Destaques 2018: avanços na Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação

Relembre as iniciativas que marcaram o ano na Universidade

27/12/2018 - 09h15

2018_12_26-predio_15A PUCRS implementou inúmeras iniciativas em todas as suas áreas de atuação em 2018. Na Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa destacam-se a implementação das oito Escolas, novo modelo de ensino-aprendizagem com o complexo de inovação pedagógica que está sendo construído no prédio 15, novas certificações de estudos, eventos internacionais como o 10º Congresso Ibero-americano de Docência Universitária (CIDU) e o  5° Encontro Brasileiro de Integridade da Pesquisa e Ética na Ciência e Publicação (Brispe) e a conquista do edital Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt).

A trajetória acadêmica aberta, parte do Movimento PUCRS 360°, se concretizou na Graduação com o lançamento de 22 certificações de estudos. As certificações podem ser construídas por diversos cursos, com um caráter essencialmente interdisciplinar, oportunizando a discussão de diferentes pontos de vista sobre o conhecimento. Dessa forma, dão autonomia aos estudantes e os estimulam a buscar uma formação complementar.

A interdisciplinaridade ganhou impulso com a reorganização das 22 Faculdades e seus cursos sendo distribuídos em oito Escolas, aproximando as áreas do conhecimento e conectando-as.  O novo modelo de organização, implementado em 2018, foi desenvolvido ao longo de quatro anos. Entre os benefícios do formato, estão mais oportunidades de formação, autonomia para o estudante trilhar seu caminho formativo e mais eficiência na gestão. As novas unidades acadêmicas são Escola de Ciências, Escola de Ciências da Saúde, Escola de Comunicação, Artes e Design, Escola de Direito, Escola de Humanidades, Escola de Medicina, Escola de Negócios e Escola Politécnica.

Outra grande aposta da Universidade na inovação pedagógica está sendo materializada no novo prédio 15. Em fase de finalização das obras de remodelação, será um complexo para experimentar novas metodologias de ensino-aprendizagem e proporcionar ambientes de lazer e descanso. A transformação faz parte do movimento PUCRS 360º, inserida nos eixos Campus Repensado e Aprender Diferente. Todos os mobiliários são escolhidos para favorecer a aplicação de opções pedagógicas inovadoras. Baseados no conceito de aprendizagem ativa, climatizadas, com sistema integrado de multimídia (projeção e sonorização), as salas de aula são flexíveis, com alta conectividade e preparadas para facilitar o engajamento. Permitem o trabalho individual e em grupos.

Pós-Graduação

capes printNa Pós-Graduação, o grande destaque fica com a conquista do Capes/PrInt, contemplando projetos de pesquisa que receberão aporte financeiro do governo federal. Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan, “a aprovação representa um marco para a internacionalização da PUCRS, com o desenvolvimento de temas prioritários nas áreas de pesquisa e pós-graduação e consolidação de parcerias estratégicas internacionais”.

PESQUISA

Ligada a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, a Editora da PUCRS (Edipucrs) completou 30 anos de atuação em 2018 e lançou sua nova marca com o conceito Chegou a hora de virar a página. A mudança resgata a sua essência, dando ênfase às ideias de pluralidade, conexão e transformação. Outra ação foi a estreia da nova linha editorial, com publicações em formato compacto e design moderno, textos superinformativos e fluidos acerca de temas contemporâneos, escritos por especialistas de diversas áreas.

Honoris Causa, Miguel Zabalza, X CIDU

Reitor entrega título Honoris Causa a Zabalza | Foto: Bruno Todeschini

Com o tema central O envolvimento estudantil na Educação Superior, o CIDU foi realizado pela primeira vez no Brasil, após ter passado por países como Chile, México, Peru e Argentina. O evento promoveu um espaço internacional e interdisciplinar de intercâmbio de ideias e experiências sobre universidade e docência de qualidade. A conferência de encerramento teve como protagonista o agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, professor Miguel Zabalza, da Universidade Santiago de Compostela (Espanha).

Outro evento que marcou a área da pesquisa foi o Brispe, reuniu pesquisadores e estudantes de diferentes áreas para debater Integridade da Pesquisa e Confiabilidade do Registro de Pesquisa: O Papel dos Programas de Pós-Graduação. O evento contou com participação da Center for Open Science, organização norte-americana de tecnologia sem fins lucrativos que tem a missão de aumentar a abertura, a integridade e a reprodutibilidade da pesquisa científica.


Leia Mais Veja todas