Miguel Ángel Zabalza Beraza é Doutor Honoris Causa

A cerimônia aconteceu durante o 10º Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU)

31/10/2018 - 17h00
Honoris Causa, Miguel Zabalza, X CIDU

Reitor entrega título a Zabalza
Foto: Bruno Todeschini

Nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, o professor Miguel Ángel Zabalza Beraza recebeu da PUCRS o título de Doutor Honoris Causa, proposto pela Escola de Humanidades. O evento teve na mesa de honra o reitor Ir. Evilázio Teixeira; o vice-reitor, Jaderson Costa da Costa; o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin; o representante da Universidade de Santiago de Compostela, Antonio Lopez Diaz e a decana associada da Escola de Humanidades, Regina Kohlrausch. A honraria aconteceu durante o 10º Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (CIDU) no Salão de Atos e faz parte da programação dos 70 anos da Universidade. Zabalza é uma das autoridades mundiais no debate sobre a didática universitária.

Por delegação do conselho universitário da PUCRS, a professora Maria Inês Corte Vitória, da Escola de Humanidades, comentou que Zabalza foi responsável por construir tão bem as suas tarefas como cientista, professor, profissional do mundo da educação, da psicologia, da letras e da didática universitária. “As suas pesquisas têm uma extraordinária apreciação e reconhecimento em todo o mundo. Tem centenas de artigos de impacto e prestígio, bem como mais de 200 trabalhos científicos reconhecidos”, frisou.

Honoris Causa, Miguel Zabalza, X CIDU

Professor destaca seus aprendizados no Brasil
Foto: Bruno Todeschini

Em seu discurso, Zabalza reforçou a alegria e a grande consciência de ser homenageado durante as celebrações dos 70 anos da Universidade. O professor mencionou o que absorveu nos últimos 30 anos que esteve mais presente no país, conhecendo histórias emocionantes e de superação. “Em primeiro lugar, aprendi experiências importantes de fé na educação, como crescimento pessoal. Os países europeus não vivem de maneira tão intensa a educação como aqui. Vi muitas pessoas que lutam por oportunidades. Outra aprendizagem que tive foi a descoberta do componente afetivo entre professores e estudantes”, enfatizou.

Para o reitor, é motivo de honra para a PUCRS ter Zabalza em sua galeria de Doctor Honoris Causa, bem como ser um membro e amigo da comunidade universitária. “A sua obra nos recorda que a universidade deve estar atenta para manter, ou ainda, recuperar a sua contribuição civilizatória desde a produção de conhecimento”, destaca.

Contribuições à sociedade

A honraria, maior reconhecimento acadêmico a uma personalidade por suas contribuições à sociedade, é concedida ao pesquisador que reflete e propõe melhorias constantes ao exercício da docência. Professor de Didática e Organização Escolar da Universidade de Santiago de Compostela, em Galiza (Espanha), é doutor em Psicologia e bacharel em Pedagogia.

Zabalza é o principal investigador de mais de 25 projetos de pesquisa, nacionais e internacionais, quase todos coordenando o trabalho de grupos pertencentes a várias universidades espanholas.

Sobre o Doutor Honoris Causa

O título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.

Confira a galeria de fotos: