Assembleia Legislativa faz Grande Expediente em homenagem à PUCRS

Deputado Tiago Simon propôs sessão lembrando os 70 anos da Universidade

13/12/2018 - 17h31
Homenagem da Assembléia Legislativa aos 70 anos da PUCRS

Reitor e integrantes da administração da Universidade com deputados/Foto: Bruno Todeschini

A Assembleia Legislativa realizou Grande Expediente nesta quinta-feira, 13 de dezembro, destacando os 70 anos da PUCRS. Em sessão conduzida pelo deputado Elton Weber, foi lembrada a trajetória da Instituição e sua relevância para o Rio Grande do Sul, considerada “um dos maiores patrimônios do Estado”, segundo o deputado Tiago Simon, que propôs a homenagem. “Seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento tem inspirado milhares de pessoas a fazerem transformações que impactam o futuro.”

Citando o momento de crise vivido pelo País e os baixos índices de desenvolvimento humano, o parlamentar evocou a capacidade empreendedora e criativa do povo gaúcho. Antes de relatar pontos importantes da história da PUCRS, afirmou que o momento era não apenas de celebrar, mas olhar para o futuro.

Formado em Direito pela Universidade, disse que o pai, ex-senador e ex-governador Pedro Simon, presente na tribuna, e dois irmãos também tiveram suas trajetórias construídas na Instituição. Contou que, quando estudante do Colégio Marista Rosário, o pai estava se encaminhando para cursar Medicina. Por influência do Ir. José Otão, que foi reitor da Universidade por 24 anos, acabou fazendo Direito e seguindo a vida pública. Na formatura do curso secundário, o Irmão Marista percebeu seus dotes oratórios.

Destaque nacional e internacional

Homenagem da Assembléia Legislativa aos 70 anos da PUCRS

Deputado Tiago Simon fez um relato da trajetória da Universidade e lembrou o papel da Instituição ao olhar para o futuro/Foto: Bruno Todeschini

Tiago Simon fez referência ao grupo desbravador que criou a primeira universidade marista do mundo, liderado pelo Ir. Afonso. A semente do Curso Superior de Administração e Finanças, em 1931, viria a germinar e resultaria na equiparação de Universidade, conquistada em 9 de novembro de 1948. O deputado fez questão de apontar os frutos da gestão de cada reitor, começando por Armando Câmara. Do legado do Ir. Otão, registrou o extraordinário crescimento da Instituição, com a instalação do Hospital São Lucas e do Campus Uruguaiana. O Tecnopuc, o Museu de Ciências e Tecnologia, o Parque Esportivo e a reforma da Biblioteca Central foram referidos sobre os 26 anos do Ir. Norberto Rauch na Reitoria. De 2004 a 2016, Ir. Joaquim Clotet deixou uma marca de qualidade e empreendorismo.

“E hoje, sob o comando do Ir. Evilázio Teixeira, se reinventa com o movimento PUCRS 360° e a reestruturação em Escolas. Em uma experiência integral e em diferentes unidades, o aluno pode construir o seu currículo.” Ainda falando nas metas atuais, o deputado lembrou a Aliança pela Inovação de Porto Alegre, reunindo PUCRS, UFRGS e Unisinos, e enfatizou o papel do Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer).

O Papa João Paulo II foi lembrado por Tiago Simon ao dizer que as universidades nascem do coração da Igreja e são essenciais para a cultura e o desenvolvimento dos povos. “Entre seus valores, a PUCRS registra uma história de vanguarda, excelência e sucesso.”

Apartes

O deputado Adão Villaverde pediu a palavra para exaltar o grande legado da Universidade nas áreas humanas, técnicas e da saúde. Citou o Tecnopuc, ao apontar que a questão da inovação tecnológica é o principal ativo da sociedade moderna.

No seu aparte, o deputado Frederico Antunes começou dizendo que é diplomado pela PUCRS e tem dois alunos nos bancos da Instituição. “São 70 anos de evolução permanente na graduação, na pós-graduação, nos intercâmbios internacionais. A nossa PUCRS merece esse reconhecimento.” Finalizou cumprimentando os docentes, discentes e colaboradores.

O evento contou com a presença, na tribuna, além de Pedro Simon, do reitor Ir. Evilázio Teixeira, do capitão-tenente Leonardo Pires, representando a Capitania dos Portos, do secretário municipal da Educação, Adriano Naves de Brito, do vereador Aldacir Oliboni e do gestor de Relações Institucionais do CIEE-RS, Cláudio Bins. Assistiram à homenagem o vice-reitor Jaderson Costa da Costa, os pró-reitores, os decanos, professores e técnicos administrativos.

Confira fotos da homenagem: