Sobre o IoC LATAM

Este site foi projetado como um recurso para professores, pesquisadores e profissionais da América Latina (LatAm) interessados ou envolvidos na internacionalização do currículo (IoC) e na internacionalização em casa.

O IoC LatAm é o resultado  de um trabalho colaborativo  executado entre professores,  equipes acadêmicas e gestores universitários de diversos países da Australásia, Europa e Américas.

Sobre o desenvolvimento do arcabouço conceitual para a internacionalização do currículo

O arcabouço conceitual (framework) e a proposta do processo para internacionalização do currículo (IoC) foram desenvolvidos  originalmente pela Professora Betty Leask (PhD), como resultado do projeto IoC em Ação (IoC In Action). Esse projeto foi executado com bolsa de pesquisa oferecida pelo Escritório Nacional de Aprendizagem e Ensino  (National Office of Learning and Teaching Fellowship) oferecida pelo Governo da Austrália () (acesse o relatório completo ).

Este projeto teve como foco engajar docentes no processo de exploração, explicitação e disseminação do significado da internacionalização do currículo, em diferentes disciplinas e universidades australianas. Outro foco foi identificar como a equipe acadêmica e de funcionários que trabalham em disciplinas e ambientes institucionais diferentes pode ser preparada e acompanhada para executar essa proposta. A metodologia adotada contou com o trabalho intenso de várias equipes, com 3 a 5 docentes, em diferentes universidades e disciplinas, bem como com o apoio de um desenvolvedor acadêmico para cada universidade. Houve uma forte ênfase na construção de capacidades para o futuro, orientado para abordar questões críticas e questões-chave associadas à internacionalização do currículo dentro e entre disciplinas, assim como nas instituições. Uma série de atores (stakeholders), de diversas instituições e disciplinas em universidades de toda a Austrália, estiveram envolvidos de várias maneiras – seja como conselheiros, consultores ou participantes ativos. Os dados para os estudos de caso foram coletados de entrevistas e observações.

Em 2013-14, o trabalho foi estendido, recebendo mais apoio do Gabinete de Aprendizagem e Ensino do Governo Australiano. Esse segundo projeto, “Embedding the IoC in Action Framework” (Incorporando a Estrutura do IoC em Ação), liderado pelo Dr. Craig   Whitsed  e pela Dra. Wendy Green, produziu recursos adicionais que ainda hoje são utilizados no processo de internacionalização do currículo em cursos inteiros de graduação.

Mais sobre este projeto pode ser encontrado em seu website  .