Questionário sobre Internacionalização do Currículo (QIC)

A finalidade do QIC

O QIC é uma ferramenta facilitadora destinada a estimular a reflexão e discussão entre as equipes de professores sobre a internacionalização do currículo em seu curso/atividade de ensino. O QIC não se destina a ser usado simplesmente para coletar dados ou medir o desempenho. O objetivo é estimular a discussão e a compreensão, que são essenciais para a fase ‘Imaginar’ do processo de IoC.

Três versões do QIC foram desenvolvidas após o feedback de diferentes disciplinas que participaram dos projetos de Bolsas de Estudo e Extensão IoC em Ação.

  • QIC1  contém muitas perguntas abertas, que convidam a comentários e reflexão. Preferido por aqueles que desejam uma abordagem mais qualitativa de revisão e reflexão
  • QIC1 (resumido)  é uma versão modificada do QIC1. Contendo apenas 10 questões essenciais abertas, foi desenvolvido especificamente para facilitar a discussão, a reflexão e o planejamento entre acadêmicos com pouco tempo.
  • QIC2  convida membros individuais de uma equipe ou grupo a preencher uma pesquisa por meio de uma escala Likert de cinco pontos com algum escopo para comentários escritos e reflexões.

Facilitadores e líderes de equipe são aconselhados a avaliar qual versão do QIC tem maior probabilidade de repercutir em sua equipe antes de usá-lo para fins de reflexão e revisão.

Cada versão pode ser transcrita em formatos de pesquisa online, como Survey Monkey e Qualtrics.

 

Facilitando o processo

Para o propósito da discussão facilitada, é importante que todos os membros da equipe envolvidos na discussão completem o QIC antes da reunião da equipe. Em reuniões de equipe, as respostas individuais e coletivas serão discutidas.

Etapa 1: Identificando a equipe

Essa geralmente seria o grupo que leciona no ‘núcleo’ do CURSO, ou os COORDENADORES DAS ATIVIDADES DE ENSINO que constituem a ESPECIALIZAÇÃO ACADÊMICA. Os professores do CURSO com interesse em internacionalização também podem ser convidados a participar da avaliação. Você também pode querer envolver um acadêmico ou professor de desenvolvimento profissional com alguma experiência em internacionalização do currículo em sua equipe neste momento – bem como, ou alternativamente, na Etapa 3 e na Etapa 4

Etapa 2: Preenchendo o questionário

Os membros individuais da equipe devem preencher o questionário, por conta própria, da melhor maneira que puderem. Os membros da equipe devem ser avisados de que é possível que as respostas às perguntas individuais variem consideravelmente na equipe.

Etapa 3: Discutindo a resposta

A equipe deve se reunir logo após o preenchimento do questionário.

  • Se estiver usando o QIC1 (abordagem qualitativa), os membros da equipe devem compartilhar suas respostas e discutir os fundamentos de suas respostas e quaisquer semelhanças e diferenças entre elas. Essa discussão pode ser facilitada por um colega com algum conhecimento na área de internacionalização do currículo. É útil manter um resumo dos pontos principais – você pode gravar a discussão ou nomear alguém para tomar notas.
  • Se estiver usando QIC2, os resultados devem ser analisados pelo facilitador ou líder da equipe e as principais descobertas identificadas. Eles podem ser apresentados a toda a equipe do CURSO, a fim de fornecer a eles um instantâneo claro dos pontos fortes e lacunas atuais da IoC. Tal como acontece com QIC1, esta análise deve ser usada para suscitar discussão e reflexão, antes de passar para a fase de ‘Imaginar’.