Estágio 3: Revisar e planejar

No estágio de Revisar e Planejar, decisões sobre mudanças devem ser feitas ou colocadas em vigor imediatamente, a médio e a longo prazos. Nesse estágio, são considerados os possíveis bloqueadores e facilitadores, visto que estão relacionados à implementação ou execução da mudança  e/ou mudanças desejadas, e ao desenvolvimento de estratégias para abordá-las. O objetivo neste estágio é definir objetivos, marcos e/ou metas, desenvolvendo uma ação/ estratégia de implementação, assim como planos e estratégias de avaliação, e planejando como comunicar o que está sendo feito aos estudantes da disciplina e da universidade. A questão central no estágio de Revisar e Planejar é:

  •  O que faremos de maneira diferente? 

Essa questão abrange todas as dimensões do currículo, sua formulação e aplicação, incluindo o curso, métodos de ensino e aprendizagem (formal e informal).

Uma observação sobre facilitadores e bloqueadores:

A internacionalização do currículo passa, necessariamente, por mudanças. Existem numerosos facilitadores e bloqueadores das mudanças, seja nos níveis individual, de equipe ou institucional. Como identificado por Leask (2015), eles podem incluir:

  • Facilitadores –   incluídas as políticas da universidade, práticas de gestão, procedimentos de recursos humanos, estruturas de desenvolvimento profissional ou de recompensa; liderança; cultura organizacional; e fornecimento de capacitações e de outras oportunidades de autodesenvolvimento.
  • Bloqueadores – quaisquer fatores que inibam a equipe de desenvolver e ofertar um currículo internacionalizado. Incluem fatores como formas disciplinares de pensamento, que podem inibir ou restringir as abordagens de internacionalização do currículo. Outros bloqueadores incluem a falta de apoio/recursos para a equipe acadêmica colaborar com ou trabalhar em ambientes internacionais da indústria, falta de (ou comunicação deficiente de) visão institucional e política, e estratégia mal definidas em relação à internacionalização (Leask 2015, p. 49).

Aplicar práticas de “design thining” no estágio de Revisar e Planejar é o estágio de Prototipação  [link externo –  https://www.interaction-design.org/literature/article/design-thinking-get-started-with-prototyping  ]. “Criar protótipos é trazer ideias conceituais ou teóricas à vida, e explorar seu impacto no mundo real antes de finalmente executá-las” (Dam & Siang, sd.). Os protótipos podem assumir muitas formas, mas devem ser tangíveis, o que pode incluir resultados de aprendizagem pretendidos revisados, descrição simples da estrutura de uma atividade de ensino, mapas de atividades de aprendizagem e descrições de abordagens de ensino.  Esses são compartilhados e “testados” e, em seguida, refinados e/ou alterados para fazer o produto final. Este processo pode revelar suposições ou preconceitos ocultos (Dam & Siang, sd.) sobre a natureza do currículo, da aprendizagem e do ensino. O objetivo do desenvolvimento de protótipos é explorar o que funciona com os usuários para descobrir o que pode ser melhorado. As questões centrais na prototipagem são:

  •  Como os usuários responderão a este protótipo?   O que podemos aprender com esse processo para aprimorar, refinar ou reformular o produto?   Nossa solução foi bem-sucedida?

Atividades associadas a este estágio podem também incluir:

  • Estabelecimento de metas e objetivos para internacionalização do currículo em um curso
  • Identificação de bloqueadores e facilitadores para os indivíduos e para a equipe na obtenção desses objetivos
  • Identificação de especialistas, apoiadores e simpatizantes, em sua equipe e em toda a universidade, que podem ajudar a alcançar os objetivos definidos
  • Identificação e busca de apoio e recursos para auxiliar funcionários equipe docente e estudantes a superarem os principais obstáculos
  • Ajuste de prioridades e desenvolvimento de um plano de ação focado em quem fará o que, até quando, e quais recursos e tipos de apoio exigidos
  • Discussão de como será avaliada a eficácia de quaisquer mudanças feitas no currículo, incluindo seu efeito na aprendizagem dos estudantes
  • Negociação dos papéis dos membros individuais da equipe no processo de internacionalização do currículo nas próximas duas fases.

 

Recursos chave

Algumas perguntas chave do planeamento do curso foram desenvolvidas para ajudar equipes a estabelecerem objetivos para o curso de internacionalização do curriculum. Um breve questionário sobre bloqueadores e facilitadores [link ativo do documento externo] do envolvimento individual da equipe na internalização do currículo é uma ajuda útil para planejar quem fará o quê.

Para obter mais informações sobre a formulação na educação e estratégias iniciais úteis para cada estágio, baixe o manual Design Thinking for Educators da IDEO [Link –https://www.ideo.com/post/design-thinking-for-educators]