Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Destaques 2019: Novidades na Graduação e na Pós-Graduação

Revisão de currículos e criação de novas Certificações de Estudos marcaram o ano

27/12/2019 - 13h54
Living 360° foi lançado em fevereiro / Foto: Camila Cunha

Living 360° foi lançado em fevereiro / Foto: Camila Cunha

Com o lançamento do prédio Living 360° e o objetivo de acompanhar as mudanças pelas quais o processo de ensino passa, a PUCRS desenvolveu diversas iniciativas ao longo do ano, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação. Novos modelos de disciplinas foram lançados e o Pós PUCRS Online se consolidou ainda mais. Confira os principais destaques da Universidade na área de ensino em 2019:

Lançamento do Living 360°

Em fevereiro, foi inaugurado o Living 360°, que transformou o prédio 15 em um espaço diferenciado para apoiar o uso de metodologias inovadoras de ensino. O espaço conta com 10 mil metros quadrados divididos em 16 salas de aulas com mobiliário flexível, adaptáveis a diversos formatos e possibilitando diferentes cenários, além de um auditório para 190 pessoas e uma arena para 110. Convivência, lazer e descanso são outras possibilidades. O prédio conta com amplo espaço para refeições, incluindo mesas, cadeiras, bancada com pias e micro-ondas, mesas de jogos, piano e mobiliário próprio para estudo e relaxamento. Os ambientes promovem a exploração, a interatividade e o engajamento, fazendo da nova estrutura um espaço plural para integrar, viver e conviver em todos os sentidos.

Revisão de currículos dos cursos de graduação

Os desafios do mundo do trabalho que se renovam diariamente e novos nichos de atuação antes não imaginados requerem um profissional conectado e completo, munido de conhecimento e habilidades sociais. Nesse sentido, a PUCRS se mantém atenta às tendências, possiblidades e necessidades do mercado para preparar seus estudantes. Por isso, os currículos de todas as graduações da Universidade estão sendo revisados e atualizados.

Questões que abrangem internacionalização, interculturalidade, cidadania global, empreendedorismo, inovação e interdisciplinaridade vem sendo trabalhadas de forma a garantir o desenvolvimento curricular dessas características, além de uma base sólida de conhecimento. Dos mais de 50 cursos, 26 já tiveram seus currículos revisados e a previsão de conclusão de todos os cursos é até 2021.

Consolidação do Programa G-PG

Em 2019, foi consolidado o Programa de Integração da Graduação com a Pós (G-PG), que permite que os alunos da PUCRS façam cadeiras do stricto sensu antes de se formar, pelo mesmo valor do seu curso, podendo aproveitar os créditos quando ingressarem na Pós-Graduação. Para participar, é preciso ter completado 50% da Graduação.

Fazendo disciplinas do G-PG, o aluno da graduação pode se aproximar da pesquisa científica e da produção acadêmica, interagir com professores e pesquisadores de destaque nacional e internacional e ampliar conhecimentos e possibilidades profissionais.

Certificações de Estudos

Em 2019, foram lançadas cinco Certificações de Estudos, sendo três em Engenharias e duas em Computação. No total, são 27 opções aos alunos. A iniciativa tem como objetivo incentivar ainda mais a formação universitária dos estudantes, recurso que possibilita qualificar o currículo com conteúdos de diferentes áreas, entre Comunicação, Economia, Negócios, Engenharia, Contabilidade e Computação.

Disciplinas online

No segundo semestre de 2019, a PUCRS lançou um modelo de disciplinas na Graduação, na Escola de Humanidades, dentro dos cursos Filosofia e Bioética, Ética e Filosofia e Ética e Cidadania. Com a proposta de discutir Filosofia na atualidade e alinhadas ao modelo pedagógico do educar pela pesquisa, as disciplinas foram desenvolvidas para garantir uma formação sólida, com material interativo, acessibilidade, mediação e acompanhamento online, utilizando material didático adequado ao ambiente virtual. Para 2020, a intenção é ampliar o portfólio de disciplinas online, chegando a 20% da oferta na graduação.

Empreendedorismo e inovação

Foto: Camila Cunha

Foto: Camila Cunha

A Universidade promoveu as primeiras Maratonas de Inovação da PUCRS (MIPs), uma parceria entre o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear), o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e Escolas da Universidade. A iniciativa tem como objetivo incentivar que os alunos encontrem soluções para problemas reais a partir do raciocínio investigativo, da empatia e da interação com outros participantes.

Também neste ano foi lançado o Track StartUp, que promove uma transformação educacional e empreendedora. O objetivo é integrar ao currículo dos cursos uma experiência empreendedora que impacte em captação, retenção e desenvolvimento de talentos e apoie a geração de startups.

Credpuc e PUCRS PrInt – stricto sensu

No stricto sensu, uma novidade é o Programa de Crédito Educativo da PUCRS – Credpuc, que oferece um auxílio de 50% dos valores das parcelas educacionais, as quais serão reembolsadas após o término do curso, pelo mesmo período de utilização. Além disso, alguns programas passaram a oferecer a possibilidade de estudar no exterior via PUCRS Print, o programa institucional de internacionalização da Capes, que promove a mobilidade de alunos e professores da Universidade para o exterior e do exterior para o Brasil.

Novos cursos de pós-graduação

Neste ano, a PUCRS apresentou 18 novos de cursos de pós-graduação lato sensu, totalizando 46 opções de capacitação voltadas paras as áreas de Administração, Arquitetura, Comunicação, Direito, Educação, Educação Física, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Meio Ambiente, Nutrição, Psicologia, Tecnologias e Matemática.

Pós PUCRS Online

O Pós PUCRS Online alcançou matriculados em praticamente todo o País, nas modalidades online e presencial, e se consolida como oportunidade de qualificação para profissionais de qualquer lugar do Brasil e exterior. O modelo é destaque nos grandes centros urbanos, mesmo aqueles que possuem uma ampla gama de instituições de ensino superior, como é o estado de São Paulo, que concentra o maior número de inscritos (quase 28%). Em dezembro deste ano, foram lançados dez cursos, divididos entre os campos de gestão e negócios, educação, saúde, humanidades, comunicação e gastronomia.