Esclarecimentos sobre a vacinação de estudantes

14/05/2021 - 10h26

Caros/as estudantes, técnicos/as e professores/as,

Foto: Bruno Todeschini

Desde o começo da pandemia, a Universidade vem agindo com muita responsabilidade e cuidado com a sua comunidade, e em total conformidade com as normas legais. O mesmo ocorreu com o processo de imunização. Unimos esforços para conquistar a inclusão dos nossos estudantes entre os grupos prioritários, mas seguindo rigorosamente as determinações dos órgãos competentes.

É preciso que tenhamos consciência da conquista que alcançamos: em meio a uma pandemia de alta letalidade, viabilizamos a proteção para mais de 500 estudantes que se enquadravam nos critérios elencados no plano municipal de imunizações (cf. ofício nº 12/2021/21). Mas é preciso também que sigamos conscientes e respeitosos com as regras e diretrizes que envolvem esse processo.

O fato noticiado recentemente envolvendo uma minoria dos estudantes da Escola serve de alerta para a responsabilidade de cada um de nós. Conforme reiteramos desde o começo da pandemia, estamos vivendo uma crise sanitária global que exige que nos reconheçamos como coletividade, em que as atitudes de cada um/a impactam a vida de todos.

Esperamos que este tenha sido realmente um caso isolado, que segue em análise pelos setores competentes da Universidade. Aproveitamos para reiterar, mais uma vez, os critérios para vacinação de estudantes, na expectativa que situações como essa não voltem a ocorrer:

– Conforme ofício n° 12/2021/21 da Diretoria de Vigilância em Saúde podem se vacinar estudantes em estágio de campo em estabelecimentos de assistência à saúde humana por período superior a 10 (dez) horas semanais. Importante ressaltar que para este período a vacinação é restrita a quem está realizando práticas nesses espaços, ou seja, em hospitais, clínicas, serviços de atenção primária à saúde, ambulatórios, laboratórios, farmácias e consultórios que possuam Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e sejam em Porto Alegre.

A aplicação da primeira dose para estudantes da área da saúde teve início em 22/4/2021, sendo suspensa em 27/4/2021 devido ao esgotamento de estoque de vacinas nas farmácias credenciadas. A mesma foi retomada no dia 10/5 para aplicação de primeira dose. A segunda dose para este grupo ainda não foi disponibilizada, considerando o período entre doses estipulado pelo Plano Nacional de Imunizações.

Por fim, destacamos também o papel essencial que atuais e futuros profissionais da saúde têm na orientação à população, no seu entorno, na sua comunidade, sobretudo pelo exemplo, pelas suas próprias práticas e condutas. O processo árduo de formação de profissionais de saúde, que cada um de vocês optou em seguir, passa também pela dimensão ética e cidadã. É nessa formação integral que a PUCRS acredita e investe diariamente.

 

Fraterno abraço,

Comitê gestor da Escola de Medicina da PUCRS

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas