Processo

O trabalho central envolvido na internacionalização do currículo (IoC), no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem no currículo formal, é melhor realizado pela equipe acadêmica organizada por equipes disciplinares. Idealmente, a IoC é realizada como um projeto para um curso completo de estudos ou para uma especialização de um curso.

Como abordar a internacionalização do currículo

É fundamental abordar a tarefa de forma acadêmica, sistemática e colaborativa. Abordar a internacionalização do currículo como uma pesquisa-ação ou como um projeto de formulação de currículo oferece mais oportunidades para o desenvolvimento de experiências e resultados de aprendizagem de qualidade. É melhor implementar esse processo  de forma colaborativa, começando com a equipe de ensino em nível de atividade de ensino e/ou curso, e depois envolvendo outras equipes que apoiam o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, alocando recursos e envolvendo estudantes. Expandir a equipe torna possível aproveitar os recursos e articular as perspectivas de todos, para garantir a coerência em todo o curso, assim como a identificação sistemática e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes adequadas em todos os estudantes. É importante reunir o grupo certo de pessoas, sendo uma vantagem se o grupo for culturalmente diverso.

Abordando o processo de IoC: Ação e Formulação

Idealmente, a abordagem de internacionalização do currículo será utilizada e/ou informada pela pesquisa-ação participativa, e/ou metodologias e filosofias de formulação. Essas abordagens são:

Pesquisa-ação é um processo reflexivo e cíclico de solução de problemas. Quando aplicado à internacionalização do currículo, o processo envolve a equipe do curso como uma comunidade de prática. A pesquisa-ação é de natureza prática, focada na mudança, envolvendo um processo cíclico e preocupando-se com a participação (Costello, 2003, p. 6). O objetivo do processo de pesquisa-ação é o de melhoria contínua da qualidade. Mudanças podem ocorrer enquanto a pesquisa está sendo conduzida. Nesse processo de  internacionalização do currículo, os membros da equipe estão ativamente envolvidos na revisão dos fundamentos para a internacionalização do currículo e aosobjetivos relacionados ao desempenho dos estudantes, propondo alterações que, por sua vez, resultam em novass alterações a serem feitas. O ciclo é repetitivo e pode ser realizado como parte do processo normal de revisão,  ou fora desse processo.

Formulação é um processo não linear e iterativo que indivíduos ou equipes usam para entender os usuários, desafiar suposições, redefinir problemas e criar soluções inovadoras, criando protótipos e realizando testes. Para saber mais, clique aqui  [link externo parahttps://www.interaction-design.org/literature/topics/design-thinking ] . Quando aplicada à internacionalização do currículo a formulação,  tem o  estudante no centro do processo, ao invés do currículo e/ou a pedagogia.

Os cinco estágios do processo de IoC surgiram durante um extenso trabalho com equipes de professores em toda a Austrália. Possíveis questões de foco e atividades-chave associadas a cada estágio foram desenvolvidas. O processo pode ser conduzido por um facilitador interno e/ou externo. A maioria das equipes, ao  implementar esse processo, conseguiu o apoio de um facilitador externo nos estágios iniciais.