Estágio 1. Rever e refletir

É fundamental, desde o início, alinhar o entendimento do queremos dizer ao falar sobre internacionalização. As primeiras reuniões devem se concentrar em esclarecer objetivos, propósito e escopo, bem como fornecer um espaço para discutir o que significa “internacionalização” e “internacionalização do currículo”.

As etapas geralmente seguidas nessa fase do processo envolvem:

Etapa 1. Identificar a equipe

• Mapear as principais partes interessadas, apoiadores, defensores e líderes institucionais, e analisar como  eles serão envolvidos e como será feita a comunicação com cada parte envolvida
  • Ser inclusivo e convidar consultoria de fora da disciplina
  • Incluir estudantes como co-formuladores ou parceiros no processo

Etapa 2.  Esclarecer, avaliar e problematizar.

O objetivo é entender o contexto (bloqueadores e facilitadores) para seguir em frente com o processo de IoC.

Primeiro, alcance a precisão conceitual (de acordo com as necessidades da comunidade e o planejamento estratégico institucional) e defina um fundamento lógico estável (por quê).

A questão central na fase de revisão e reflexão é:

•  Até que ponto o nosso currículo está internacionalizado?

Aplicar a abordagem da formulação na fase de revisão e reflexão envolve equipes nos processos de  Empatia  [link externo para https://www.interaction-design.org/literature/topics/empathize  ] e Definição  [link externo para  https://www.interaction-design.org/literature/article/stage-2-in-the-design-thinking-process-define-the-problem-and- interpret-the-results  ]. Na Empatia, o objetivo é entender o usuário, para então definir o problema e formular uma solução. Empatia significa que você aborda seu usuário como um forasteiro ingênuo e curioso. Isso pode levar à identificação de percepções valiosas (Gottieb, et al., 2017) e ajudar a definir o que precisa ser mudado para avançar de forma criativa.

A questão central na Empatia é:

•  Quem é meu usuário e quais são suas necessidades?

Na abordagem da formulação, depois de Empatia está a Definição. O objetivo da Definição é refletir sobre os objetivos e resultados desejados. A questão central nesta fase é

•  Como poderíamos …?

Uma ferramenta útil nesta etapa é o questionário de internacionalização do currículo (QIC).

Etapa 3. Discutir as respostas

Etapa 4. Decidir o que fazer a seguir

Atividades associadas a este estágio podem também incluir:

• Estabelecer/revisar/refletir sobre a justificativa para a internacionalização do currículo no curso
  • Revisão de conteúdo, arranjos de ensino e aprendizagem, e avaliação em atividades de ensino individuais e em todo o curso em relação à internacionalização do currículo
  • Rever a avaliação e feedback dos estudantes em relação aos elementos internacionais e interculturais do currículo
  • Comparar e contrastar o feedback sobre diferentes elementos do curso, conforme experiência de estudantes internacionais e estudantes locais/domésticos
  • Rever o feedback de outras partes interessadas, como a comunidade, empregadores, associações profissionais, partes interessadas do setor produtivo e do governo (local, regional e nacional)
  • Rever os objetivos institucionais relacionados à internacionalização e/ou internacionalização do currículo, analisando o alinhamento do curso com estes objetivos
  • Refletir sobre as experiências já implementadas e identificar possíveis áreas de melhoria
  • Negociar significado/ entendimento do processo de internacionalização

Recurso chave

Estímulo à reflexão e à discussão, o questionário de internacionalização do currículo (QIC) [hiperlink para a página interna] auxilia a equipe a identificar o que já está acontecendo e, se for o caso, quais ações podem ser adotadas para internacionalizar ainda mais o curso.

Isso faz com que os funcionários pensem além de sua unidade para considerar o contexto mais amplo do que está acontecendo em outras unidades, bem como o contexto institucional em que o curso é lecionado. Eles são solicitados a discutir elementos específicos do currículo, como conteúdo, avaliação e arranjos de ensino-aprendizagem em todo o curso.