Rede Marista se une à mobilização pelos refugiados venezuelanos

Iniciativas arrecadam materiais e incentivam experiências de voluntariado

28/09/2018 - 17h23

campanha refugiados,rede marista,venezuelanos,venezuelaO Brasil tem sido o destino de milhares de pessoas que saem da Venezuela em busca de melhores condições de vida em razão da crise política e econômica pela qual passa o país. Com o objetivo de auxiliar as famílias e amenizar as consequências dessa crise humanitária, a Rede Marista, da qual a PUCRS, o Hospital São Lucas (HSL) e Instituto do Cérebro do RS (Inscer) fazem parte, promove duas iniciativas. Na primeira, irmãos maristas, leigos e leigas, estudantes e funcionários são convidados a doar alimentos, materiais de higiene pessoal e roupas. Paralelamente, a Instituição auxilia e incentiva o envio de voluntários para atuarem em Roraima, porta de entrada dos venezuelanos, e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na Universidade, as doações podem ser entregues no Centro de Pastoral e Solidariedade, sala 109 – andar térreo do prédio 1 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. No HSL, as coletas ocorrem na recepção do 2º andar (Av. Ipiranga, 6690).

Mobilização em conjunto

Além de ampliar o alcance da campanha Solidariedade Sem Fronteiras, realizada pelo Colégio Marista Rosário e pelo Serviço de Assessoria em Direitos Humanos para Imigrantes e Refugiados (Sadhir), da PUCRS, as ações fazem parte de uma mobilização que envolve múltiplas entidades. A Rede Marista se une à atuação da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), Cruz Vermelha, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), e diversas prefeituras, paróquias, coletivos e órgãos públicos do Rio Grande do Sul e de Roraima.

COMO PARTICIPAR

Arrecadação de doações

É dada prioridade para os seguintes itens:

• Fraldas infantis
  • Alimentos não perecíveis
  • Roupas (principalmente infantis e masculinas, limpas e em boas condições)
  • Materiais de higiene pessoal (escovas de dente, creme dental, sabonete)
  • Roupas de cama e toalhas (limpas e em boas condições)

O recolhimento também está sendo realizado na Sede Administrativa da Rede Marista (Rua Irmão José Otão, nº 11, Bairro Bom Fim, Porto Alegre) e nos demais empreendimentos da instituição (colégios, unidades sociais, HSL e Inscer). Os materiais são encaminhados à Avesol, que organizará o envio aos refugiados. Para mais informações, é possível fazer contato pelo e-mail [email protected] ou telefones (51) 3221-2318 e (51) 99990-2818.

Voluntariado

Em Roraima, os voluntários permanecerão pelo período mínimo de um mês, auxiliando as entidades locais com atendimento assistencial emergente. Além dessa disponibilidade de tempo, a pessoa precisa ser dinâmica, saber trabalhar em equipe, ter boa comunicação e, preferencialmente, compreensão da língua espanhola. É necessário ser maior de 18 anos.
Nas Região Metropolitana de Porto Alegre, alguns refugiados precisam de ajuda nas seguintes questões: aulas de português; apoio jurídico; apoio psicológico; auxílio na organização, separação e entrega de doações; auxílio em mobilidade urbana para necessidades diversas. Além da Capital, a atuação ocorrerá prioritariamente nas cidades de Canoas e Esteio, a partir das necessidades dos refugiados e disponibilidade dos voluntários.

Inscrição

Para as duas modalidades de voluntariado, os interessados devem manifestar interesse pelo e-mail [email protected] ou contatar a entidade pelos telefones (51) 3221-2318 ou (51) 99990-2818.