11 cursos da PUCRS recebem nota máxima do Guia da Faculdade do Estadão

A pesquisa avaliou cerca de 16 mil cursos superiores em todo o Brasil

26/10/2023 - 09h00

O Guia da Faculdade 2023, pesquisa realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) e o Quero Educação, concedeu a 38 cursos da graduação presencial da PUCRS as melhores notas do ranking. Com 11 cursos em nota máxima (5 estrelas), a PUCRS é segunda melhor Universidade privada avaliada pelo ranking. A lista foi divulgada pelo Estadão na segunda-feira, 23.  

O número de cursos com 5 estrelas aumentou em relação ao ranking do ano passado (em que oito receberam a distinção máxima). Para a professora e Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, Adriana Kampff, essa conquista é o reflexo do trabalho construído todos os dias pelos/as docentes com a participação dos/as estudantes e toda comunidade universitária:  

“Nossos currículos têm uma base muito forte de conexão com a sociedade. Quando pensamos nisso, pensamos que os projetos de vida são diferentes, as pessoas têm perspectivas de trajetórias e carreiras também diversificadas e, por isso, os currículos precisam ser capazes de refletir essas diferentes expectativas e conexões. Ter nossos cursos mais uma vez em destaque neste importante ranking é prova de que estamos ancorados em práticas de excelência, reconhecidas no cenário nacional”, destaca.  

Confira os classificados: 

Como a nota é calculada 

O curso de Medicina recebeu a nota máxima do Guia da Faculdade do Estadão. / Foto: Giordano Toldo

Para conseguir avaliar a qualidade dos mais de 16 mil cursos superiores em todo o Brasil (presencial ou educação à distância), a pesquisa utiliza a metodologia conhecida como “avaliação por pares”. Nesse processo, a equipe do Guia da Faculdade atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores/as que atuam no Ensino Superior. Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a participar.  

Para serem analisados, os cursos precisam ter ao menos uma primeira turma com estudantes já formados/as, o que permite que a graduação seja mais bem conhecida pela comunidade acadêmica em geral. Ou seja, não são todos os cursos que entram no processo de avaliação. 

O/a coordenador/a de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:  

  • Projeto pedagógico: características da proposta de ensino do curso  
  • Corpo docente: perfil dos professores vinculados à graduação 
  • Infraestrutura: condições de materiais e equipamentos oferecidos  

Cursos de graduação presencial e de educação a distância recebem questionários diferentes. Esses questionários servem de base para os avaliadores darem suas notas para os cursos.  

Quem avalia   

Mais de 10 mil professores e coordenadores atuaram como banca avaliadora do Guia da Faculdade de forma voluntária. Os pares foram acionados para dar notas para os cursos das suas áreas de formação. Prioritariamente os educadores avaliam as instituições que estão localizadas na mesma região do país na qual esses avaliadores trabalham. 

Leia mais 


Leia Mais Veja todas