Destaques 2018: cultura e ações comunitárias

Inauguração da Rua da Cultura, realização de 80 atividades e abertura da Unati marcaram atuação da extensão

25/12/2018 - 10h16
Rua da Cultura, Instituto de Cultura, inauguração, lançamento, atração, apresentação, lazer, espetáculo, teatro, Sbornia

Inauguração da Rua da Cultura contou com apresentação da peça A Sbørnia Køntr’Atraka/Foto: Bruno Todeschini

Em um ano marcado pela inauguração da Rua da Cultura, um local que abriga atrações diversas, feiras, aulas abertas e shows, a PUCRS se firmou como um polo cultural. Foram mais de 80 atividades promovidas pelo Instituto de Cultura, com 243 artistas da música e do teatro, 47 escritores e 184 pesquisadores e alunos, dirigidas a um público de mais de 15 mil pessoas. Números que se traduziram no final de 2018 com a conquista do Prêmio Eva Sopher. A Fundação Theatro São Pedro concedeu a distinção pela primeira vez a três instituições e quatro personalidades.

fernanda montenegro, medalha mérito cultural

Reitor entrega Mérito Cultural a Fernanda Montenegro/Foto: Camila Cunha

Um dos grandes momentos do ano foi a presença da atriz Fernanda Montenegro na PUCRS. Depois de apresentar a leitura dramática de Nelson Rodrigues por ele mesmo, recebeu o Mérito Cultural, um dos momentos da comemoração dos 70 anos da Universidade.

Dentro das ações de extensão, destacou-se ainda a criação da Universidade Aberta da Terceira Idade, buscando contribuir para um melhor envelhecimento, por meio de um espaço cultural e educação continuada. O Open Campus, no dia 19 de setembro, permitiu que estudantes do Ensino Médio vivenciassem o ambiente acadêmico. Participaram de atividades divididas em quatro eixos: inspiração, experiência, formação e cultura. Foram 7,3 mil inscritos.

Open Campus, oficinas, alunos

Open Campus incluiu a realização de oficinas para alunos do Ensino Médio/Foto: Bruno Todeschini

Também teve grande adesão o Programa de Voluntariado, do Centro de Pastoral e Solidariedade, e foram intensificados relacionamentos com diplomados via Rede Alumni.

Com 38 anos de atuação, o Centro Vila Fátima, antes vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, passou a ser gerido pelo Hospital São Lucas. A meta é que se torne Centro de Estratégia de Saúde da Família.

Encerramento Inglês Unati

Pré-adolescentes trocam cartas com integrantes da Unati/Foto: Bruno Todeschini

Confira alguns dos destaques de 2018 na área da cultura:

Delfos, diplomado e doutorando recebem Prêmio Açorianos de Literatura

Projeto PUCRS Piano traz música para a comunidade

Fernanda Torres faz bate-papo com comunidade universitária

ATL House abre as portas na Rua da Cultura

PUCRS e Theatro São Pedro fazem parceria

Teatro profissional volta aos palcos da Universidade

Lançamento do livro O que resta das coisas e 10 anos do Delfos

10º aniversário do Delfos comemorado com lançamento do livro O que resta das coisas/Foto: Bruno Todeschini

Delfos recebe dois novos acervos