Mudança na gestão da Escola de Medicina

A partir do dia 27/05, assume como decano o professor Leonardo Pinto

26/05/2020 - 14h59

A Escola de Medicina da PUCRS passa a atuar com uma nova configuração na sua gestão a partir da próxima quarta-feira, 27 de maio. O Comitê Gestor da Escola será composto pelo Decano, pelo(a) Coordenador(a) Administrativo(a), pelo(a) Coordenador(a) de Curso e pelos Coordenadores de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Núcleos de Formação Específica, não tendo mais a posição de Decano Associado.

A partir desta data, assume como Decano da Escola o professor Leonardo Pinto. Ao atual Decano, professor Jefferson Braga da Silva e, à Decana Associada, professora Margareth Rodrigues Salerno, agradecemos pelo empenho e dedicação à gestão da Escola ao longo desses anos. Foi um período de importantes conquistas, como os excelentes indicadores no MEC e na Capes, além da presença em rankings nacionais e internacionais como um dos melhores cursos de Medicina da América Latina. Os docentes seguem atuando na Universidade, dedicando-se ao ensino e à pesquisa, além de outras atividades neste ano especial em que a Escola completa 50 anos.

Leonardo Pinto possui ampla trajetória como pesquisador, docente e médico, atuando prioritariamente na área de Pneumologia Pediátrica. Graduado em Medicina pela UFRGS, possui especialização em Pediatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em Epidemiologia Genética pela Universidade de Munique, na Alemanha. É mestre em Pneumologia Pediátrica pela PUCRS, doutor em Saúde da Criança pela Unicamp e realizou seu pós-doutorado no Centre for Research in Enviromental Epidemiology (Creal), Universidade Pompeo Fabra, Espanha. Atua na Universidade há 11 anos na graduação e na pós-graduação e, recentemente, esteve em formação pelo PUCRS-Print, no Royal Bromptom Hospital, considerado um dos principais centros médicos especializados em coração e pulmão no Reino Unido.

Ao assumir a liderança de um dos melhores cursos de Medicina do País, o professor Leonardo assume também o compromisso de continuar mantendo a excelência que tanto caracteriza a nossa Escola de Medicina e os indicadores importantes alcançados pela atual gestão junto aos nossos docentes, técnicos e estudantes.