Estudo de Caso 2: Enfermagem

Usando uma versão online do QIC para estimular o Estágio “Revisar e Refletir” 

Contexto Institucional

A abordagem da universidade à internacionalização está entalhado em suas políticas e missão. Os documentos de política da universidade descrevem uma abordagem abrangente para a internacionalização do currículo.

O reconhecimento e a recompensa pelas ações da equipe na internacionalização são tratados especificamente na documentação, cuja responsabilidade principal cabe ao Vice-Chanceler Internacional. O DVCI enfatiza o compromisso da Universidade em internacionalizar o currículo para todos os alunos. A Universidade demonstra esse compromisso de várias maneiras, inclusive promovendo e apoiando oportunidades para os estudantes adquirirem experiência internacional e desenvolverem perspectivas inclusivas.

A documentação da universidade descreve uma abordagem em vários níveis para a internacionalização, englobando elementos como diplomas conjuntos envolvendo a colaboração com instituições parceiras internacionais; reconhecer e recompensar os esforços dos estudantes na internacionalização; encontrar maneiras de facilitar a interação de qualidade entre estudantes internacionais e nacionais em ambientes acadêmicos e não acadêmicos; bem como comprometer-se com um processo contínuo de internacionalização do currículo para produzir graduados com as habilidades, conhecimentos e experiência necessários para viver e trabalhar em uma sociedade globalizada.

A universidade oferece aos alunos a oportunidade de estudar uma língua estrangeira simultaneamente com seu curso de graduação e um certificado em Questões Globais, que pode ser feito simultaneamente com qualquer curso de graduação.

Contexto disciplinar

Enfermagem

Rever e refletir

A equipe de enfermagem envolvida na etapa inicial do processo de IoC era composta pelos três líderes do curso. O curso de graduação é altamente prático e os estudantes participam de uma colocação clínica já no primeiro semestre. A maior parte do ensino clínico é ministrado em regime de colocação, por isso o corpo docente é bastante disperso. Há um forte enfoque nos consumidores de serviços de saúde, os clientes. Em muitos aspectos, os clientes são o ponto de partida, e a análise das necessidades dos clientes fornece o ímpeto para decidir o que os estudantes precisam e, a partir daí, o que o corpo docente precisa fazer com os alunos. A equipe de ensino de enfermagem está muito focada na abordagem de aspectos globais do currículo por meio do aspecto local em primeira instância, e são muito conscientes de que os consumidores de serviços de saúde são altamente diversificados culturalmente, e isso é crescente.

Os principais motivadores para a internacionalização do currículo de enfermagem e obstetrícia incluem a necessidade de preparar os graduados para trabalhar em ambientes de trabalho multiculturais na Austrália, mas também possivelmente no exterior. Outro fator importante é a ampla diversidade cultural refletida tanto na equipe quanto entre os estudantes. No início do processo, a equipe docente indicou não existir um entendimento partilhado do que se entende por internacionalização do currículo no contexto do curso ou da universidade. Alguns funcionários estavam preocupados que a internacionalização não ocorresse às custas de conteúdo local importante. Alguns até comentaram que o “australiano branco típico” não parecia mais estar presente no currículo.

Percebeu-se que os aspectos internacionais e interculturais já ocupavam um lugar importante no currículo de enfermagem. O currículo usou a metodologia PBL de aprendizagem, baseada em problemas. Todos os casos continham um elemento intercultural e a sensibilização para a gama de questões interculturais que os alunos enfrentariam na prática profissional era considerada um objetivo importante do currículo. Portanto, nos casos apresentados aos estudantes, os nomes e as origens culturais dos pacientes eram frequentemente alterados e o corpo clínico que facilitava a discussão dos casos apresentados era instruído a discutir o que isso poderia significar para o profissional de enfermagem.

Todos os estudante são incentivados a participar de experiências internacionais ou interculturais como parte de seus estudos, incluindo a opção de trabalhar com comunidades indígenas na Austrália e no Camboja. Os membros da equipe comentaram sobre a natureza “transformacional” dessas experiências internacionais e interculturais para os funcionários e estudantes que estiveram envolvidos.

Concluiu-se que, sob muitas perspectivas, os cursos de enfermagem e obstetrícia já podem ser considerados significativamente internacionalizados. Os líderes do curso questionaram, no entanto, se os elementos atuais internacionalizados do currículo poderiam ser tornados mais explícitos e abertos tanto para funcionários quanto para alunos, assim como as justificativas profissionais e acadêmicas para a internacionalização – incluindo as demandas interculturais da prática profissional local. Eles também se perguntaram se o currículo também poderia se beneficiar de uma abordagem geral mais estratégica para a internacionalização do currículo. Eles viram que a internacionalização é um processo contínuo e acreditam que sempre existe espaço para melhorias, mas estavam preocupados que a abordagem adotada fosse baseada em evidências.

