Theatro São Pedro destina Prêmio Eva Sopher à PUCRS

Universidade se destacou na área cultural ao lado de outras duas instituições e quatro personalidades

17/12/2018 - 14h15
homenagem, mérito cultural, eva sopher, theatro são pedro, reitoria, vice-reitor, jaderson costa da costa, antônio hohlfeldt

Vice-reitor recebe homenagem das mãos da filha de Eva Sopher, Renata Rubim / Foto: Camila Cunha

Na sexta-feira, 14 de dezembro, a PUCRS recebeu o Prêmio Eva Sopher pela Fundação Theatro São Pedro, no Memorial da instituição. Concedida pela primeira vez, a distinção foi destinada também à Câmara Riograndense do Livro, ao Serviço Social do Comércio e a quatro personalidades – o médico Gilberto Schwartsmann, diretor-presidente da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul; o professor Carlos Jorge Appel, primeiro secretário de Estado da Cultura; e os diretores de teatro Luciano Alabarse, secretário municipal da Cultura, idealizador do festival Porto Alegre Em Cena; e Maria Helena Lopes, ex-professora de Artes Dramáticas da UFRGS. O prêmio leva o nome da ex-presidente da Fundação, que assumiu a direção do teatro em 1975 e por ele trabalhou até sua morte, em fevereiro de 2018.

O vice-reitor Jaderson Costa da Costa destacou ser “uma honra receber uma homenagem tão especial, um prêmio que leva o nome de dona Eva, e ainda mais das mãos de sua filha, em um ano também especial em que o Theatro São Pedro completa 160 anos e a PUCRS 70 anos”.

Barberena e Costa da Costa comemoram conquista / Foto: Camila Cunha

O diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Ricardo Barberena, relatou que, só em 2018, foram realizadas mais de 80 atividades culturais na Universidade, que receberam 243 artistas da música e do teatro, 47 escritores e 184 pesquisadores e alunos, dirigidas a um público de mais de 15 mil pessoas. “A cultura pulsa na PUCRS.”

Depois da cerimônia de premiação, os convidados assistiram à Peça do Casamento, com Eliane Giardini e Antônio Gonzalez, dirigido por Guilherme Weber, no palco principal do Theatro São Pedro. A apresentação, de sexta a domingo, contou com apoio da PUCRS.

Confira outras fotos da homenagem: