

O espetáculo é dirigido e será acompanhado por Fernando Turconi Cordella, considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina, e reconhecido pelo prêmio TOYP JCI Brasil como a figura mais expressiva no Brasil no ano de 2015 na categoria Êxito Cultural. Acompanha a soprano o grupo Capela Strumentale, conjunto de instrumentistas dedicados à música histórica com reputação internacional, e que leva ao concerto violinos, viola de gamba, cello barroco, teorba e guitarra barroca.

Conheça os músicos

Gabriella Di Laccio – Soprano

A soprano é reconhecida pela crítica por suas interpretações do repertório virtuosístico de coloratura, em especial Vivaldi e Handel (repertório escolhido para o seu primeiro CD solo, Bravura!). Em óperas, já interpretou Adina (L’Elisir d’Amore), Cleópatra (Giulio Cesare), Despina (Cosi fan Tutte), Susanna (Le Nozze de Figaro), Semele (Handel), La Musica (L’Orfeo), Belinda, (Dido e Eneas) entre outros.

É pós-graduada no Royal College of Music of London, onde completou os cursos Early Music Specialist (Especialista em Música Antiga) e Opera Performer Diploma (Diploma de Performance em Ópera), tendo recebido o título de “Distinction” em ambas qualificações. Foi também vencedora de dois concursos na Inglaterra recebendo os prêmios: Peter Pears e Richard III em performance.

Fernando Turconi Cordella – cravista e diretor

É considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina. Em 2016 assumiu o posto de coordenador e professor de cravo da Oficina de Música Barroca da EMMSP – Escola Municipal de Música de São Paulo. Tem atuado fortemente como solista e maestro convidado nas principais orquestras do Brasil e exterior.

Na música de câmara tem atuado com Peter van Heyghen (Bélgica) Emmanuele Baldini (Itália), Roman Garrioud (França), Michaela Comberti (Inglaterra), Juan Manuel Quintana (Argentina), Luiz Otávio Santos (Brasil/Holanda), Rodolfo Richter (Inglaterra), entre outros. Pianista de formação, é discípulo da importante pianista brasileira Dirce Knijnik. No cravo, teve Nicolau de Figueiredo como seu principal mestre.

Capela Strumentale

Conjunto de música antiga dedicado a performance da música dos séculos XVII e XVIII em instrumentos de época, é formado por especialistas em música barroca com reputação internacional que têm como meta comum a criação da música com espírito de pesquisa e consciência histórica. A união do talento e imaginação musical de todos os membros torna cada concerto uma nova experiência, sempre cheia de energia e entusiasmo, unida com uma profunda compreensão da música como teria sido executada originalmente.


Leia Mais Veja todas