PUCRS e Theatro São Pedro unem forças em prol da cultura

A proposta é o intercâmbio cultural entre a universidade e o tradicional teatro de Porto Alegre

02/08/2018 - 08h52
Theatro São Pedro, Instituto de Cultura da PUCRS, agenda cultural, cultura, parceria, delfos, multipalco, rua da cultura

A ideia é ter ações tanto no teatro como na universidade.
Foto: Marcelo Nunes

Uma agenda cultural mais diversificada para a capital gaúcha é o que propõe a parceria entre o Instituto de Cultura da PUCRS e a Fundação Theatro São Pedro (TSP). A iniciativa vai criar uma programação unificada, com trocas de contatos entre a Universidade e a Fundação, com o intuito de atrair mais arte para Porto Alegre.

Entre as várias possibilidades, a união pretende promover pocket shows, estreias e oficinas na Universidade para que o público possa, posteriormente, ir ao espetáculo no Theatro. Além disso, dependendo da dimensão da atração cultural, a mesma poderá ser realizada na PUCRS ou no TSP.

“Acho que esta iniciativa evidencia a importância de diferentes entidades culturais juntarem forças para ampliarem públicos. Mais que isso, ao invés de o público procurar o lugar onde se encontra algo que lhe interesse, nós preferimos chegar até o público, ofertando-lhe atrações diferentes como esta que abre nosso intercâmbio”, destaca Antônio Hohlfeldt, presidente da Fundação Theatro São Pedro.

Theatro São Pedro, Instituto de Cultura da PUCRS, agenda cultural, cultura, parceria, delfos, multipalco, rua da cultura

Rua da Cultura vai sediar eventos nesta parceria.
Foto: Camila Cunha

Segundo o diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Ricardo Barberena, são diversas ações conjuntas que poderão ser promovidas. “Na Universidade temos o Espaço de Documentação e Memória Cultural (Delfos) e a Escrita Criativa, que estarão disponíveis para essa ação. A ideia é estimularmos a comunidade acadêmica a estar mais presente no Theatro São Pedro, um importante patrimônio da cultura do nosso Estado e país”, enfatiza.

Para as apresentações, são muitas opções de espaços físicos disponíveis. A Fundação possui o Theatro São Pedro e o Multipalco e a PUCRS oferece a Rua da Cultura, o Centro de Eventos, o Salão de Atos, o Teatro, entre vários auditórios e ambientes.

 

Primeira atração

Theatro São Pedro, Instituto de Cultura da PUCRS, agenda cultural, cultura, parceria, delfos, multipalco, rua da cultura

No dia 17 de agosto acontece a atração fruto desta parceria: a apresentação do documentário Minha avó era palhaço, dirigido por Ana Minehira e Mariana Gabriel, que é a neta da primeira palhaça negra do Brasil. Xamego, o personagem homem criado pela atriz negra Maria Eliza Alves dos Reis, nas décadas de 1940 a 60, faz parte da história do Circo Guarany. O filme aborda o racismo, o machismo e a longa luta de um palhaço pelo papel principal no espetáculo circense. Com entrada gratuita e com vagas limitadas, o documentário será apresentado na Sala da Música – Multipalco.

A partir do dia 3 de agosto, as senhas podem ser retiradas na bilheteria do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n° – Centro Histórico). Confira os horários de atendimento:

  • 13h às 18h30 (segundas a sextas-feiras)
  • 15h às 21h (sábados)
  • 15h às 18h (domingos)

Leia Mais Veja todas