Estágio 5: Avaliar

Uma dimensão chave nas abordagens de pesquisa-ação e formulação é a ênfase dada à avaliação. No estágio de Avaliar, evidências são coletadas para determinar a eficácia das mudanças, da inovação e/ou do produto. Isso envolve planejamento e pesquisa. Idealmente, conforme os planos são discutidos e os protótipos desenvolvidos, considera-se o desenvolvimento de uma estratégia de avaliação e como o feedback será usado para aprimorar ainda mais as experiências dos alunos e os resultados de aprendizagem. O objetivo da fase Avaliar é explorar evidências, considerar lacunas e a retroalimentação dos resultados para a próxima iteração do estágio Revisar e Refletir. Neste estágio, a pergunta central é:

  •  Em que medida os objetivos de internacionalização foram alcançados?

Da mesma forma, na abordagem de formulação, o objetivo do Teste é obter e usar feedback dos usuários, desenvolver uma melhor compreensão dos usuários (Empatia) e gerar percepções que podem mudar a maneira como o problema foi inicialmente identificado. A questão central do Teste é:

  • Nossa solução (produto – conceitual ou físico) foi bem-sucedida?  

Definir o sucesso e chegar a um consenso com relação aos indicadores de sucesso é uma dimensão importante desta fase. Pode-se considerar o impacto das mudanças feitas no currículo ao longo do tempo e os resultados delas para os estudantes, docentes, para a universidade e a comunidade em geral, ao longo do tempo. Individualmente e/ou em equipe, as questões a serem consideradas podem incluir:

  • Que histórias você gostaria que os estudantes contassem na jornada de aprendizagem em seu curso/disciplina/universidade?
  • Que resultados você gostaria de ver destacados em relatórios institucionais/mídia/publicações acadêmicas?
  • Como resultado da mudança/inovação/ currículo renovado, o que você relataria à liderança da universidade visando receber financiamento para outras iniciativas de internacionalização das atividades curriculares?

 Atividades associadas a este estágio podem também incluir:

  • a análise das evidências coletadas das partes interessadas, incluindo estudantes, outros docentes e funcionários
  • a reflexão sobre o impacto da ação realizada
  • a consideração de quaisquer fatores de ‘interferência’, por exemplo, eventos inesperados que possam ter tido um impacto positivo ou negativo no cumprimento das metas
  • a consideração de quaisquer lacunas na evidência e na coleta de evidências post-hoc, se necessária
  • o resumo das realizações e a alimentação dos resultados ao estágio “Revisar e Refletir”
  • a negociação de funções e responsabilidades contínuas para a internacionalização do currículo dentro da equipe do curso.