PUCRS e Theatro São Pedro unem forças em prol da cultura

A proposta é o intercâmbio cultural entre a universidade e o tradicional teatro de Porto Alegre

02/08/2018 - 08h52
Theatro São Pedro, Instituto de Cultura da PUCRS, agenda cultural, cultura, parceria, delfos, multipalco, rua da cultura

A ideia é ter ações tanto no teatro como na universidade.
Foto: Marcelo Nunes

Uma agenda cultural mais diversificada para a capital gaúcha é o que propõe a parceria entre o Instituto de Cultura da PUCRS e a Fundação Theatro São Pedro (TSP). A iniciativa vai criar uma programação unificada, com trocas de contatos entre a Universidade e a Fundação, com o intuito de atrair mais arte para Porto Alegre.

Entre as várias possibilidades, a união pretende promover pocket shows, estreias e oficinas na Universidade para que o público possa, posteriormente, ir ao espetáculo no Theatro. Além disso, dependendo da dimensão da atração cultural, a mesma poderá ser realizada na PUCRS ou no TSP.

“Acho que esta iniciativa evidencia a importância de diferentes entidades culturais juntarem forças para ampliarem públicos. Mais que isso, ao invés de o público procurar o lugar onde se encontra algo que lhe interesse, nós preferimos chegar até o público, ofertando-lhe atrações diferentes como esta que abre nosso intercâmbio”, destaca Antônio Hohlfeldt, presidente da Fundação Theatro São Pedro.

Rua da Cultura vai sediar eventos nesta parceria.
Foto: Camila Cunha

Segundo o diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Ricardo Barberena, são diversas ações conjuntas que poderão ser promovidas. “Na Universidade temos o Espaço de Documentação e Memória Cultural (Delfos) e a Escrita Criativa, que estarão disponíveis para essa ação. A ideia é estimularmos a comunidade acadêmica a estar mais presente no Theatro São Pedro, um importante patrimônio da cultura do nosso Estado e país”, enfatiza.

Para as apresentações, são muitas opções de espaços físicos disponíveis. A Fundação possui o Theatro São Pedro e o Multipalco e a PUCRS oferece a Rua da Cultura, o Centro de Eventos, o Salão de Atos, o Teatro, entre vários auditórios e ambientes.

Primeira atração

No dia 17 de agosto acontece a atração fruto desta parceria: a apresentação do documentário Minha avó era palhaço, dirigido por Ana Minehira e Mariana Gabriel, que é a neta da primeira palhaça negra do Brasil. Xamego, o personagem homem criado pela atriz negra Maria Eliza Alves dos Reis, nas décadas de 1940 a 60, faz parte da história do Circo Guarany. O filme aborda o racismo, o machismo e a longa luta de um palhaço pelo papel principal no espetáculo circense. Com entrada gratuita e com vagas limitadas, o documentário será apresentado na Sala da Música – Multipalco.

A partir do dia 3 de agosto, as senhas podem ser retiradas na bilheteria do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n° – Centro Histórico). Confira os horários de atendimento:

• 13h às 18h30 (segundas a sextas-feiras)
  • 15h às 21h (sábados)
  • 15h às 18h (domingos)