Resumo do Arcabouço Conceitual (framework)

Cada camada contextual do arcabouço conceitual interage direta e indiretamente umas com as outras, influenciando as demais. Isso cria um conjunto complexo de condições nas quais o currículo é construído pelo corpo docente e é vivenciado pelos estudantes. Consequentemente, descobrimos que as conceituações e a forma de implementar a internacionalização do currículo variam entre as disciplinas em uma instituição, e também na mesma disciplina em diferentes instituições. Por exemplo, algumas disciplinas são menos abertas a reconhecer a construção cultural do conhecimento do que outras, e as perspectivas internacionais exigidas de uma enfermeira ou de um farmacêutico focarão muito provavelmente mais na compreensão sociocultural do que as de um engenheiro. Alguns serão mais influenciados pelos requisitos dos empregadores locais ou associações profissionais nacionais do que outros.

Esse arcabouço conceitual auxilia na compreensão do conceito amplo de internacionalização do currículo, bem como do papel das disciplinas e do corpo docente. Identifica ainda algumas das questões-chave que precisam ser consideradas ao se engajar no processo de internacionalização do currículo em um curso acadêmico específico.

Embora a internacionalização do currículo dependa, em certa medida, da disciplina, outros fatores críticos também influenciarão a abordagem adotada pelo corpo docente para a internacionalização do currículo.

 

Fontes:  

Haigh, M. (2018). Global citizenship and Internationalisation of the curriculum: Implications for learning and teachers. Em Proceedings of Second International Symposium on Social Sciences Education.   Çanakkale . https://www.researchgate.net/profile/Martin-Haigh/publication/329872494_GLOBAL_CITIZENSHIP_AND_INTERNATIONALISATION_OF_THE_CURRICULUM_IMPLICATIONS_FOR_LEARNING_AND_TEACHERS/links/5c1e667e92851c22a33fca7d/GLOBAL-CITIZENSHIP-AND-INTERNATIONALISATION-OF-THE-CURRICULUM-IMPLICATIONS-FOR-LEARNING-AND-TEACHERS/links/5c1e667e92851c22a33fca7d/GLOBAL-CITIZENSHIP-AND-INTERNATIONALISATION-OF-THE-CURRICULUM-IMPLICATIONS-FOR-LEARNING-AND-TEACHERS.pdf

Leask B. (2020) Internationalization of the Curriculum, Teaching and Learning. Em: Teixeira PN, Shin JC (eds) The International Encyclopedia of Higher Education Systems and Institutions. Springer, Dordrecht.  https://doi.org/10.1007/978-94-017-8905-9_244