Áreas de aprendizagem profissional para IoC

Existem três importantes focos de aprendizagem profissional para IoC: (i) Conhecimento e entendimento; (ii) Competências; e (iii) Valores. 

Conhecimento e entendimento  

  • Conhecimento entre disciplinas 
  • Conhecimento sobre ensino, aprendizagem e avaliação  
  • Conhecimento sobre paradigmas emergentes de IoC, ensino e aprendizagem 
  • Entender a variedade de origens e necessidades de aprendizagem de alunos etc.  
  • Entender as diferentes camadas de contexto de IoC (global, regional, nacional, institucional) 
  • Entender os padrões e as práticas profissionais nos contextos nacionais e internacionais e em diferentes cenários organizacionais/institucionais (por exemplo, contextos de desempenho em profissões, práticas emergentes) 

Competências 

  • Projetar resultados internacionais, interculturais e globais de aprendizagem 
  • Capacidade de empregar uma gama de diferentes pedagogias que irão facilitar o desenvolvimento de resultados de aprendizagem pretendidos  
  • Avaliar a obtenção de resultados de aprendizagem internacionais, interculturais e globais de alunos  
  • Facilitar a aprendizagem intercultural ativa 
  • Colaborar e negociar com uma variedade de pessoas, incluindo colegas, comunidades e alunos. 

Conhecimento e entendimento  

  • Conhecimento entre disciplinas 
  • Conhecimento sobre ensino, aprendizagem e avaliação  
  • Conhecimento sobre paradigmas emergentes de IoC, ensino e aprendizagem 
  • Entender a variedade de origens e necessidades de aprendizagem de alunos etc.  
  • Entender as diferentes camadas de contexto de IoC (global, regional, nacional, institucional) 
  • Entender os padrões e as práticas profissionais nos contextos nacionais e internacionais e em diferentes cenários organizacionais/institucionais (por exemplo, contextos de desempenho em profissões, práticas emergentes) 

Valores  

  • Reconhecimento da importância da inclusão e da diversidade no processo do IoC 
  • Mentalidade positiva quanto à revisão e a alterações no currículo 
  • Disponibilidade para inovação e novas formas de abordar educação e/incluindo IoC  
  • Compromisso com a criação de ambientes inclusivos de aprendizagem  
  • Cooperação entre colegas, solidariedade, democracia (por exemplo, apoio a negociações, respeito mútuo, reciprocidade)