Pianista húngaro György Oravecz executa obras Liszt e Kodály hoje à noite

Evento tem parceria com Consulado-Geral da Hungria em SP e Honorário no RS

23/11/2018 - 15h30
pianista húngaro György Oravecz

Foto: Divulgação

A série PUCRS Recitais traz, em sua sétima edição, o pianista húngaro György Oravecz por meio de uma parceria inédita entre a Universidade, o Consulado-Geral da Hungria em São Paulo e o Consulado Honorário da Hungria no Rio Grande do Sul. Oravecz executa obras dos compositores Ferenc Liszt e Zoltán Kodály, renomados músicos húngaros. O evento será realizado na noite desta sexta-feira, 23 de novembro, a partir das 20h, na Igreja Universitária Cristo Mestre. A atividade é aberta à comunidade e tem entrada franca.

O pianista nasceu em Budapeste, em 1963, e iniciou seus estudos de piano aos oito anos. Em 1981, ingressou na Academia de Música Ferenc Liszt, onde estudou sob a direção de István Lantos e Zoltán Kocsis. Em 1986, recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Cziffra e, em 1987, formou-se como pianista-concertista e professor de piano. Seus concertos fizeram enorme sucesso em vários países da Europa, destacando-se o concerto solo de Milano, em que teve recepção frenética. Ficou conhecido no Canadá, Estados Unidos, Ásia e, em várias ocasiões, apresentou-se no Brasil.

Em abril de 2000, em Viena, tocou no MusikvereinSaal o concerto menos apresentado de Beethoven, Op. 61ª. Participou de inúmeros festivais, como o de Rovijn – Iugoslávia, Clermont-Ferrand – França, Donau-Fest – Ulm, Sonoptikum – Frankfurt, Saarland – Alemanha; Interforum – Fertöd, Bartók Festival de Szombathely – Hungria. Em 1998, tocou todas as sonatas de Liszt no primeiro Festival Fazioli da Hungria, bem como no Festival de Primavera de Budapeste.

Foi o primeiro artista a ser convidado à Romênia após a revolução. Desde 1985, Oravecz entrou no conhecimento popular como especialista em Liszt, sendo considerado seguidor e conservador das peças do famoso musicista. Teve seu trabalho reconhecido em 1993, em Roma, quando pediram para ele reinaugurasse um piano – descoberto por historiadores e devidamente restaurado – que foi feito para o próprio Liszt. Em 2001, recebeu uma bolsa de estudos da Associação Richard Wagner, cuja primeira etapa foi a participação nos concertos festivos pelo 25º aniversário da Associação, apresentações que lhe deram o apelido de “reencarnação de Liszt”.

Nos últimos anos, fez concertos na Coreia do Sul, Vietnã, Cazaquistão e Rússia. Em Kiev, em outubro de 2016, tocou duas peças de Liszt no concerto de jubileu da Filarmônica Ucraniana. Zoltán Kocsis declarou que o pianista é “alguém com muito futuro, que, em várias ocasiões, demonstrou sua capacidade técnica virtuosística, sua segurança estilística e, não menos importante, seu individualismo e originalidade musical”.

O PROGRAMA

Kodály, Zoltán (1882-1967) Danças de Marosszék

Danças de Galánta

Liszt, Ferenc (1811-1886) Études de Paganini Nº 2, 3, 4, 5 e 6

Mephisto Waltz No. 1.

Rapsódia húngara Nº 19

 


Leia Mais Veja todas