Nota de falecimento Dr. Ricardo Trentin

Médico era formado na Escola de Medicina

31/12/2020 - 08h44

É com imenso pesar que a Escola de Medicina comunica o falecimento do Dr. Ricardo Trentin. O médico sofreu um mal súbito enquanto trabalhava no plantão da ala Covid-19 de uma UPA de Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Natural de Santa Catarina, ele residia em Farroupilha e trabalhava em Bento Gonçalves.

Ricardo Trentin era graduado pela Escola de Medicina da PUCRS e foi bolsista de iniciação científica do InsCer, orientado pelos professores Alexandre Franco e Augusto Buchweitz. Entre 2015 e 2017, atuou como membro diretor da Liga do Cérebro do InsCer.

Apaixonado pela pesquisa tanto quanto pela atuação clínica, ele recebeu, em 2017, o Prêmio Lundbeck de Incentivo à Pesquisa pelo trabalho Functional connectivity of the hippocampus and maintenance of memory in Superagers: preliminary results. Desenvolvido com pesquisadores do Instituto do Cérebro, o projeto estudou os Superidosos, pessoas que mantêm preservadas suas funções cognitivas e possuem capacidade de memória acima da média para a idade. A premiação foi promovida pelo laboratório dinamarquês Lundbeck, em reconhecimento aos quatro melhores trabalhos científicos submetidos ao World Congress on Brain, Behavior and Emotions (Brain Congress) 2017, onde o prêmio foi entregue.

O decano da Escola de Medicina, Prof. Dr. Leonardo Araujo Pinto lamenta profundamente a trágica perda e se solidariza com familiares e amigos de Ricardo Trentin.