Eles decidiram abordar o processo de internacionalização como uma pesquisa-ação e estavam ansiosos para escrever artigos para publicação com base em suas experiências. Eles escolheram como questão de pesquisa: “Como podemos internacionalizar o currículo nesta área disciplinar e nesse contexto institucional específico, e garantir que, como resultado, melhoraremos os resultados de aprendizagem de todos os estudantes”.

O Questionário sobre Internacionalização do Currículo (QIC) (ver Figura 9.2) foi colocado no Qualtrics (uma plataforma de software de pesquisa online) e repassado a todo o corpo docente. Desta forma, os líderes de equipe buscaram estabelecer quais eram os diferentes entendimentos de internacionalização do currículo por parte dos membros da equipe docente. Um dos desafios específicos enfrentados foi a proporção significativa da equipe que trabalhavam casualmente como clínicos, cuja identidade primária estava relacionada ao seu papel como clínicos, em vez de seu papel como professores. Portanto, eles não necessariamente se identificavam fortemente com a escola de enfermagem ou a universidade. Por isso, optou-se por incorporar o processo de internacionalização em reuniões periódicas já estabelecidas na escola, em vez de tentar envolver os funcionários separadamente. A taxa de resposta à versão online do QIC foi de 60%.

Uma visão geral inicial dos resultados do QIC mostrou que muito já estava acontecendo no campo da internacionalização em todo o curso. No entanto, grupos focais foram estabelecidos para garantir que essa impressão fosse justificada, e para descobrir as lacunas que poderiam existir. O grupo estabeleceu que, embora os casos de PBL selecionados representassem apropriadamente a comunidade multicultural em que os alunos trabalhariam quando se formassem, muitos professores se sentiam mal preparados para trabalhar com os alunos nos aspectos “internacionais e interculturais” dos casos de PBL que foram usados nos materiais curriculares. Alguns disseram que evitaram de todo discuti-los. Isso surpreendeu os líderes do curso e destacou a necessidade de mais desenvolvimento profissional com a equipe dessa área se eles quisessem realmente internacionalizar o currículo de Enfermagem.

No geral, a equipe de enfermagem chegou à conclusão de que, embora muito estivesse sendo feito em todo o curso para internacionalizar o currículo, a justificativa para incluir alguns dos casos de PBL precisava ser comunicada de forma mais clara. Uma narrativa mais explícita de internacionalização no curso foi criada para ajudar o corpo docente a construir e interconectar os muitos bolsões separados de prática e, assim, entregar um currículo internacional mais coerente e conectado para todos os alunos. Foram planejadas atividades de desenvolvimento profissional e orientações específicas sobre como abordar a discussão de casos de PBL com foco em questões interculturais.

Imaginar

A equipe começou a imaginar como seria seu curso se eles utilizassem melhor as origens multiculturais da equipe existente. Eles começaram a discutir maneiras de usar essa diversidade de experiências de forma mais produtiva.

Eles começaram a imaginar como poderiam usar o aprendizado daqueles funcionários e alunos que faziam estágio clínico no Camboja todos os anos. Embora apenas um pequeno número de alunos tenha participado dessas colocações, eles começaram a imaginar maneiras de usar esse aprendizado muito rico de alguns alunos e funcionários como um recurso para enriquecer o aprendizado de todos os alunos. Um crescente curso de estudos no exterior foi identificado como outra atividade com potencial semelhante.

As discussões continuaram em torno do significado da internacionalização do currículo no contexto particular do curso de Enfermagem. A resposta inicial foi que ele precisava ser sobre habilidades, especificamente habilidades de comunicação intercultural. Ao analisar o significado da competência intercultural, no entanto, a equipe de enfermagem foi confrontada com a questão de se deveria focar apenas nas habilidades, no domínio do “fazer”, ou se eles também deveriam focar nos aspectos conceituais, nos aspectos “saber” da competência intercultural, bem como na identidade dos enfermeiros como profissionais globais.

Essa discussão mais aprofundada sobre a identidade profissional do enfermeiro em um mundo globalizado e o significado da competência intercultural para o enfermeiro no ambiente local concentrou as energias da equipe por um período considerável.

O processo até esse ponto demorou cerca de 12 meses.