Brigada Militar comemora 181 anos e presta homenagem à Universidade

Reitor Ir. Evilázio Teixeira e assessor da Reitoria Solimar Amaro foram agraciados

19/11/2018 - 15h34
Medalha Brigada Militar Reitor

Ir. Evilázio Teixeira. Foto: Everton Nunes

Ao completar 181 anos de serviços à comunidade rio-grandense, a Brigada Militar (BM) prestou homenagem a civis e militares que se destacaram em suas atividades de política ostensiva ou em apoio à Corporação. No contexto dos 70 anos da PUCRS, foram concedidas medalhas ao reitor, Ir. Evilázio Teixeira, e ao assessor da Reitoria na Área de Relações Institucionais, Solimar Amaro, junto à formatura do Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento de Polícia Militar. A cerimônia ocorreu na sexta-feira, 16 de novembro, na Academia da BM, em Porto Alegre. O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer e do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda entre outros oficiais e autoridades.

Breve histórico

Há 181 anos a Brigada Militar presta de serviços à população. Criada em 1837 com a denominação inicial de Corpo Policial da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, passou a chamar-se Força Policial em 1873. A partir da Proclamação da República, em 1889, intitulou-se Guarda Cívica. Alguns anos mais tarde, em 1892, recebeu as seguintes denominações: Corpo Policial, Brigada Policial, novamente Guarda Cívica e, finalmente, Brigada Militar. Tem como patrono o coronel Affonso Emílio Massot, oficial de grande destaque ao longo de sua trajetória.

Medalha Brigada Militar Solimar

Solimar Amaro. Foto: Everton Nunes

70 anos da PUCRS

Ao completar 70 anos, em 9 de novembro de 2018, a PUCRS se consolida como uma instituição de ensino e pesquisa, qualificada entre as melhores do País e referência em várias especialidades. A primeira universidade marista no mundo, teve origem em 1927, quando Irmão Afonso (Charles Herbaux), um religioso de espírito empreendedor e visionário, decidiu criar o Instituto Superior de Comércio. Dessa semente, surgiu o Curso Superior de Administração e Finanças, em 1931, que viria a integrar a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas. Com Filosofia, Ciências e Letras, Escola de Serviço Social e Direito, foi conquistada a equiparação de universidade, no ano de 1948. O título de Pontifícia foi outorgado pelo Papa Pio XII em 1950, simbolizando o devotamento à Santa Sé. Acompanhe o histórico e demais atividades comemorativas no hotsite www.pucrs.br/70anos.

Com informações da Secretaria de Segurança Pública.