PUCRS é destaque no Ranking Universidades Empreendedoras

Universidade é a primeira colocada na dimensão infraestrutura, que contempla os parques tecnológicos

27/11/2023 - 18h00

A PUCRS é destaque no Ranking Universidades Empreendedoras 2023 (RUE), iniciativa da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). A Universidade conquistou o 1º lugar no ranking geral entre as universidades privadas sem fins lucrativos no Brasil, sendo a 5ª entre as 108 instituições participantes; 1º lugar entre as universidades públicas e privadas na Região Sul do Brasil; o 1º lugar na dimensão infraestrutura; e o 2º lugar na dimensão internacionalização entre as universidades privadas sem fins lucrativos, sendo a 6ª colocada na classificação geral. 

“O reconhecimento neste ranking é uma validação do nosso compromisso em formar profissionais que buscam impacto social e econômico. Para nós, empreendedorismo vai além da criação de empresas, sendo uma educação para gerar benefícios e impacto para a sociedade. Trabalhamos incansavelmente para desenvolver cidadãos propositivos, capazes de transformar ideias em projetos reais. Este resultado reflete o esforço curricular e transversal em diversos projetos na PUCRS”, destaca Ana Cecília Bisso Nunes, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (IDEAR) e professora da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos).  

A Universidade possui um conjunto de estruturas e mecanismos dedicados à promoção e apoio ao processo de inovação e empreendedorismo. Com um ecossistema voltado para a formação de novos negócios e profissionais interdisciplinares, busca constantemente soluções que atendam às demandas da sociedade. 

Tecnopuc em destaque  

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), que completou 20 anos em 2023, foi destaque na dimensão infraestrutura. 

“Muito nos orgulha posicionar a nossa Universidade como a referência número um, enquanto estrutura de parque tecnológico, nacionalmente nesse ranking. Essa posição está muito enraizada em uma sistematização da experiência empreendedora do Tecnopuc no currículo dos nossos alunos de graduação e pós-graduação. A expressão disso é o Track Startups, que leva a vivência empreendedora para os nossos alunos desde o dia um dentro da PUCRS”, declara Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc.   

A Confederação Brasileira de Empresas (Brasil Júnior), instituição responsável pelo ranking, é uma organização sem fins lucrativos que representa estudantes inseridos em empresas juniores, chegou. Este ano, 34.646 jovens responderam à pesquisa de percepção que faz parte dos instrumentos de avaliação para a classificação das instituições.   

Outros reconhecimentos nacionais e internacionais   

No ano que completa 75 anos, a Universidade esteve presente em diversos rankings nacionais e internacionais de ensino. No Ranking Universitário da Folha (RUF), a PUCRS foi reconhecida como a melhor Universidade privada do Brasil. Além disso, foi considerada a segunda melhor Universidade privada do país pelo Ministério da Educação (MEC) e teve 11 cursos com nota máxima pelo Guia da Faculdade do Estadão. Nos rankings internacionais, a Universidade se destacou como melhor privada do Sul do país (Times Higher Education (THE) World University Rankings 2024); como uma das melhores universidades da América Latina (Times Higher Education (THE) Latin America 2023); melhor instituição privada de ensino superior da região Sul (QS World University Rankings 2024); se destacou internacionalmente no curso de Medicina, Filosofia, Ciência da Computação e Sistemas de Informação (QS World University Rankings by Subject 2023); e foi classificada como uma das melhores universidades privadas do mundo (Center For World University Rankings). 


Leia Mais Veja todas